SESI-SP LANÇA EDITAL DE PROJETOS CULTURAIS 2017


As inscrições para Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música começam dia 1º de setembro. Os projetos selecionados irão compor a programação das unidades do SESI-SP em todo Estado. Neste ano, também serão admitidos trabalhos para a Galeria de Arte do SESI-SP e para o FIESP/SESI Domingo na Paulista

 

Editais 2017

   São Paulo, agosto de 2016  O SESI-SP abre seu Edital de Chamamento de Projetos Culturais a partir de 1º de setembro, às 0h, exclusivamente pela internet (www.sesisp.org.br/cultura/editais.html). Serão admitidas propostas de artistas de todo Brasil ou do exterior. Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2017 das unidades do SESI-SP na Grande São Paulo, no litoral e no interior do Estado, além de espaços alternativos conveniados.

   Pela primeira vez, neste ano, serão avaliados projetos para exibição na Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, localizado Avenida Paulista. Espetáculos de Música e Artes Cênicas também poderão compor a agenda do programa FIESP/SESI – Domingo na Paulista.  Ainda no Centro Cultural, serão recebidas as propostas voltadas especialmente para a Galeria de Arte Digital SESI-SP, maior plataforma de arte digital da América Latina, instalada na fachada do prédio das instituições.

   Outra novidade desse ano é a criação da modalidade "Literatura Viva na Indústria". Para esta categoria serão selecionados projetos que promovam a interação entre a literatura e o universo do trabalho, com temas voltados à inovação, à criatividade, à liderança, ao empreendedorismo, à qualidade de vida no trabalho, entre outros temas.

   Projetos que já tenham sido contemplados por patrocínio ou recursos captados por meio de Lei de Incentivo à Cultura ou outras premiações também terão espaço a partir de agora.

   As inscrições para as categorias de Música, Artes Cênicas e Literatura terminam no dia 30 de setembro, às 23h59. Já a data final para envio dos projetos de Artes Visuais é 28 de outubro, também às 23h59.

   O objetivo do SESI-SP é identificar projetos artísticos para públicos de todas as idades, com o intuito de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas para a formação e a valorização do indivíduo e sua comunidade.

   Para mais informações sobre os editais, consulte o site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

SOBRE AS ÁREAS
Artes Cênicas
A área de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta em seu programa "Viagem Teatral" rico panorama da produção cênica brasileira, oferecendo aos públicos infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto os mais variados gêneros e modalidades de espetáculos: dança, dança-teatro, teatro-físico, teatro de formas animadas, circo, performances etc. O programa é divido em três modalidades:
 - Montagens Não Inéditas: possibilita a circulação de trabalhos e espetáculos já montados e de reconhecida qualidade;
 - Montagens Inéditas: fomenta a produção e difusão de novos projetos, tanto de companhias e artistas renomados, como emergentes; possibilita a montagem e a circulação de espetáculos inéditos;
 - 
Montagens Internacionais: promove o intercâmbio entre culturas e possibilita a realização de projetos de companhias e artistas de outros países.

Música
O projeto SESI-SP Música inclui duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Entre os diversos gêneros contemplados estão blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music. Serão captados projetos nas seguintes modalidades:
 - 
Série Popular: apresenta vários gêneros da música, que representem a diversidade da cultura mundial e brasileira em sua vertente popular, com exceção das formações eruditas/ clássicas;
 - 
Série Erudita: compõe vasto universo da música erudita, abrangendo compositores nacionais e internacionais, nas mais diversas formações musicais, com grupos nacionais;
 - 
Série Internacional: apresenta a circulação de músicos de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre culturas, nas vertentes da música popular e erudita, além das formações musicais com artistas/grupos internacionais.

Literatura
A programação literária, pautada pelo programa SESI Literatura Viva, tem como foco promover a leitura por meio de atividades lúdicas, como a narração de histórias, oficinas literárias e outras ações educativas relacionadas à literatura. Os projetos apresentados para essa linguagem seguem as seguintes modalidades:
 - 
Encontro Literário com Escritor – Ação arte-educação: encontros interativos entre escritores e o público, com o objetivo de apresentar a vida, a obra e o processo da criação literária;Encontro Literário com Ilustrador/Cartunista – Ação arte-educação: encontros interativos entre ilustradores, cartunistas e o público, com o objetivo de apresentar a relação entre vida, obra, instrumentos técnicos e o processo da criação literária;
 - 
Encontro Literário com Escritor/Ilustrador – Na Indústria (Literatura Viva na Indústria): promove a interação com os diversos protagonistas da literatura nacional e funcionários da indústria paulista e beneficiários, por meio de ciclo de atividades orientadas para fomentar a prática da leitura;
 - 
Narração de Histórias Literárias – Ação arte-educação: sessões lúdicas para incentivar o interesse pela literatura e estimular a imaginação por meio de narrativas;
 - 
Oficina Literária: atividades práticas, lúdicas e teóricas que trabalhem possibilidades de experimentação e vivência da produção escrita.

Artes Visuais
O SESI-SP apoia as produções em Artes Visuais, como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades:
 - 
Espaço Galeria SESI-SP: mostras itinerantes de diferentes técnicas e formatos, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica;
 - 
Ocupação Artística no SESI-SP: espaços (muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros) se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências produzidas com diversas técnicas e materiais;
 - 
Galeria de Arte Digital SESI-SP: visa incentivar a produção de obras digitais e potencializar a interação entre artistas e público com a cidade de São Paulo, e o protagonismo no processo de criação.
 - 
Galeria de Arte SESI-SP: o espaço oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para o Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, com obras originais, embasamento curatorial e expografia específica.

Serviço:
Edital de Chamamento 2017 - Seleção de Projetos Culturais
Inscrições: a partir de 1º de setembro / www.sesisp.org.br/cultura/editais.html
Resultados: 28 de novembro de 2016
Mais informações: editaiscultura@sesisp.org.br

Cronograma:

Inscrições Online

Música, Artes Cênicas e Literatura

Artes Visuais

Divulgação dos resultados

A partir de 1º de setembro, às 0h

até 30 de setembro, às 23h59

até 28 de outubro, às 23h59

28 de novembro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado