1º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO LEVA MAIS DE 50 CONCERTOS A TRÊS PALCOS DA CIDADE
Conhecido por sua tradicional edição de Inverno, evento ganha uma agenda inédita no Verão, de 22 de janeiro a 13 de fevereiro, com apresentações no Auditório Claudio Santoro, Palácio Boa Vista e Parque Capivari -- todos os 22 concertos no Auditório serão transmitidos ao vivo no YouTube do Festival e no #CulturaEmCasa;
Mônica Salmaso será a curadora do eixo de Música Popular Instrumental, enquanto Clarice Assad fica responsável pelo eixo de Música Erudita Contemporânea;
Módulo Pedagógico oferecerá 70 bolsas de estudo integrais para os cursos de Big Band, Ensemble Popular e Ensemble Contemporâneo, nas modalidades de Instrumento, Canto Popular e Composição.
São Paulo Chamber Soloists no Auditório Claudio Santoro, no 51º Festival de Inverno, em 2021 (Foto: Bruna Brandão)
O Festival de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, passa, a partir de 2022, a acontecer também no Verão — além de manter a tradicional edição de Inverno em julho — e em um novo formato. Ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, o 1º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.
Os concertos acontecerão em três palcos: no recém-criado Parque Capivari (onde ocorrem a abertura e o encerramento do Festival, todos gratuitos), no Palácio Boa Vista e no tradicional Auditório Claudio Santoro, localizado no belo Museu Felícia Leirner. Depois do sucesso das transmissões ao vivo inauguradas no 51º Festival de Inverno, em julho de 2021, a edição de Verão seguirá com os concertos exibidos no YouTube do evento e também na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Serão ao todo 22 apresentações que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelos canais digitais.
O 1º Festival de Verão de tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, curadoria artística de Mônica Salmaso (Música Popular Instrumental) e Clarice Assad (Música Erudita Contemporânea), e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D'Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea).
Com este novo formato, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento -- tanto no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, quanto a seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência no Festival de Inverno (que em 2022 chegará à sua 52º edição). Veja aqui como foi a coletiva virtual de apresentação do 1º Festival de Verão de Campos do Jordão.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
O eixo de Música Popular Instrumental tem curadoria da cantora paulistana Mônica Salmaso, reconhecida como uma das grandes intérpretes da MPB. Nomes como Paula Lima (que abre o evento ao lado da SP Big Band, dia 22/01), João Bosco, Sujeito a Guincho, Mestrinho, Guinga, João Camarero, Cristóvão Bastos, Thiago Amud, Dori Caymmi e André Mehmari (com participação da própria Mônica Salmaso) estão entre as apresentações programadas para o Auditório Claudio Santoro e o Parque Capivari.
"Ser convidada para fazer esta curadoria foi para mim uma surpresa, um desafio e um prazer. Em parceria com o Daniel D'Alcantara [Coordenador Pedagógico de Música Popular Instrumental], que é uma pessoa incrível e muito competente, decidi propor um formato diferente, de formação de repertório mais do que de aulas de instrumentos. Ou seja, serão formados dois grupos, uma Big Band e um Ensemble, que trabalharão arranjos de compositores diferentes; com isso, fazemos uma prática de conjunto guiada junto aos professores, que estarão presentes em cada semana. É um formato de vivência, coletivo, que é o que estamos precisando depois de todo esse isolamento que atravessamos. Então é um prazer e um frio na barriga, mas, sobretudo, uma alegria", conta Mônica.
A cantora, compositora e instrumentista carioca Clarice Assad (radicada em Chicago), um dos grandes expoentes da música de concerto de hoje, é a responsável pelo eixo de Música Erudita Contemporânea do Festival. Entre as atrações escaladas por ela estão a cantora indiana Varijashree Venugopal; o norte-americano Derek Bermel (compositor convidado desta edição) com o Trio Arquè; os conjuntos Percorso Ensemble, Desvio, Martelo e São Paulo Chamber Soloists; o violonista Fabio Zanon; e Arrigo Barnabé, que apresenta um show comemorativo de seus 70 anos de idade; além de inúmeras obras de compositoras contemporâneas, como Reena Esmail, Rebecca Saunders e Sally Beamish.
"É uma honra participar do Festival como curadora, além de atuar como performer e professora. Nosso objetivo este ano é promover uma conversa entre diversas áreas da música instrumental, popular e clássica contemporânea, com foco em inclusão e diversidade, e mostrar como o nosso campo das artes é vibrante e rico. Além de obras de compositores influentes e consagrados, como os homenageados Xenakis [100 anos de nascimento] e Arrigo Barnabé, contamos com peças de compositoras de sucesso do mundo da música atual, como a inglesa Anna Clyne, a portuguesa Andréia Pinto-Correia e a americana-peruana Gabriela Lena-Frank. Também incluímos obras do norte-americano Derek Bermel — nosso compositor convidado —, do venezuelano Reinaldo Moya e dos brasileiros Felipe Lara e Marcos Balter. Como a música contemporânea não se reduz à tradição clássica europeia, traremos também a indiana Varijashree Venugopal, que viralizou na internet cantando em scat [técnica de canto típica do jazz] Giant Steps, de John Coltrane, e também música brasileira [João Bosco, entre outros]. Varijashree é expert em música clássica indiana e será convidada especial da SP Big Band, incorporando efetivamente a ponte entre o popular e o erudito", revela Clarice.
A SP Big Band e o Percorso Ensemble serão os grupos residentes desta 1ª edição do Festival, com atuação distribuída entre concertos, aulas e masterclasses.
Todas as apresentações seguirão respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e saúde, bem como as restrições em vigor na cidade.
PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA
No Módulo Pedagógico, o 1º Festival de Verão receberá ao todo 70 alunos de 16 a 30 anos, divididos em três modalidades: Instrumento, Canto Popular e Composição. Serão oferecidas também seis masterclasses na cidade de Campos do Jordão, onde os bolsistas irão se hospedar e estudar. As aulas para os estudantes selecionados serão divididas entre os cursos de Big Band, Ensemble Popular e Ensemble Contemporâneo. O músico e professor Daniel D'Alcantara é o responsável pela Coordenação Pedagógica de Música Popular Instrumental, e Ricardo Bologna (Timpanista Solista da Osesp e regente) fica a cargo da Coordenação Pedagógica de Música Erudita Contemporânea.
Dentre os professores desta edição, destacam-se, no eixo Erudito Contemporâneo: integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- Osesp, como Peter Pas (viola), Pedro Gadelha (contrabaixo), Rubén Zúñiga (percussão) e Liuba Klevtsova (harpa); o violonista Fabio Zanon; e o pianista Horácio Gouveia, entre outros. No eixo dedicado às Big Bands e ao Ensemble Popular, teremos nomes como Nelson Ayres (regência), Nailor Proveta (clarinete/saxofone), Tatiana Parra (canto), Paulo Malheiros (trombone), Toninho Carrasqueira (flauta) e Vanessa Moreno (canto), só para citar alguns.
SOBRE O FESTIVAL DE VERÃO E INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA, e combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado.
Ao longo de suas 50 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.
REALIZAÇÃO
O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D'Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea).
Esta edição conta com o patrocínio da Baden Baden, Instituto Cultural Vale e Sabesp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Promoção: Folha de S.Paulo. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
AMIGOS DO FESTIVAL
Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Estes estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.
| PROGRAMAÇÃO - 1º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO |
| PARQUE CAPIVARI |
22 JAN (SÁB), 17H00
ABERTURA | SP Big Band e Paula Lima
23 JAN (DOM), 11H00
Nelson Ayres Big Band
23 JAN (DOM), 15H00
SP Big Band e Spok
29 JAN (SÁB), 11H00
Desvio
29 JAN (SÁB), 19H00
SP Big Band e João Bosco
30 JAN (DOM), 11H00
Princípios do Choro
30 JAN (DOM), 15H00
Sujeito a Guincho
05 FEV (SÁB), 11H00
Percorso Ensemble -- Projeto Choros
05 FEV (SÁB), 19H00
SP Big Band e Varijashree Venugopal
06 FEV (DOM), 11H00
Lulinha Alencar e Mestrinho -- Homenagem a Dominguinhos
06 FEV (DOM), 15H00
Jorginho Neto Collective -- Bro
12 FEV (SÁB), 11H00
Clarice Assad e São Paulo Chamber Soloists
12 FEV (SÁB), 15H00
SP Big Band
12 FEV (SÁB), 19H00
Brasil Jazz Sinfônica
13 FEV (DOM), 11H00
Maogani -- Quarteto de Violões
13 FEV (DOM), 15H00
ENCERRAMENTO | Big Band do Festival
| AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO |
22 JAN (SÁB), 21H00
Guinga e Quarteto Carlos Gomes
23 JAN (DOM), 17H00
João Camarero (violão) e Cristóvão Bastos (piano)
24 JAN (SEG), 20H00
Paulo Álvares e Percorso Ensemble
25 JAN (TER), 20H00
Professores do Festival
26 JAN (QUA), 20H00
Professores do Festival
27 JAN (QUI), 20H00
Professores do Festival
28 JAN (SEX), 20H00
João Bosco e Trio
29 JAN (SÁB), 21H00
Mário Laginha e Maria João
30 JAN (DOM), 17H00
Thiago Amud
31 JAN (SEG), 20H00
Professores e Bolsistas
01 FEV (TER), 20H00
Professores e Bolsistas
02 FEV (QUA), 20H00
Professores e Bolsistas
03 FEV (QUI), 20H00
Derek Bermel (USA) e Trio Arquè
04 FEV (SEX), 20H00
Dori Caymmi e Trio
05 FEV (SÁB), 21H00
Arrigo Barnabé -- Arrigo 70
06 FEV (DOM), 17H00
Fabio Zanon
07 FEV (SEG), 20H00
Professores e Bolsistas
08 FEV (TER), 20H00
Percorso Ensemble
09 FEV (QUA), 20H00
Ensemble Contemporâneo do Festival -- Ricardo Bologna, Martelo e Arrigo Barnabé
10 FEV (QUI), 20H00
Ensemble Popular do Festival
11 FEV (SEX), 20H00
Teco Cardoso Quarteto
12 FEV (SÁB), 21H00
André Mehmari (piano) e Mônica Salmaso (voz)
| PALÁCIO BOA VISTA |
28 JAN (SEX), 22H00
Professores e Bolsistas
29 JAN (SÁB), 11H00
Professores e Bolsistas
29 JAN (SÁB), 16H00
Professores e Bolsistas
29 JAN (SÁB), 23H00
Professores e Bolsistas
30 JAN (DOM), 11H00
Professores e Bolsistas
30 JAN (DOM), 16H00
Professores e Bolsistas
04 FEV (SEX), 22H00
Professores e Bolsistas
05 FEV (SÁB), 11H00
Professores e Bolsistas
05 FEV (SÁB), 16H00
Professores e Bolsistas
05 FEV (SÁB), 23H00
Professores e Bolsistas
06 FEV (DOM), 11H00
Professores e Bolsistas
06 FEV (DOM), 16H00
Professores e Bolsistas
11 FEV (SEX), 22H00
Professores e Bolsistas
12 FEV (SÁB), 11H00
Professores e Bolsistas
12 FEV (SÁB), 16H00
Professores e Bolsistas
12 FEV (SÁB), 23H00
Professores e Bolsistas
| SERVIÇO |
1º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO
Data: 22 de janeiro a 13 de fevereiro
Locais:
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO -- Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito (de segunda a quarta); entre R$ 50,00 e R$ 100,00 (de quinta a domingo).
Venda de ingressos no dia de cada apresentação, 3h antes do início. Retirada de ingressos gratuitos neste site a partir de 10 dias antes de cada apresentação ou no dia do evento, na bilheteria do Auditório — consultar horário de funcionamento no site. Limitada a 4 ingressos por pessoa e à capacidade do local.
PARQUE CAPIVARI -- R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3663-6463. 700 lugares. Gratuito.
Retirada de ingressos neste site a partir de 10 dias antes de cada apresentação ou no dia do evento, na bilheteria da Praça Capivari — consultar horário de funcionamento no site. Limitada a 4 ingressos por pessoa e à capacidade do local.
PALÁCIO BOA VISTA -- R. Adhemar de Barros, 3.001, Vila Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662.1122. 300 lugares. R$ 100,00.
Venda de ingressos no dia de cada apresentação, 3h antes do início.
Comentários