Canal Brasil exibe programação especial em homenagem a Nelson Rodrigues



 


 

 

Nelson Rodrigues, um dos dramaturgos mais influentes do país, completaria 110 anos no dia 23 de agosto. Como forma de homenagem, o Canal Brasil vai exibir, a partir de terça, 23, até domingo, 28, sempre à 0h, uma seleção dos principais filmes de sua autoria. Escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista, ele ganhou notoriedade por seus textos que traziam uma linguagem simples, crítica de costumes e com temas polêmicos para a época. Serão seis longas na mostra: "Bonitinha, Mas Ordinária" (1964), "A Serpente" (1992), "O Beijo no Asfalto" (2018), "Boca de Ouro" (2020), "Os Sete Gatinhos" (1980) e "A Dama do Lotação" (1978).

 

O clássico "Bonitinha, Mas Ordinária" abre a programação especial na terça, 23. No dia seguinte, dia 24, é a vez de "A Serpente", estrelado por Ary Fontoura e Zezé Motta. O remake do clássico "O Beijo no Asfalto", protagonizado por Lázaro Ramos e dirigido por Murilo Benício, vai ao ar na quinta, 25. "Boca de Ouro", sob direção de Daniel Filho, vai ao ar na sexta, 26. No sábado, 27, é a vez de "Os Sete Gatinhos". E, por fim, "A Dama da Lotação", com Sônia Braga como protagonista, encerra a programação no domingo, 28.

 

Canal Brasil - Mostra Nelson Rodrigues

Datas: terça, 23/08; quarta, 24/08; quinta, 25/08; sexta, 26/08; sábado 27/08 e domingo 28/08

Horário: 0h

 

"Bonitinha, Mas Ordinária" (1964) (101')

Horário: Terça, 23/08, 0h

Classificação: 18 anos

Direção: Jece Valadão e Nelson Rodrigues

Sinopse: Com a intenção de casar sua filha caçula Maria Cecília (Lia Rossi), a qual foi estuprada por três negros desconhecidos em um lugar ermo, o milionário Heitor Wernek (Ambrósio Fregolente) pede ao genro Peixoto (André Villon) para procurar dentre seus funcionários um rapaz para assumir tal compromisso. O escolhido é Edgar (Jece Valadão), funcionário há onze anos na companhia. Num primeiro encontro, Heitor humilha Edgar por enxergar nele um golpista. Edgar, ofendido, resolve abandonar o emprego, mas volta atrás por se sentir atraído por Maria Cecília. O problema é que enquanto Edgar luta para provar que não se vendeu, o seu interesse pela bela vizinha Rita (Odete Lara) irá trazer novas percepções e revelações.

 

"A Serpente" (1992) (80')

Horário: Quarta, 24/08, 0h

Direção: Alberto Magno

Sinopse: Casamento de Paulo e Guida, Décio e Lígia. Além do padre, o pai das noivas é a única pessoa que assiste à cerimônia. Os dois casais passam a lua-de-mel no apartamento, presente do pai das noivas. Passam a viver ali... Apenas uma parede separando as intimidades dos dois casais. Lua-de-mel. Paulo e Guida se amando. Sensualidade. Do outro lado da parede...

 

"O Beijo No Asfalto" (2018) (98')

Horário: Quinta, 25/08, 0h

Classificação: 12 Anos

Direção: Murilo Benício

Sinopse: Baseado na peça homônima escrita por Nelson Rodrigues. Ao presenciar um atropelamento, Arandir, um bancário recém-casado, tenta socorrer a vítima, mas o homem, quase morto, só tem tempo de realizar um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro Aprígio e fotografado por Amado Ribeiro, um repórter policial sensacionalista.

 

"Boca de Ouro" (2020) (93')

Horário: Sexta, 26/08, 0h

Classificação: 12 anos

Direção: Daniel Filho

Sinopse: Refilmagem do clássico de 1962 dirigido por Nelson Pereira dos Santos, baseado em peça homônima de Nelson Rodrigues. O filme narra a história do bicheiro Boca de Ouro, nascido em uma gafieira e abandonado pela mãe numa pia de banheiro. A história da vida dele passa a ser investigada pelo repórter Caveirinha, que decide entrevistar a ex-amante de Boca de Ouro, Guigui, que conta três versões diferentes da vida do marginal.

 

"Os 7 Gatinhos" (1980) (109')

Horário: Sábado, 27/08, 0h

Direção: Neville de Almeida

Sinopse: Noronha é um funcionário público que vive com sua esposa, Gorda, e suas três filhas mais velhas. Sua filha mais nova, a virginal Silene, é expulsa do internato em que estudava, acusada de ter matado uma gata prenhe. O episódio acaba por revelar os mais sórdidos segredos da família.

 

"A Dama da Lotação" (1978) (90')

Horário: Domingo, 28/08, 0h

Classificação: 18 Anos

Direção: Neville de Almeida

Sinopse: Carlos (Nuno Leal Maia) e Solange (Sônia Braga) se amam desde jovens e, após um casto namoro, se casaram. Na noite de núpcias, Solange se recusa a fazer amor com ele. Primeiro ele implora, então em um acesso de raiva a estupra. Solange afirma que o adora, mas nos meses que se seguiram ao casamento ela não pode ser tocada por Carlos. Para provar a si mesma que não é frígida, começa uma rotina diária de seduzir homens em coletivos, homens que ela nunca viu nem verá novamente e nem mesmo sabe seus nomes. Além disto, ela tem relações com o melhor amigo de Carlos e até mesmo com seu sogro (Jorge Dória). Carlos entende que ela é infiel e, armado, confronta Solange. Enquanto isso, ela busca ajuda psiquiátrica, pois não sente nenhum remorso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado