'De Olhos Abertos' chega às plataformas de streaming em 5 de maio

Documentário sobre o Boca de Rua, jornal produzido por pessoas em situação de rua de Porto Alegre, estará disponível gratuitamente no YouTube, Vimeo, Bombozilla e Sulflix

'De Olhos Abertos' chega às plataformas de streaming em 5 de maio - crédito: Charlotte Dafol


21 anos em circulação, o jornal Boca de Rua é o tema do longa-metragem "De Olhos Abertos", de Charlotte Dafol, documentário que acompanha a luta cotidiana de pessoas em situação de rua na cidade de Porto Alegre. A partir de 5 de maio (quinta-feira) de 2022, o título ficará disponível nas plataformas de streaming (YouTube, Vimeo, Sulflix, Bombozilla, entre outras). 

O jornal Boca de Rua é único no mundo, por ser totalmente produzido por jornalistas-jornaleiros que habitam espaços públicos da cidade. O longa apresenta entrevistas de colaboradores do informativo trimestral e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas da Capital gaúcha.

Para marcar a data de lançamento, a diretora participa de uma live às 19h da véspera, dia 4 de maio (quarta-feira), no Instagram da produção (@deolhosabertosofilme), e conversa  sobre a obra com a jornalista e pesquisadora Carol Zatt e integrantes do Boca de Rua. A entrada no YouTube será na sequência, à meia-noite de quarta para quinta-feira. O filme poderá ser assistido gratuitamente nesta plataforma.

Dirigido pela também fotógrafa, escritora e musicista Charlotte Dafol, "De Olhos Abertos" foi integralmente gravado em Porto Alegre e produz um retrato da Capital dos gaúchos, com detalhes da paisagem do Centro Histórico e da Cidade Baixa, pela visão daqueles que habitam suas ruas e praças, e querem denunciar os problemas da cidade, pois também são cidadãos. "O filme acompanha de perto os integrantes do jornal, que são pessoas em situação de rua. Então, ele é um documentário-vivência sobre o cotidiano da rua no sul do Brasil", resume a cineasta.

As captações foram feitas pela própria diretora, com a ajuda no set de Annekatrin Fahlke, assistente de direção, e de alguns voluntários. Por coincidência, as filmagens iniciadas em janeiro de 2019 terminaram exatamente em 5 de maio daquele ano. O longa participou de 25 festivais em dez países e recebeu dois prêmios: prêmio do júri popular do Festival de Cinema da Fronteira (Brasil) e melhor documentário do Festival Inffinito (EUA).

Já a pós-produção teve a intervenção de profissionais da área. A montagem é de Alfredo Barros, com desenho de som de Juan Quintáns e finalização de imagens Raoni Ceccim. Ponto forte da produção, a trilha musical conta com diversas colaborações e composições originais de Rafael Sarmento, Marcelo Cougo e Paulo Bettanzos. O trailer tem assinatura de Douglas Roehrs.


Sobre a diretora

Nascida em Paris em 1987, enraizada no Brasil desde 2013, Charlotte ("Cha") Dafol é cineasta, fotógrafa, autora e musicista. Também produz cachaça, é formada em História e trabalha em feiras ecológicas. Na França, dirigiu sete curtas-metragens de ficção entre 2009 e 2012, junto com estudantes de Cinema. No Brasil, colaborou como repórter e fotógrafa com diferentes mídias alternativas. É autora dos livros Pietro Germi et la comédie à l'italienne (França, 2012) e Como num romance (Brasil, 2020, finalista do Prêmio Minuano). "De Olhos Abertos" é o seu primeiro documentário longa-metragem.


Serviço

Documentário "De Olhos Abertos" para assistir online:

Disponível a partir de 0h de 5 de maio de 2022 (qui)

Plataformas: YouTube, Vimeo, Sulflix, Bombozilla, entre outros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado