“De olhos abertos" será exibido nos cinemas em Porto Alegre em janeiro de 2022

 

Premiado pelo Júri Popular em Bagé (XII Festival Internacional de Cinema da Fronteira), longa documentário de temática social dirigido por Charlotte Dafol – sobre o Boca de Rua    terá sessões especiais na Capital gaúcha

 

 

O filme "De olhos abertos", de Charlotte Dafol, recebeu na noite deste domingo (19 de dezembro), em Bagé (RS), o Troféu do Júri Popular na 12ª edição do XII Festival de Cinema da Fronteira. O documentário de temática social foi selecionado para a Mostra de Longas-Metragens do evento.


Dirigido pela também fotógrafa, escritora e musicista Charlotte Dafol, o longa mostra as dificuldades dos moradores de rua que produzem e vendem seu próprio jornal, o Boca de Rua, em Porto Alegre. Circulando há 18 anos, o informativo, além de fonte de renda, é uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade. Com duração de 112 minutos, o documentário foi produzido pela Agência Livre no ano de 2020.


A estreia do título ao grande público ocorre em janeiro de 2022. No dia 15 de janeiro, haverá sessão noturna ao ar livre no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. No sábado seguinte, dia 22, a exibição será na Cinemateca Capitólio, também à noite. Nas duas ocasiões, haverá bate-papo dos representantes da equipe do filme e do jornal Boca de Rua com os presentes na sequência das projeções nos locais.


         A Casa de Cultura Mario Quintana também deverá sediar uma sessão do documentário no fim do mês, além da participação da obra no Fórum Social das Resistências. Ainda serão realizadas outras exibições itinerantes fora de salas de cinema na Capital e Região Metropolitana, como forma de contemplar demais plateias.

 

Reconhecimento em eventos

 

A participação no evento em Bagé foi a primeira da obra em um evento presencial. A diretora pegou a estrada para apresentar o longa e destacou a programação bem diversa e engajada: "O Prêmio do Júri Popular representa muito o filme. Independentemente disso, os jurados também vieram me falar que tinham gostado. Fiquei feliz com esse retorno duplo. E a própria sessão no domingo teve um bate-papo bem legal depois, senti mesmo que o público tinha se entusiasmado".

Em novembro de 2021, o longa foi selecionado para o evento nacional online IV Mostra Sesc de Cinema. Para o Panorama Brasil, somente um título de cada estado, independente de gênero, é escolhido. De olhos abertos representou o Rio Grande do Sul e foi o filme mais assistido da mostra. A partir daí, começou a maior visibilidade da produção, conforme a cineasta Charlotte.

 

 

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO DE OLHOS ABERTOS EM PORTO ALEGRE

Duas grandes sessões com horário confirmado até o momento:


- Dia 15/01 (sábado), à noite: no jardim do Museu Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582 - Cidade Baixa), ao ar livre

 

Dia 22/01 (sábado), à noite: na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085)

As duas sessões serão seguidas de debates com representantes da equipe do filme e do Boca de Rua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

GloboNews promove Festival #ConverseComOutrasIdeias