TikTok se torna principal recurso da LaLiga para alcançar fãs mais jovens


Futebol ganha cada vez mais espaço entre as novas tendências da plataforma, e o sucesso das campanhas recentes da LaLiga - e de seus clubes - mostra que a febre desse esporte está crescendo no TikTok



"Um jogo da LaLiga não dura apenas 90 minutos", afirmou Alfredo Bermejo, diretor de estratégia digital da liga, resumindo de forma clara um princípio que está impulsionando o crescimento da competição hoje, especialmente entre o público mais jovem.

Atualmente, os conteúdos relativos aos clubes da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank - além de tudo o que os rodeia -, desde os treinos à forma como os jogadores se vestem, criam um fluxo constante de informação nas redes sociais e o destaque é vital. Para o público jovem emergente, Geração Z, o TikTok é a plataforma global preferida: "o TikTok cresceu exponencialmente, e suas tendências evoluem num ritmo vertiginoso", continuou Bermejo.

Em meio a esse aumento repentino, a LaLiga conseguiu conquistar uma presença notável. A competição alcançou 1,9 milhão de seguidores em um ano e meio de atividade, tendo criado campanhas que divertiram públicos globais e aumentaram a visibilidade do futebol na plataforma. "Criamos dois dos maiores e mais bem-sucedidos desafios da história da TikTok", explicou Bermejo. "Todas as semanas surgem novas tendências às quais prestamos atenção para nos mantermos parte ativa da comunidade."

Soraya Castellanos Hidalgo, gerente de parcerias do TikTok na Espanha, confirmou a receita de sucesso na plataforma. "Nossa missão é inspirar e oferecer à nossa comunidade um espaço de expressão criativa e uma experiência divertida e positiva, com uma enorme diversidade de conteúdos", disse. Por este motivo, os parceiros do TikTok, como a LaLiga, são convidados a "se adaptar ao formato e ao tom positivo e divertido da plataforma, abraçando a autenticidade e criatividade da comunidade".



Criando um impacto global

O público da LaLiga tornou-se verdadeiramente global nos últimos anos, o que é demonstrado - dentre outras coisas - pelo rápido aumento de sua presença no TikTok. Os dois clubes mais seguidos na plataforma são FC Barcelona e Real Madrid, enquanto os dados mostram que 25 milhões de pessoas participaram dos últimos desafios criados pela LaLiga. Entre elas estavam personalidades globais como a atriz Eva Longoria e a cantora Anastasia.

A demografia desse público é notavelmente jovem, com a maioria dos seguidores nascendo no final dos anos 90, enquadrando-se na geração Z. "Nossos seguidores são jovens de todo o mundo, pessoas que querem descobrir conteúdos que não encontrarão em nenhum outro lugar", explica Bermejo. "Tudo o que publicamos é pensado especialmente para este público, com o objetivo de entretê-lo e gerar engajamento. Queremos que saibam que seguir a LaLiga no TikTok é consumir conteúdo da melhor liga do mundo".

Em linha com as expectativas dos usuários do TikTok, o conteúdo da LaLiga faz uso intenso de música, desafios interativos e usa um tom informal e envolvente. "O TikTok nos permitiu chegar mais perto da Geração Z e, assim, entender os gostos e preferências que esses fãs têm hoje", continuou Bermejo. "Isso também nos ajuda a analisar como será o torcedor do futuro".



Adaptando-se ao novo formato de comunicação

Como Bermejo explicou, uma das chaves para engajar o público da Geração Z é entender que seu primeiro contato com o futebol "provavelmente não é uma partida de 90 minutos transmitida pela televisão, mas um vídeo com destaques e música no TikTok, ou com imagens de desafios de jogadores durante os treinamentos".

Por este motivo, o conteúdo da LaLiga na plataforma não gira apenas em torno de jogos. Em desafios recentes, postados com a hashtag #ViveLaLiga, a competição encorajou seus seguidores a replicar as celebrações de gols de diferentes jogadores, enquanto desafios virais eram criados que permitiam aos fãs marcar gols virtuais e competir com amigos.

A resposta a essas iniciativas foi explosiva. As últimas campanhas #ViveLaLiga, Bermejo revelou, geraram mais de 63 milhões de visualizações e foram tendências em 21 países. Além de elevar o perfil da competição entre este grupo demográfico importante, esses desafios - que contaram com a bola oficial da competição - também oferecem um valor agregado aos parceiros globais da LaLiga, como PUMA e Santander.

Embora o conteúdo da plataforma consista principalmente em vídeo vertical, com 15 segundos de duração, as implicações comerciais da plataforma TikTok podem ser transformadoras. "Mais do que tudo, é claro que a emoção em torno do futebol continua muito depois do apito final", concluiu Bermejo.



Não é só Futebol. É LaLiga.

#HayQueVivirla

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado