Canal Brasil exibe neste sábado, 20, a cerimônia de premiação do 50º Festival de Gramado

 

 

Foto: Divulgação/Agência Pressphoto -- Crédito: Diego Vara
 

Canal Brasil exibe na noite do próximo sábado, dia 20, a grande festa de encerramento do 50º Festival de Gramado, a partir das 20h45. Com apresentação de Simone Zuccolotto e comentários de Luiz Zanin, a cobertura conta ainda com os repórteres Maria Clara Senra e Roger Lerina trazendo as principais notícias direto do tapete vermelho. Antes da transmissão, às 20h20, o canal ainda vai exibir uma edição especial do programa "Cinejornal", com entrevistas, curiosidades e as últimas novidades sobre o evento.

 

Este ano, mais uma vez, o Canal Brasil firmou a sua parceria com o Festival de Gramado. Em sua edição histórica de 50 anos, o evento está sendo realizado no formato presencial, mas contou também com parte de sua programação exibida com exclusividade pelo Canal Brasil. Entre os dias 12 e 16 de agosto, foi ao ar uma mostra inédita de documentários brasileiros em competição: "Ademã -- A Vida e as Notas de Ibrahim Sued", uma coprodução Globo Filmes, Canal Brasil e Beaucastel Filmes, dirigida por Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle, "Um Par para Chamar de Meu", de Kelly Cristina Spinelli, "Elton Medeiros - O Sol Nascerá", de Pedro Murad, "O Destino está na Origem", de Pedro de Castro Guimarães, e "Eu Nativo", de Ulisses Rocha.
 

CANAL BRASIL E FESTIVAL DE GRAMADO JUNTOS HÁ 24 ANOS

 

Canal Brasil estará presente em Gramado pelo 24º ano consecutivo. A parceria começou antes mesmo do lançamento oficial do canal, que entrou no ar em setembro de 1998. Em agosto daquele ano, na 26ª edição da mostra, foi criado o Prêmio Aquisição Canal Brasil, que selecionou e premiou os cinco melhores curtas-metragens exibidos no festival. Além de estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores com R$2 mil, os escolhidos tinham seus filmes exibidos na grade do Canal Brasil. Desde então, o agora denominado Prêmio Canal Brasil de Curtas, acontece anualmente no festival. Na ocasião, um júri, convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema, escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$15 mil. O filme vencedor continua ganhando um espaço na grade do canal posteriormente.

 

Ao longo desses 24 anos de parceria, o relacionamento entre o Festival de Gramado e o Canal Brasil se amplia a cada ano. Desde 1999, o canal faz a cobertura do evento com matérias especiais exibidas no programa jornalístico "Cinejornal". Em 2004, a cerimônia de premiação começou a ser transmitida ao vivo e, desde então, é possível acompanhar em tempo real o tapete vermelho e os vencedores do troféu Kikito.

 

Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de o Festival de Gramado acontecer presencialmente no Palácio dos Festivais, o Canal Brasil tornou-se a "casa" da mostra nos anos de 2020 e 2021. Nos dois últimos anos, curtas brasileiros, longas-metragens brasileiros e estrangeiros, além de longas gaúchos em competição foram exibidos apenas na televisão, pelo Canal Brasil, que levou a programação de Gramado à casa de cinéfilos de todo o país. O sucesso foi tão grande que, mesmo com a volta ao formato presencial, a organização do evento mantém em 2022 uma das mais importantes mostras na tela do Canal Brasil.

 

"Essa parceria tão longeva entre o Canal Brasil e o Festival de Cinema de Gramado é motivo de orgulho para nós que temos nossas trajetórias misturadas desde o princípio do canal. Começamos essa história com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, depois com a cobertura jornalística e transmissão ao vivo das cerimônias de encerramento e, nos dois últimos anos, esses laços se estreitaram ainda mais quando unimos forças para o Festival continuar vivo apesar da pandemia. Gramado aconteceu nas telas do Canal Brasil e agora, na celebração da 50ª edição do festival, tivemos a honra de receber uma mostra inédita na nossa programação. Que essa relação continue firme em prol do mesmo objetivo: divulgar o cinema brasileiro e levá-lo para um número cada vez maior de pessoas!", afirma André Saddy, Diretor do Canal Brasil.

 

Canal Brasil - Encerramento do 50º Festival de Gramado

 

20h20 - Programa Cinejornal - Especial 50º Festival de Gramado

20h45 - Transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento do 50º Festival de Gramado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado