‘GloboNews Especial’ mostra que expertise brasileira é fundamental para a Marinha da Namíbia

 

Esta é a última reportagem da 'Expedição Namíbia', série especial produzida pela equipe da GloboNews no país africano

 

No 'GloboNews Especial' deste domingo, dia 31, o público toma conhecimento do acordo de cooperação militar entre Brasil e Namíbia. A parceria inédita e pouco conhecida inclui desde a formação de oficiais e praças militares em escolas brasileiras até a doação e venda de navios e tem como objetivo garantir a segurança no Atlântico Sul e enfrentar novas ameaças como a pirataria, o terrorismo e o tráfico de drogas na região

 

Independente da África do Sul desde 1990, a Namíbia tem 1.500 quilômetros de litoral, mas sua Marinha foi criada há apenas 10 anos, com treinamento e expertise brasileiros, já que a formação dos fuzileiros namibianos é baseada nos mesmos princípios usados pelos militares brasileiros. Como consequência dessa relação, muitos oficiais namibianos falam português e outros fazem cursos em instituições de ensino da Marinha. A repórter Leila Sterenberg mostra os cursos brasileiros feitos pelos africanos e explica a importância estratégica desse acordo, que já rendeu outros dois semelhantes, com Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

 

Pela primeira vez no continente africano, a repórter da GloboNews conta suas impressões sobre o país. "Tinha estudado muito sobre a Namíbia, mas a realidade é sempre mais forte que a teoria. Fiquei encantada com as paisagens e com a simpatia da grande maioria das pessoas. É um país que sofreu muito. Virou colônia alemã tardiamente, mas isso não tornou a experiência mais amena. Pelo contrário. O então Sudoeste Africano Alemão foi palco de uma guerra colonial terrível, que praticamente dizimou dois povos. Depois a Namíbia ficou sob o domínio sul-africano e teve apartheid. A luta pela independência foi longa e só terminou em 1990. Claro que ainda há muitos problemas, como pobreza e desigualdade, por exemplo. E a democracia ainda está amadurecendo. Mas considerando tudo o que aconteceu no século XX, é impressionante o avanço", conta Leila Sterenberg.

 

O programa encerra a 'Expedição Namíbia', série especial de reportagens que Leila Sterenberg produziu no país localizado no Sudoeste do continente africano, entre Angola e a África do Sul. Já foram ao ar um 'GloboNews Documento' sobre o primeiro genocídio do século XX, cometido entre 1904 e 1908 na Namíbia, à época colônia alemã; um 'Mundo SA' sobre o turismo, a terceira atividade econômica mais importante da Namíbia depois da mineração e da agricultura; e matérias especiais para o 'Jornal das Dez', 'Conta Corrente', 'Pelo Mundo' e 'GloboNews Literatura'.

 

O 'GloboNews Especial' vai ao ar na noite deste domingo, dia 31, às 20h30.

 

Fotos: A repórter Leila Sterenberg com o capitão de mar e guerra.

Crédito: Divulgação/Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado