Futura comemora 25 anos e debate temas marcantes em sua história


Com apresentação do músico Tony Bellotto, nova temporada do "Entrevista" estreia dia 5 de setembro com convidados como Leticia Sabatella, Djamila Ribeiro, Sandra Annenberg e Conceição Evaristo 

 

Temporada vai abordar temas que fazem parte da agenda da educação, como inovação, diversidade e antirracismo 

 
 

A nova temporada do programa "Entrevista" vai celebrar os 25 anos do Canal Futura, que se completam em setembro, com a participação de apresentadores, educadores, jovens e colaboradores que enriqueceram esta história. A apresentação da temporada é do músico Tony Bellotto, que também marcou época no Futura apresentando o programa "Afinando a Língua". A estreia será no dia 5 de setembro, às 20h45.

 

A temporada vai levantar temas que estão no DNA do Canal Futura, como diversidade, educação antirracista, juventudes, inovação, cidadania e ciência. Tony Bellotto conversa com convidados como a atriz Leticia Sabatella, que relembra inovações pedagógicas em conteúdos educativos; a escritora Djamila Ribeiro, que destaca a influência do Futura na sua formação e a urgência de avanços na agenda da diversidade no país; e a jornalista Sandra Annenberg, que esteve à frente do "Como Será?" e fala da importância de um jornalismo comprometido com as pessoas e com os fatos.

 

Ao longo da temporada, o apresentador também recebe personalidades como a escritora Conceição Evaristo, que fala sobre o incentivo à leitura e à escrita, e o especialista em inovação Ronaldo Lemos, apresentador do "Expresso Futuro", que conversa sobre as novas tecnologias que estão mudando nosso modo de viver e produzir. O público também vai reencontrar a atriz e cantora Priscilla Campos, que marcou a infância do público com a personagem "Teca na TV", no início dos anos 2000.

 

O jornalista Cristiano Reckziegel, coordenador de jornalismo do Canal Futura, também é entrevistado, contando como é produzir jornalismo educativo, mas não perde a oportunidade de entrevistar o apresentador Tony Bellotto. "Ao longo das gravações, ouvimos histórias incríveis compartilhadas pelos convidados sobre esses 25 anos. Quando deixei a posição de diretor do Entrevista, para entrar no estúdio como entrevistado do Tony, não tive como deixar o meu lado jornalista de fora! Acabei aproveitando para perguntar tudo sobre a experiência dele como apresentador dessa temporada e dos bastidores do "Afinando a Língua". O resultado ficou incrível!"
 

Comemoração até o fim do ano
O Entrevista faz parte das iniciativas de comemorações dos 25 anos do Futura, que se completam dia 22 de setembro. Experiência pioneira de comunicação para transformação social, o Canal Futura celebra sua trajetória de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. Até o fim do ano, sua contribuição para os temas mais urgentes do cenário da educação e das juventudes no país vai ser contada através de programação especial, eventos, debates, entrevistas e minidocumentários, entre outras iniciativas.

 

Criado em 1997 pela Fundação Roberto Marinho, o Futura é resultado de uma parceria estratégica única no país, que reúne organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente.
 

Leticia Sabatella com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação
Alexandre Henderson com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação
Sandra Annenberg com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação
O youtuber e ativista Spartakus Santiago com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação

 

A escritora Conceição Evaristo com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação
A atriz Priscilla Campos, que foi a Teca na TV, com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação
A jornalista Sara Pavani, do Profissão Repórter, fez curso no Futura. Na foto, com Tony Bellotto no Entrevista 25 anos. Foto Divulgação

 

ENTREVISTA ESPECIAL FUTURA 25 ANOS 

Com apresentação do músico Tony Bellotto, a nova temporada vai celebrar os 25 anos do Canal Futura, com a participação de apresentadores, educadores, jovens e colaboradores que enriqueceram as mensagens do Canal ao longo de sua história. No episódio de estreia, Tony apresenta os convidados da temporada.

 

Estreia: 5 de setembro, às 20h45

Exibição: De segunda a sexta-feira, às 20h45

 

Temporada completa 

Especial Futura 25 Anos - Tony Bellotto apresenta a temporada especial do Entrevista 25 Anos Futura, com a participação de alguns dos convidados que marcaram a história do canal.

