Um dos podcasts mais ouvidos da América Latina, ‘O Assunto’ completa 2 anos

GLOBOPLAY


Apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, programa vira ferramenta de ensino nas escolas

Precursor no portfólio de podcasts de jornalismo da Globo, 'O Assunto' completa nesta quinta, dia 26, dois anos e é um dos podcasts mais ouvidos da América Latina, acumulando mais de 60 milhões de downloads. Apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, o projeto não para de atravessar fronteiras e atingir marcos: atualmente é um dos podcasts mais  
ouvido da América Latina, alcançando inclusive públicos mais jovens e sendo levado para as salas de aula como ferramenta de ensino. "O formato enxuto e claro do podcast ajuda a explicar isso", avalia Lo Prete. "Mas há outra razão: o programa é útil, seja para a escola, para o vestibular ou para a conversa do dia a dia. Muitos professores, aliás, têm adotado o podcast como ferramenta de ensino. Fazia tempo que nós, jornalistas, procurávamos um jeito de retomar a conversa com essa faixa etária. É uma alegria participar dessa redescoberta".  
 
Com uma carreira de mais de 30 anos no jornalismo, Renata Lo Prete produz e grava o podcast de casa, em contraponto à sua rotina de gravações na TV. "Essa jornada um tanto solitária, distante fisicamente da equipe e por isso diferente da rotina na TV, põe muitas armadilhas no caminho. É preciso redobrar a atenção para evitar o ensimesmamento e o apego demasiado às próprias ideias. Algumas pessoas até me cobram ser mais sanguínea, pessoal. Mas meu objetivo é sempre inquirir em busca de esclarecimento, de informações valiosas e de ângulos novos. Fico contente em saber que o podcast virou referência e consolidou a liderança no segmento justamente sem abrir mão da sobriedade e do compromisso com a notícia", celebra Lo Prete.  
 
Com mais de 500 episódios já publicados, Renata diz que o processo de produção tende a ser mais prazeroso que o próprio resultado final das conversas e gravações. "É difícil escolher o episódio mais marcante. Talvez porque o que mais mexe comigo são as conversas. Acredito demais na importância de escutar, antes de falar qualquer coisa. Nestes dois anos, ouvi tantas boas histórias, tantas informações, tantos bons argumentos que fica difícil pinçar episódio favorito", confessa. Entretanto, em 2021 um em especial a marcou: o caso da atleta Simone Biles, que desistiu de disputar algumas provas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No episódio 505, Renata debate com o repórter Marcos Uchôa e com a psicanalista Vera Iaconelli a importância do cuidado da saúde mental.  
 
Recordes de audiência 
Publicado diariamente pelas manhãs no Globoplay, G1 e nas principais plataformas de áudio, 'O Assunto' é o grande destaque da categoria podcast no G1. Está entre os mais escutados nos rankings do Spotify e da Apple. Desde o seu lançamento, em 26 de agosto de 2019, acumula mais de 60 milhões de downloads. O episódio recordista é "O impacto do auxílio emergencial na pobreza", publicado em junho de 2020, que soma mais de 465 mil downloads, um marco no mercado de podcasts do Brasil. Em 'O Assunto', Renata Lo Prete contextualiza, explica e traz um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto