Cultura DESTAQUES DA SEMANA1º A 7 DE MARÇO










À Brasileira - Tubaína Bar

No episódio de segunda-feira (1º/3), a série À Brasileira visita o Tubaína Bar. Localizado em São Paulo, tem um ambiente charmoso em estilo retrô e quase 60% do cardápio apenas de pratos veganos, como a feijoada, que é destaque na edição. A atração vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura .


Elas - Ruth de Souza

Na segunda-feira (1/3), é exibido mais um episódio da série Elas, que desta vez retrata a grande dama da televisão, do teatro e do cinema brasileiro Ruth de Souza. Ruth rompeu a barreira do preconceito e abriu o caminho para que outros artistas negros pudessem mostrar sua arte. No programa, amigos e a própria atriz relembram e ajudam a contar essa grande trajetória pelo cinema brasileiro, como em 1951, quando estrelou o filme Sinhá Moça, um dos mais marcantes da dramaturgia brasileira. Apresentada por Luciana Vendramini, a série vai ao ar às 20h, na TV Cultura .

Roda Viva - Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Senado, é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (1º/3). A bancada de entrevistadores será formada por Edilene Lopes (repórter e colunista na Rádio Itatiaia e apresentadora do podcast Abrindo o Jogo), Bernardo Mello Franco (colunista do O Globo e da CBN), Bruno Boghossian (colunista da Folha de S.Paulo), José Alberto Bombig (editor da Coluna do Estadão) e Malu Delgado (colaboradora da Deutsche Welle Brasil). O programa conta ainda com a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Apresentado por Vera Magalhães, vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


#Provoca - Marisa Orth

Na terça-feira (2/3), estreia a nova temporada do #Provoca, que recebe a atriz, cantora, humorista e apresentadora Marisa Orth. No programa, a artista aborda assuntos como assédio, inseguranças com o corpo, BBB, poder da psicanálise em sua vida, entre outros. A entrevista inédita é comandada por Marcelo Tas e vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura .


Café Filosófico - Comportamento Sexual: O que ficou no passado?

Na terça-feira (2/3), o Café Filosófico vai ao ar em novo horário na TV Cultura, às 23h. O episódio aborda as mudanças na percepção da sexualidade ao longo do tempo, como a liberdade maior para falar sobre sexo nos dias de hoje. Ao mesmo tempo, temas como sexualidade feminina e diversidade sexual ainda despertam polêmicas, e é numa conversa descontraída que a psiquiatra Carmita Abdo fala sobre o assunto.


TeleMed - Embolização com micropartículas - Uma alternativa mais segura à cirurgia

No seriado TeleMed de quarta-feira (3/3), o público conhece mais sobre a embolização com micropartículas, procedimento que é usado para o tratamento de miomas e anulam a necessidade da retirada completa do útero de mulheres que têm as neoplasias uterinas. A técnica também é utilizada para o tratamento de tumores benignos na próstata. A edição vai ao ar às 19h30, na TV Cultura.


Revista do Esporte

Revista do Esporte, na quarta-feira (3/3), tem como principais temas a segunda rodada do Campeonato Paulista e a Liga dos Campeões da Europa, passeando também por outros campeonatos estaduais pelo Brasil. O público confere, ainda, o noticiário dos principais clubes paulistas e notícias de outros esportes. Apresentado por Vladir Lemos e comentado por Arnaldo RibeiroCelso Unzelte e Roberto Rivellino, o jornalístico é exibido ao vivo, a partir das 20h30, na TV Cultura.


MINIDocs - Nicolas Krassik

MINIDocs de quarta-feira (3/3) investiga onde nasce a música de Nicolas Krassik, violinista francês radicado no Brasil desde 2001. Na edição, ele conta um pouco da música desde o nordeste de Paris até o nordeste brasileiro. O programa inédito é exibido a partir das 23h, na TV Cultura .


+ Amor - Amor o que é amor?

Na quinta-feira (4/3)estreia na TV Cultura a série + Amor, que no primeiro episódio tenta entender questões como o que é o amor, o que leva uma pessoa a se apaixonar, que qualidades devemos buscar em um parceiro romântico, os critérios de encantamento, a atração física e seus perigos, além da crise do casamento. O episódio inédito vai ao ar às 19h30, na TV Cultura .


Opinião - Vazamento de dados: O que fazer?

Opinião de quinta-feira (4/3) discute o que permite que os vazamentos de dados ocorram e quais as consequências e riscos dessa exposição para as pessoas. O programa tem como base dois grandes vazamentos que ocorreram recentemente e expuseram informações de milhões de brasileiros: dados pessoais como CPF, RG, salários, imposto de renda, números de celulares, endereços e até fotografias. Na edição, a advogada e Doutora em Direito pela USP Nathalie Fragoso e o professor de Segurança e Auditoria da ESPM Osmany Arruda. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar a partir das 20h30, na TV Cultura .


Linhas Cruzadas - Políticas Identitárias

No Linhas Cruzadas de quinta-feira (4/3)Luiz Felipe Pondé e Thais Oyama discutem sobre políticas identitárias, também conhecidas como pautas identitárias ou ativismo identitário, que nada mais é do que a demanda de minorias por igualdade de tratamento. A discussão teve início com o movimento gay e com o feminismo, e se ampliou de tal forma que hoje toma a forma de uma briga entre as minorias e os chamados "privilegiados". No ar às 22h, na TV Cultura.


Brasil Jazz Sinfônica - Especial - 75 anos da libertação dos prisioneiros de Auschwitz

Na quinta-feira (4/3), a TV Cultura reapresenta o concerto da Brasil Jazz Sinfônica que presta homenagem aos 75 anos de libertação dos prisioneiros de Auschwitz, rememorado em 27 de janeiro de 2020. Sob a batuta de Francesco Loroto, com participações especiais do maestro João Carlos Martins, do barítono Angelo de Leonardis, da soprano Anna Marian Stella Pansini e do tenor Nicola Sette, a Jazz segue partituras compostas nos campos de concentração poloneses durante a Segunda Guerra Mundial e recuperadas pelo pianista e compositor italiano Francesco Loroto. Realizado no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o concerto vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.


Terra Brasil - Mata Seca

No episódio de Terra Brasil de sexta-feira (5/3), o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt vão até o Parque Estadual da Mata Seca, localizado na faixa transicional entre os biomas cerrado e caatinga. O episódio inédito vai ao ar às 20h30, na TV Cultura .


Cinematógrafo - Cinema Marginal

Cinematógrafo de sexta-feira (5/3) relembra o Cinema Marginal, movimento cinematográfico brasileiro do final dos anos 60 que se identificava como contracultura, utilizando-se da chamada estética do lixo. O projeto abrigou nomes como Rogério Sganzerla, Ozualdo Candeias e Júlio Bressane. A atração é exibida a partir de 00h30, na TV Cultura.



NBB - Fortaleza x Corinthians

No sábado (6/3), a TV Cultura exibe mais um duelo ao vivo do Novo Basquete Brasil. O 9º colocado, Fortaleza, recebe o Corinthians, em 10º lugar, ainda sonhando com uma classificação para os playoffs. A transmissão da TV Cultura tem início às 16h, com narração de Gil Arruda e comentários de Cadum.


Cultura Livre - Mestre Anderson Miguel

Do estúdio do Cultura LivreRoberta Martinelli conversa remotamente com Mestre Anderson Miguel, jovem compositor que já é mestre de maracatu e de ciranda. O público também confere a Canção do Isolamento de Saulo Duarde e, no Clássico da Semana, tem um disco da divina Elizeth Cardoso. O programa é exibido no sábado (6/3), a partir das 18h, na TV Cultura .


Doc. Mundo - Os Guardiões do Tesouro do Egito Antigo

No sábado (6/3), vai ao ar na faixa Doc. Mundo, a partir das 22h, o documentário Os Guardiões do Tesouro do Egito Antigo. O Egito é o lar de muitos famosos tesouros arqueológicos do planeta. Em um passado recente, o país sofreu uma tumultuosa revolução e o número de turistas despencou. O programa acompanha uma série de indivíduos determinados a colocar o Egito de volta ao topo, ao descobrir mais da sua história, manter suas tradições seguras e convidar turistas a visitarem o país novamente.



Sr. Brasil - Claudia Cunha, Júlio Carvalho e Zé Renato

No domingo (7/3), o Sr. Brasil recebe a cantora Claudia Cunha e os cantores Júlio Carvalho e Zé Renato. Claudia apresenta sozinha a canção Quando Eu Era Sem Ninguém e, acompanhada de Zé Renato, interpreta Pra Você Gostar De Mim. Júlio, por sua vez, canta Auto Retrato e Pé de Ipê. Com apresentação de Rolando Boldrin, a atração vai ao ar às 9h, na TV Cultura.


Café Filosófico - Máscaras de pano e de caráter

Café Filosófico de domingo (7/3) reflete acerca da fama e das máscaras num mundo em que teme o anonimato. Nas lives em redes sociais, quem são as pessoas que falam? Quem é o público em forma de corações nas telas? Deste cenário emergem personagens e temas adequados para garantir likes ou evitar o cancelamento. O programa que debate estas questões e outras relacionadas ao mundo dos influencers vai ao ar inédito às 19h, na TV Cultura .


Persona - Martinho da Vila

No domingo (7/3), o Persona homenageia o cantor, compositor e escritor brasileiro Martinho da Vila. Apesar de conhecido internacionalmente como sambista, Martinho é um compositor eclético que já colaborou com a cultura brasileira por meio de diversos estilos e ritmos, como frevo, capoeira, bossa nova, calango, entre outros. A entrevista inédita é comandada por Atilio Bari e Chris Maksud, e vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura .


Como Ela Faz?

Como parte da programação da Semana do Dia da Mulher, no domingo (7/3), a TV Cultura exibe o documentário Como Ela Faz?. A produção acompanha um dia na vida de mulheres que lidam, cotidianamente, com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Sejam elas astrônomas, jogadoras profissionais de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, diaristas empreendedoras ou executivas, os desafios são constantes. Cristiane RozeiraDjamila RibeiroTabata Amaral, Duília Melo, Kristina Palmaka, Nina Silva, Maitê Schneider, Adriana Barbosa, Carla Dias, Gina Vieira, Jéssica Dias, Cida Silva, Kamila Rocha e Gabriela Lima são as mulheres que estão no longa que vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado