Talentosa e ‘oscarizada’, australiana Cate Blanchett tem a vida contada no programa Biography



O programa Biography de 30/8, sábado, às 18h15, joga luz sobre a vida da talentosa atriz Cate Blanchett, detentora de duas estatuetas do Oscar e considerada uma das mulheres mais elegantes de Hollywood. A vertiginosa carreira de Blanchett inclui papéis em filmes como O Senhor dos Anéis, Elizabeth, O Talentoso Ripley e O Curioso Caso de Benjamin Button, entre outros. Pela Academia, a diva foi reconhecida por seus trabalhos em O Aviador (2004), Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, e Blue Jasmine (2013), como Melhor Atriz.

Catherine Elise Blanchett nasceu em 14 de maio de 1969 na Austrália, filha de pai norte-americano e de mãe australiana. Quando tinha 10 anos, seu pai, que tinha apenas 40 anos, morreu vítima de um ataque cardíaco repentino. Sua mãe nunca se casou novamente, e sua avó passou a morar com a família. Cate estudou no Australia National Institute of Dramatic Art, onde se formou em 1992, e pouco tempo depois se juntou à produção da Sydney Theatre Company Top Girls, de Caryl Churchill, onde viveu Felice Bauer, a noiva. Em seguida juntou-se à produção Kafka Dances, de Tim Daly, performance pela qual ganhou o prêmio de Atriz Revelação do Sydney Theatre Circle.

A partir daí, a carreira de Cate começou a deslanchar. Logo ela abraçou o papel de Carol na polêmica peça Oleanna, de David Mamet, também pela Sydney Theatre Company, e ganhou o prêmio Rosemont de Melhor Atriz, sua segunda premiação naquele ano. No final da década de 2000 a atriz e seu marido, Andrew Upton, viriam a se tornar diretores artísticos dessa companhia, na qual ela ainda estrelaria o lendário papel de Blanche Dubois na peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams.

No cinema, outros papéis de destaque da atriz incluem Elizabeth: A Era de Ouro, Vida Bandida, Chegadas e Partidas, Charlotte Gray – Uma Paixão sem Fronteiras, Paraíso, Não Estou Lá, Babel, Notas Sobre um Escândalo e a trilogia O Senhor dos Anéis, como Galadriel, a rainha dos Elfos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado