O SOM DE MANAUS CHEGA NA ESQUINA MAIS FAMOSA DE SÃO PAULO SÃO JOAO X IPIRANGA
|
Márcia Novo é dotada de uma voz especial. Uma voz forte e dramática. Um talento para a ousadia e uma atitude perante a vida de artista que mostra denodo, coisa rara entre seus pares. Ela é das poucas que levanta seus olhos acima do horizonte, e a prova é este seu novo CD cujo título suscita várias interpretações. E não somente o título, mas a linha melódica, as opções musicais na fronteira de vários ritmos e tradições. "O Novo som do Beiradão" evoca um retorno aos sons de um lugar e uma época. Música de Beiradão é uma terminologia recente para classificar as criações musicais dos músicos e compositores espontâneos que primeiro entraram em contato com a comunicação de massas através das ondas do Rádio. Espalhados por esse mundão de água e barranco, animadores de festas, eles reinventaram o que lhes chegava pelas ondas curtas das gloriosas emissoras como a Voz da Baricéia, Rádio Baré, Radio Difusora do Amazonas e Rádio Rio Mar. Os instrumentos eram originais, muitas vezes fabricados pelos próprio músicos, mas não faltavam o banjo, o acordeom e as rústicas rabecas tocadas com arcos e algum metal, quando a banda era mais sofisticada e mais próxima da capital.
Pois foi nesse mundo extinto que Márcia Novo foi buscar seu som. Não se trata de arqueologia ou reconstrução em busca de pureza original, o som que Márcia oferece é outro, afinado com os tempos atuais, ecléticos, permissivos até mesmo na mistura de ritmos, arranjos e resultados, tudo bem sintetizado neste CD.
Márcia Novo que tem a seu favor, além da voz sempre exata, da perfeita respiração que resulta em divisões singulares, é uma cantora de talhe perfeito para a cena. Por isso, aos que irão se deliciar com este CD, recomendo que não perca um concerto ao vivo, para que a performance seja completa. |
Comentários