 

Programação Infantil - Tony Bellotto conversa com a atriz e cantora Priscilla Campos, que deu vida à personagem "Teca na TV", no início dos anos 2000.

 

Saberes - A atriz Leticia Sabatella relembra as inovações pedagógicas apresentadas no programa "Nota 10" e os aprendizados do "Tecendo o Saber".


Diversidade audiovisual -- O criador de conteúdo e apresentador de TV Spartakus Santiago destaca a diversidade representada nas telas e nas produções do programa Cineclube Futura.

 

Educação para todo o Brasil - Primeira gerente de Educação e colaboradora ativa na criação do Futura, Vilma Guimarães conta como o Telecurso foi e é um projeto que impacta milhões de brasileiros.

 

Jornalismo e cidadania - À frente do "Como Será?", Sandra Annenberg fala da importância de um jornalismo comprometido com as pessoas e com os fatos.

 

Saúde e sexualidade - Ex-apresentador do programa "Ao Ponto", o médico Jairo Bouer defende a continuidade da educação sexual das juventudes.

 

CO. LIGA - Mobilizadora e parceira do Futura, Andrelissa Ruiz explica como novos talentos da periferia de São Paulo estão encontrando um caminho na economia criativa.

 

Documentários brasileiros - Diretor do documentário premiado "De Volta", Rafael Figueiredo fala do fomento à produção audiovisual e a parceria com o Futura.


 

Formação das juventudes - Atual integrante da equipe de jornalistas do "Profissão Repórter", Sara Pavani passou pelas oficinas de audiovisual promovidas pelo projeto "Geração Futura".


 

Ciência e consciência - Ex-comentarista do Globo Ciência, Marcelo Gleiser reforça a necessidade de mais investimentos na divulgação do conhecimento científico no Brasil.


 

Educação sexual e autoproteção - Criador da série premiada "Que Corpo é Esse", Jonas Brandão conversa sobre o desafio de produzir conteúdo voltado para a autoproteção de crianças e adolescentes.


 

Educação nas redes - O professor Tcharly Briglia integrou a equipe de educadores que produziu mais de 1.500 videoaulas gratuitas para o Youtube do Futura, publicadas durante a pandemia.


 

Sonhando o futuro - A educadora a Anna Penido relembra as contribuições do programa Destino Educação, uma parceria do Futura com o SESI Nacional, que apresenta boas práticas pedagógicas pelo mundo.


 

Educomunicação - De Manaus (AM), a professora Rosana Palmeira conta como a participação nas oficinas de audiovisual do "Geração Futura Educadores" impactou as práticas em sala de aula.


 

Educação antirracista - Umas das vozes mais importantes da luta contra o racismo na atualidade, Djamila Ribeiro destaca a influência do Futura na sua formação e a urgência de avançarmos na agenda da diversidade no país.


 

Trajetórias ancestrais - O repórter Alexandre Henderson lembra da trajetória que percorreu no Futura e o esforço em divulgar a história e os costumes das nações africanas.


 

Diz Aí - Participante do projeto "Diz Aí", a fotógrafa baiana Fanny Oliveira fala da experiência em produzir as próprias narrativas na periferia de Salvador (BA).


 

Histórias da história - Diretor do programa "Show da História", Tom Gitahy fala do desafio de resgatar a história do país.


 

Presente para o Futuro - Apresentador do Expresso Futuro, Ronaldo Lemos conversa sobre as novas tecnologias que estão mudando nosso modo de viver e produzir.


 

Literatura e vida - A escritora Conceição Evaristo fala sobre o incentivo à leitura e à escrita. Ela já foi uma das homenageadas na Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa organizada pelo Itaú Social com apoio do Futura.


 

Educação e literatura - Ex-apresentadora do programa "Umas Palavras", Bia Corrêa do Lago relembra entrevistas com importantes escritores brasileiros e estrangeiros. Um verdadeiro tesouro do Arquivo Futura!


 

Jornalismo de educação - O jornalista Cristiano Reckziegel conta como é produzir jornalismo educativo e não perde a oportunidade de entrevistar o apresentador Tony Bellotto também.


 

A história por trás da história - Primeira gerente de Educação e colaboradora ativa na criação do Canal, Vilma Guimarães explica como Paulo Freire inspirou o projeto Futura.


 

Despertamos Futuros - De olho nos próximos 25 anos, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, fala das motivações e planos para o mais importante canal de educação do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado