TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE OS RISCOS DO AVANÇO DA EXTREMA DIREITA NO BRASIL

Divulgação TV Cultura




 

A PRODUÇÃO FEITA PELO JORNALISMO DA EMISSORA VAI AO AR NESTA QUINTA-FEIRA (23/3), ÀS 23H
 

 

TV Cultura exibe nesta quinta-feira (23/3) o documentário "O Autoritarismo está no ar - 3 anos depois". Produzido pelo jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista Rodrigo Piscitelli, a produção atualiza o programa exibido em 2020, após os atos antidemocráticos de janeiro deste ano, destacando os riscos que o avanço da extrema direita representa para o Brasil e o mundo. Vai ao ar às 23h.
 

Na produção, professores de ciência política brasileiros e estrangeiros, cientistas sociais, sociólogos e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estão entre os especialistas que discutem esse refluxo da extrema direita no Brasil e no mundo, mostrando como o fracasso das políticas de emprego e renda, em muitos casos, criaram um caldo favorável ao aparecimento de políticos autoritários e populistas. Mesmo países democráticos, como é o caso da França, tiveram que lidar com uma nova onda de violência e insatisfação social, provocadas pela redução dos benefícios trabalhistas, aumentos de impostos, e tarifas do transporte coletivo.
 

Com a participação dos cientistas políticos Carlos Melo, Dominique Reynié, Sérgio Fausto e da professora da Faculdade de Letras da UFRJ, Luciana Villas Bôas, "O Autoritarismo Está no Ar - 3 Anos Depois" discute os riscos e ameaças que persistem nas democracias. E aponta caminhos para a consolidação do processo democrático no Brasil. Mostrando que, apesar de tantas ameaças, a democracia ainda é vista como a melhor forma de governo.

 

Clique Para Download
Divulgação TV Cultura




Os avanços da extrema direita  
Em 6 de janeiro de 2021, a ameaça se concretizou nos Estados Unidos com contornos dramáticos: insuflados pelo ex-presidente Donald Trump. Manifestantes descontentes com a eleição do democrata Joe Biden invadiram e danificaram o Capitólio, sede do Congresso americano, provocando cinco mortes. Quase mil pessoas foram presas.
 

No dia 8 de janeiro deste ano, a cena de extremismo ganhou uma versão no Brasil: milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília, destruindo instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. De forma análoga ao que ocorreu nos Estados Unidos, a invasão foi insuflada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que, por diversas vezes, levantou dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e chegou a tentar cooptar autoridades das forças armadas no seu esforço de desacreditar o voto eletrônico.
 

Não faltam indícios de que autoridades ajudaram na preparação dos ataques ou, no mínimo, foram omissas na tarefa de proteção à sede dos Três Poderes. O ápice de um movimento que começou logo depois do segundo turno das eleições, quando apoiadores do então presidente Bolsonaro começaram a bloquear as estradas e a fazer manifestações em frente a quartéis, pedindo intervenção militar e até a volta da ditadura.


 

"O Autoritarismo está no ar - 3 anos depois"

Data: 23/03/2023 (quinta-feira)
Horário: 23h
Roteiro e apresentação: Rodrigo Piscitelli
Produção: Ricardo Ferreira
Edição de texto: Jorge Valente
Finalização: Simão Scholz e Leandro Silva
Imagens: Daniel Azeredo
Operador de áudio: Fábio Rocha
Assistente de câmera: José Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado