SescTV exibe curtas-metragens sobre a cultura popular e o patrimônio imaterial


Rendeiras, bordadeiras e o cotidiano nas Ilhas de Cabo Verde (África) são temas de filmes que estreiam no dia 02/09, terça, às 21h 
  

Curta A Mão que Borda. Foto: Divulgação.

Patrimônios, episódio inédito da temporada latino-americana da série CurtaDoc, dirigida por Kátia Klock, aborda a cultura popular e o patrimônio imaterial em três curtas: Versos da Ilha, de Daniel Choma, 13', 2013, SC; A Mão que Borda, de Caroline Mendonça, 15', 2013,  SE; e Viva Cabo Verde, de Alan Langdon, 15'39", 2002, SC. Os documentários são comentados pelo crítico de artes Janga Neves e exibidos no SescTV no dia 02/09, terça, às 21h. 

O curta Versos da Ilha revela memórias de mulheres que confeccionam Renda de Bilro em Santa Catarina, ofício passado de geração em geração.  As canções e os improvisos em versos da brincadeira "ratoeira" também são contemplados no filme. Neves fala sobre a importância de registrar a memória desses artesãos. "Eles trazem uma tradição secular, talvez seja a última geração porque os novos não estão interessados em dar sequência", explica. 

O filme A Mão que Borda visita a cidade de Cedro de São João, em Sergipe, reduto do bordado em ponto de cruz. Ali, todos os dias, mulheres se reúnem para bordar, ocupação que funciona como terapia e como principal fonte de renda. Elas contam o processo de criação das peças bordadas, desde a marcação no tecido até engomar e passar ferro. 

Para Neves, este documentário é uma obra prima, desde a fotografia, montagem e trilha sonora. "Dá alegria de ver que nem tudo está perdido, que tem pessoas sensíveis e inteligentes fazendo coisas com um nível que realmente merece", expõe. 

Já a película Viva Cabo Verde, gravada nas ilhas de Cabo Verde, na África, em 1996 e 1997 - aproximadamente 20 anos após o país se tornar independente de Portugal -, traça um panorama sobre as práticas do cotidiano do país, como músicas, danças, festas, religiões, moradias, comidas, trabalhos manuais, brincadeiras e jogos.  Neves fala sobre a presença da música e da dança na raiz das culturas africana e brasileira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado