CULTURA E MÚSICA SE ENCONTRAM EM PRODUÇÃO LOCAL INÉDITA: “LE TOUR DU MONDE”


 
 

Casal brasileiro viaja ao redor do mundo para registrar experiências mediadas pela musicalidade

Fotos para download no link: https://goo.gl/UjngkM

 
 
Lucas Mayer e Iris Fuzaro são um casal jovem e apaixonado - ele é produtor musical, ela é videomaker. Quando se conheceram, os dois criaram um projeto que uniria as paixões de ambos: viajar pelo mundo, produzir um álbum com músicas compostas por eles, inspiradas nas diferentes cidades por onde passaram, e registrar as surpresas do trajeto em vídeos de curta duração postados na pagina do casal, no formato websérie como diário de viagem.
 
O resultado desse projeto – que ganhou contornos de jornada cultural – o TLC apresenta em LE TOUR DU MONDE, série de seis episódios de meia hora com inclusão de novos materiais produzidos especialmente para o canal, que estreia na sexta-feira, 31 de março, às 23h. A cada semana, a série registra a passagem de Lucas e Iris por um país: Holanda, Alemanha, Tailândia, Japão, Grécia e Indonésia estão no roteiro.
 
Durante as andanças do casal, a música revela-se um importante elemento de identidade cultural. Personagens reais que vivem de/para a música, muitos deles encontrados por acaso, levam Iris e Lucas a uma viagem paralela às rotas do mapa, explorando as sonoridades locais, os instrumentos aperfeiçoados ao longo de gerações, as tradições e dinâmicas sociais de cada região.
 
LE TOUR DU MONDE capta a efervescência musical de cada localidade através dos olhares e perspectivas sensíveis de Iris e Lucas. Notas, acordes e melodias se misturam, expressam peculiaridades e trazem consigo personagens emblemáticos como músicos, artistas de rua, comerciantes de instrumentos, luthiers e apreciadores que cruzam o caminho do casal e dão os seus depoimentos às câmeras.
 
Íris e Lucas andam com um gravador de áudio sensível, captando os sons das ruas em áudio binaural, dando a sensação de que o ouvinte está presente no momento da gravação. Ao final de cada episódio, uma banda ou músico convidado grava a faixa que encerra a missão naquele país – são composições originais que resultam das experiências e aprendizados de cada etapa da jornada.
 
No primeiro episódio, os dois vão para Amsterdã. Depois de algumas decepções e problemas de adaptação ao fuso horário, o casal encontra um saxofonista tocando em um barco atracado em um dos famosos canais que cortam a cidade: é Lior Horst, o primeiro achado.
 
Depois, em uma loja de instrumentos antigos onde as visitas têm horário marcado, o casal conhece Soren Venema, o dono do estabelecimento. Ranzinza à primeira vista, Soren logo descobre a paixão de Lucas pela música e o trio se entrega a uma conversa animada sobre a comunicação universal através do som.
 
Por fim, a banda local The Pheronomes grava a faixa holandesa do álbum, AUTOUR DU MONDE, com a presença marcante de um violão tenor da década de 1920 comprado na loja de Soren, e do sax de Lior.
 
Na semana seguinte, em Berlim, Iris e Lucas vão ao karaokê do Mauerpak – uma festa semanal que empresta plateia de centenas de pessoas a músicos profissionais e amadores. Lá, eles conhecem a cantora Alice Phoebe Lou que, depois de alguns desencontros, gravará o som do projeto e das Friedel, que faz a base em beatbox.
 
LE TOUR DU MONDE é produzida pela Latina Estúdio e Auditiva Films. A exibição da série pelo TLC tem patrocínio da Samsung.

SOBRE O CASAL

Lucas Mayer é gaúcho, mas mora em São Paulo há mais de 15 anos. Começou a carreira de músico e produtor musical em Porto Alegre. Mayer já foi sócio de Júlia Petit na Menina Produtora e lecionou Produção de Som na ESPM. Atualmente, é dono do DaHouse Studio e do selo DaFne Music. Além de se manter como inspirador do blog InspirAd do Reclame do Multishow, Mayer também realizou a composição de trilhas sonoras de três longas-metragens e oito curtas-metragens nos últimos quatro anos. O curta "Dá Licença de Contar", trilhado por ele e dirigido por Pedro Serrano, venceu o 43º Festival de Gramado como Melhor Curta Metragem escolhido pela crítica e levou o Prêmio Canal Brasil de Curtas. Pela DaFne Music lançou no fim do ano passado o disco "Se Assoprar Posso Acender de Novo: Inéditas de Adoniran Barbosa", onde gravou e produziu faixas com interpretes como Ney Matogrosso, Criolo, Fernanda Takai, Kiko Zambianchi, entre outros. Esse ano mal começou e ele já produziu o novo disco solo de Marcelo Gross, guitarrista da banda gaúcha Cachorro Grande, o novo EP da banda paulistana Versos Que Compomos Na Estrada, entre outros artistas que estão despontando por aí. Em sua mais nova empreitada, compôs e produziu a música tema da apresentação do Brasil no SXSW 2017. A canção conta com a participação de Anna Tréa (guitarrista do Emicida) nos vocais e foi feita para ser apresentada em um Domo com áudio 5.1, junto à uma série de vídeos em 360 graus produzidos pelos UNITED VJs, com curadoria de Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

Iris Fuzaro é formada em Publicidade e Propaganda, trabalhou em diversas agências de publicidade como Borghi Lowe e Africa, e fez parte da plataforma de entretenimento e vídeos de música, Vevo, desenvolvendo projetos especiais com artistas locais e marcas. Mas, foi no universo do cinema que se encontrou, estudando documentário, produção e direção de fotografia na Academia Internacional de Cinema (AIC) e Escola São Paulo. Largou a Publicidade para realizar o projeto Le Tour Du Monde, em que ela e seu namorado, o produtor musical Lucas Mayer, viajaram o mundo compondo músicas em cada cidade que passaram, além de documentar cada passo dessa viagem em uma websérie. Atualmente, escreve sobre viagem no Petiscos, da Julia Petit, e é produtora na Latina Estúdio e na Auditiva Films, onde produziu o DVD "Se Assoprar Posso acender de novo - Inéditas de Adoniran Barbosa nas vozes de grandes artistas".

 
LE TOUR DU MONDE
 
 
Estreia: sexta-feira, 31 de março, às 23h.
Classificação indicativa: 10 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado