Canal Brasil presta homenagem a Paulo José e exibe mostra com 10 filmes que marcaram sua carreira

 

 

 

É impossível falar da história do cinema brasileiro sem mencionar Paulo José. Estrela de mais de 50 produções -- além de vasta carreira na televisão -- e amplamente premiado nos principais festivais nacionais dedicados à sétima arte, o ator completaria 85 anos no dia 20/03. Para celebrar a vida e obra dessa figura icônica das telonas, o Canal Brasil preparou uma homenagem com 10 filmes -- sendo 8 longas e 2 curtas-metragens -- que marcaram sua biografia. Entre domingo, dia 20/03, e sábado, dia 26/03, sempre às 18h, vão ao ar filmes como: "Ilha das Flores" (1989), premiado curta de Jorge Furtado, narrado por ele; "O Palhaço" (2011), de Selton Mello; o clássico "Todas as Mulheres do Mundo" (1967), de Domingos Oliveira; e o documentário "Todos os Paulos do Mundo" (2018), de Gustavo Ribeiro, Rodrigo De Oliveira, sobre ele. Confira a programação completa abaixo:

 

MOSTRA "PAULO JOSÉ -- 85 ANOS"
ESTREIA: domingo, dia 20/03, às 18h
HORÁRIO: de domingo a sábado, às 18h
 

ILHA DAS FLORES (1989) (13')
HORÁRIO: domingo, dia 20/03, às 18h.
DIREÇÃO: Jorge Furtado
ELENCO: Julia Barth, Paulo Jose, Cica Reckziegel, Douglas Trainini
SINOPSE: Ficção e realidade esmiúçam, de maneira ácida, a sociedade de consumo. A partir de um tomate, o filme revela o drama dos moradores de Ilha das Flores, que procuram alimento no lixo.
 

O PALHAÇO (2011) (88')
HORÁRIO: domingo, dia 20/03, às 18h10.
DIREÇÃO: Selton Mello
ELENCO: Selton Mello; Paulo José, Teuda Bara, Tonico Pereira, Álamo Facó
SINOPSE: Benjamim forma dupla com seu pai no Circo Esperança, como os palhaços Pangaré e Puro Sangue. Em meio a uma crise de identidade, Benjamim acredita que perdeu a graça e parte para uma aventura. Será que ele vai conseguir abandonar mesmo o picadeiro e toda sua história?
 

O TEU SORRISO (2008) (19')
HORÁRIO: segunda, dia 21/03, às 18h.
DIREÇÃO: Pedro Freire
ELENCO: Paulo José, Juliana Carneiro Da Cunha
SINOPSE: Um casal de idosos comemora um mês de namoro vivendo uma paixão quase adolescente. A cada momento - seja transando, se divertindo ou conversando -, os dois têm a certeza de que nunca é tarde para amar.
 

TODAS AS MULHERES DO MUNDO (1967) (90')
HORÁRIO: segunda, dia 21/03, às 18h15.
DIREÇÃO: Domingos Oliveira
ELENCO: Paulo José, Leila Diniz, Flávio Migliaccio, Joana Fomm, Isabel Ribeiro, Marieta Severo, Ivan De Albuquerque, Irma Alvarez, Fauzi Arap
SINOPSE: O romance com a professora Maria Alice não sai da cabeça do bon vivant inveterado Paulo. Depois de conquistá-la, o namoro passa por períodos de turbulências, confidenciadas ao amigo Edu.
 

TODOS OS PAULOS DO MUNDO (2018) (91')
HORÁRIO: terça, dia 22/03, às 18h
DIREÇÃO: Gustavo Ribeiro e Rodrigo De Oliveira
SINOPSE: O registro lança um olhar profundo e íntimo sobre Paulo José, construindo-se a partir das imagens de filmes, programas televisivos e espetáculos teatrais, além de contar com depoimentos do ator.
 

MACUNAÍMA (1969) (104')
HORÁRIO: quarta, dia 23/03, às 18h
DIREÇÃO: Joaquim Pedro De Andrade
ELENCO: Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Rodolfo Arena, Joana Fomm
SINOPSE: Nascido na Amazônia, um menino negro cresce habituado a malandragens. Certo dia, sai em busca de uma medalha e chega a SP, onde, já adulto e branco, mostra ser um herói preguiçoso e sem caráter.
 

POLICARPO QUARESMA -- HERÓI DO BRASIL (1998)
HORÁRIO: quinta, dia 24/03, às 18h.
DIREÇÃO: Paulo Thiago
ELENCO: Paulo José, Giulia Gam, Ilya São Paulo, Antonio Calloni, Bete Coelho, Othon Bastos, Cláudio Mamberti, Fernando Eiras, Luciana Braga, Tonico Pereira, Nelson Dantas
SINOPSE: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.
 

BENJAMIM (2003) (106')
HORÁRIO: sexta, dia 25/03, às 18h.
DIREÇÃO: Monique Gardenberg
ELENCO: Paulo José, Cleo Pires, Danton Mello, Chico Diaz, Guilherme Leme, Rodolfo Botino, Ernesto Piccolo, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Ivone Hoffman, Dadá Maia, Micaela Góes, Ana Kutner, Miguel Lunardi
SINOPSE: Ex-modelo fotográfico, Benjamim era bastante assediado pelas garotas na juventude. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de grande semelhança com sua antiga e frustrada paixão, ele passa a procurá-la obsessivamente.
 

SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007) (112')
HORÁRIO: sábado, dia 26/03, às 18h.
DIREÇÃO: Jorge Furtado

ELENCO: Fernanda Torres, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Janaina Kremer, Tonico Pereira, Paulo José.
SINOPSE: Moradores de uma pequena vila se mobilizam para pleitear a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Para conseguir o capital necessário, eles precisam fazer um filme de ficção sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado