SescTV participa do “Ocupação Mirada” exibindo programação especial de teatro
São episódios da série "Teatro e Circunstância", documentários e espetáculos teatrais
Teatro Máquina (Fortaleza/CE). Foto Anderson Silva.
SescTV leva ao ar, de 02 a 19/09, programação especial de teatro como parte integrante do Ocupação Mirada, projeto do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos 2014, que acontece na Baixada Santista de 04 a 13/09. São nove episódios da série Teatro e Circunstância - que mostra os diferentes aspectos do teatro contemporâneo por todo o País -, 12 documentários e dois espetáculos teatrais.
Em sua terceira edição, o Festival Mirada é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santos, o Conaculta – Consejo Nacional para La Cultura e Las Artes, do México, e a Fundación Teatro a Mil, do Chile, tem como objetivo traçar um panorama das produções teatrais contemporâneas de países de língua espanhola e português. Uma de suas atividades, o Ocupação Mirada, contempla ocupações de diferentes companhias e criadores, com o objetivo de evidenciar e estimular possíveis diálogos com a produção teatral desses países.
No SescTV, a arte do teatro e seus profissionais são abordados em 23 programas.
Teatro e Circunstância,
Direção: Amilcar M. Claro
Modos Contemporâneos de Criação Dramatúrgica: Rompendo Códigos
Fala sobre o teatro de diversas regiões do país a partir dos trabalhos dos grupos: Grupo Piollin de Teatro (João Pessoa/PB); Cia dos Atores (Rio de Janeiro); Teatro Máquina (Fortaleza/CE); Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba/PR).
02/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 14 anos
Tradição e Contemporaneidade: Bonecos da Cultura Tradicional
Em pauta, grupos que trabalham com formas da cultura tradicional, especialmente o mamulengo, bem como suas manifestações contemporâneas. São eles: Mamulengo Só Riso (Olinda – PE); Carroça de Mamulengos (Brasília –DF); Grupo Formosura de Teatro (Fortaleza- CE) e Grupo Mamulengo de Cheiroso (Aracajú – SE).
05/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 12 anos
Paradigmas: Teat(r)o Oficina Usyna Uzona
Mostra a trajetória do grupo Teatro Oficina e conversa com o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor de montagens como Os Sertões, de 2001, e O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, censurada em 1967 pelo regime militar.
09/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 14 anos
Experiências e Experimentações: Teatro na Era Digital
Companhias de teatro que flertam com as novas tecnologias e fazem delas parte integrante da dramaturgia e da encenação. São elas: Grupo Phila 7 (São Paulo-SP), Estúdio Reator (Belém – PA) e Ricky Seabra (Rio de Janeiro-RJ).
12/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 12 anos
Paradigmas: Dialética da História Prêt-à-Porter
O mais importante paradigma do teatro brasileiro contemporâneo, que é o método para o ator desenvolvido, desde 1998, por Antunes Filho e pelos atores do grupo Macunaíma no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc SP, abordado através da sua síntese que é o "Prêt-à-porter".
16/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 16 anos
Modos Contemporâneos de Criação Dramática: Vias de Buscas e Rupturas
Trajetória de grupos que dialogam com conceitos do teatro tradicional, mas que se aventuram em novas experimentações. São eles: Teatro Popular de Ilhéus (BA), Grupo Armazém Cia de Teatro (RJ), Grupo Bagaceira (CE) e Grupo de Teatro Bigorna (PB).
19/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 10 anos
Rua, o Grande Teatro do Mundo: A Ideologia da Rua
Entrevistas com diretores e grupos de várias regiões do país que pesquisam a rua como espaço cênico para suas apresentações teatrais. Com os grupos: Tá na Rua (RJ); Grupo Ói Nóis aqui Traveiz (RS) e Grupo Galpão (MG).
23/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 12 anos
Rua, o Grande Teatro do Mundo: Tradição da Rua no Novo Teatro Nordestino
Em foco o trabalho dos grupos Teatro de Caretas (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Vilavox (BA) e Sertão Teatro(PB), que têm como principais características o diálogo que estabelecem com as diferentes manifestações tradicionais populares nordestinas e a apresentação em espetáculos de rua.
26/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: Livre
O Teatro e a Cidade: A Vida em Barão Geraldo
Trajetória sobre o trabalho de pesquisa teatral de grupos saídos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, como Grupo Lume, Barracão de Teatro, Seres de Luz e Boa Companhia.
30/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 10 anos
Documentários:
Continente Teatral Ibero-Americano
Documentário investiga o teatro ibero-americano, vertentes e produção de países da 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010, a partir de impressões de artistas e críticos. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
01/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Teatro Ibero-Americano e Suas Fronteiras
Expõe a 2ª edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, em setembro de 2012, e investiga se existe um teatro ibero-americano e se há fronteiras nessa arte em diferentes países sob a ótica dos artistas envolvidos. Direção: Alê Primo.
04/09, quinta, às 12h
Classificação indicativa: Livre
Olhar Jovem
Documentário feito por dez jovens convidados pelo Sesc Santos para registrar suas experiências culturais e humanas durante o Mirada 2012, orientados pelo Instituto Querô. Direção: Coletiva.
04/09, quinta, às 12h30
Classificação indicativa: 10 anos
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
A produção revela a trajetória do diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal e os conceitos do Teatro do Oprimido, criado na década de 1960 e utilizado em mais de 70 países. Vencedor do Prêmio Margarida de Prata de Melhor Documentário em 2011. Direção: Zelito Viana.
05/09, sexta, às 23h
Classificação indicativa: 12 anos
Ariane Mnouchkine e o Theatre du Soleil
O documentário traz entrevista com Ariane Mnouckine, fundadora e diretora do Théâtre du Soleil, cenas de espetáculos da companhia, da oficina que ela realizou no Brasil e conceitos de seu projeto artístico e de vida. Direção: Antonio Jordão Pacheco.
06/09, sábado, às 22h
Classificação indicativa: Livre
Sotigui Kouyaté, um Griot no Brasil
O ator, diretor e griot africano, que trabalhou com Peter Brook, fala sobre a missão de passar adiante conhecimentos, a memória do continente e da importância da escuta para arte, comunicação e vida. Direção: Alexandre Handfest.
06/09, sábado, às 23h
Classificação indicativa: Livre
O Idiota, os Ensaios no Abismo
O processo de criação do espetáculo baseado no romance O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, com depoimentos da diretora e do elenco, bastidores, e cenas da montagem que ficou em cartaz no Sesc Pompeia entre 2010 e 2011. Direção: Cibele Forjaz.
06/09, segunda, às 24h
Classificação indicativa: 12 anos
Quando o Teatro Rompe suas Fronteiras
Uma pesquisa sobre as produções teatrais colombiana, peruana mexicana e brasileira, traz cenas de peças e a opinião de artistas do 1º Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
08/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 12 anos
A Mochila do Mascate
O documentário é inspirado em livro homônimo sobre a vida, obra e trajetória do ator, cenógrafo, diretor, escritor, figurinista e iluminador italiano Gianni Ratto, radicado no país, e um dos grandes nomes do teatro nacional tanto no Brasil, como na Itália. Direção: Grabriela Greeb
12/09, sexta, às 23h
Classificação indicativa: Livre
Poéticas Políticas Contemporâneas
Um retrato do teatro ibero-americano e sua vertente política na produção dos países envolvidos na 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010, a partir de impressões de artistas e realizadores. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
15/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 10 anos
Teatro do Eu Profundo
Documentário pesquisa as produções teatrais uruguaia e portenha e a dramaturgia. Também traz cenas de peças e a opinião de artistas da 1ª edição doMirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
22/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 12 anos
A Dança dos Paradigmas
As múltiplas linguagens do teatro, paradigmas e complexidades do diálogo do novo século, segundo artistas da 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
29/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: Livre
Espetáculos teatrais:
Lamartine Babo
No musical encenado pelo CPT, um grupo de atores prepara uma homenagem ao compositor e recebe a visita do misterioso Silveirinha. Dramaturgia: Antunes Filho. Direção: Emerson Danesi.
13/09, sábado, às 22h
Classificação indicativa: 10 anos
Hygiene
Espetáculo do Grupo XIX de Teatro resgata o processo de higienização urbana do Brasil, iniciado no fim século do século XIX, sob a ótica dos moradores do cortiço Nossa Senhora do Bom Jesus de Praga. Direção: Luiz Fernando Marques.
19/09, sexta, às 23h
Classificação indicativa: 14 anos
Comentários