Segunda edição do Festival Musimagem chega ao CCBB Belo Horizonte


 Música composta para audiovisual ganha programação exclusiva com concertos, workshops, palestras, debates e grupos de trabalho entre os dias 22 e 25 de setembro.

Popularmente conhecida como trilha sonora, a música composta para o audiovisual está presente desde os primórdios da sétima arte, quando apareceu o pianista do cinema mudo. Muitas vezes é ela quem define o sucesso ou não de um filme, sendo responsável tantas vezes por manter o suspense em determinadas cenas ou trazer emoção em um momento de tensão. A música e a imagem são companheiras de longa data, mas os compositores brasileiros que realizam esse trabalho quase sempre têm pouquíssima visibilidade. Suas obras às vezes são até cantaroladas ou assoviadas nas ruas. Mas quem são esses compositores? Como essas obras foram criadas? Quem são esses profissionais especializados na composição da Música Original para as obras audiovisuais? A segunda edição do Festival Musimagem, primeiro festival dedicado exclusivamente à música para imagem, realizado entre os dias 22 a 25 de setembro, no CCBB Belo Horizonte, pretende fomentar essas e outras questões acerca do mercado de composição no Brasil e no mundo.

O evento contará com concertos, workshops, palestras, debates e grupos de trabalho. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições para os grupos de trabalho e workshops podem ser realizadas através do site festival.musimagembrasil.com, já os concertos, palestras e debates é necessário retirar senha de acesso com uma hora de antecedência.

O Festival Musimagem é idealizado e produzido pela Musimagem BrasilAssociação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisuale tem curadoria do seu presidente, o pianista Marcos Souza, e do compositor Tim Rescala. Devido ao sucesso da última edição, realizada em 2016, este ano o festival ganhou mais um dia de programação, totalizando quatro dias de atividades que contarão com convidados da capital mineira, cariocas, paulistas e do destaque internacional, Bruno Coulais, um dos compositores mais inovadores do cinema francês e vencedor do 37th Annie Awards na categoria "Música em Produção de Recursos" pelo filme Coraline e o Mundo Secreto.O evento é aberto ao público profissional e entusiasta, já que música para cinema, TV, comerciais, videogames, habita o imaginário popular.

"Mais uma vez retornamos ao CCBB Belo Horizonte com o Festival Musimagem. Estamos muito entusiasmados com esta segunda edição e certos que ainda há muito que se discutir sobre o cenário da música composta para o audiovisual no Brasil e no mundo. A nossa intenção é trazer cada vez mais para perto do público de maneira geral o universo da música para imagem, ampliando a visibilidade dos músicos que atuam nesta área e quem sabe até incentivando novas pessoas a mergulharem no tema", diz o presidente da Musimagem Brasil e curador do festival, Marcos Souza.

Cada dia da programação contará com uma diferente temática, como Música & Imagem Internacional; Inovação e Tecnologia na Música & Imagem; e Música & Imagem Nacional. O evento traz ainda concertos, com destaque para a apresentação de Bruno Coulais na abertura do festival e a Orquestra Ouro Preto, que interpretará trilhas internacionais e nacionais, além da apresentação de compositores sócios da Musimagem Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado