No domingo de Páscoa, o History exibe maratona especial temática

HISTORY


Programação inclui especiais sobre Jerusalém e a Virgem Maria e ainda as estreias do documentário mexicano Guadalupe e da série brasileira Boto Fé, com três episódios em sequência



ESPECIAL: 9/4, domingo, a partir das 16h

Neste domingo de Páscoa, a partir das 16h, o History apresenta uma maratona especial, com especiais sobre JerusalémOs Mistérios de Maria, e ainda as estreias de um documentário mexicano sobre a Virgem de Guadalupe e da série brasileira Boto Fé – com a exibição de três episódios em sequência. Confira a programação:

  • 16h – Mistérios de Jerusalém

Jerusalém é um local cheio de perguntas, contrastes e promessas. O especial Mistérios de Jerusalém (Mysterious Jerusalem) monta as peças de um grande-cabeças, que revela o passado e o futuro dessa terra sagrada. Quais os pontos em comum entre as histórias da Bíblia e as descobertas arqueológicas? Com base em novas informações, o especial com uma de duração revisa os mistérios do Santo Sepulcro, investiga por que o Muro das Lamentações é tão venerado e explica as curas milagrosas de Betesda.

Classificação Indicativa: 10 anos

  • 17h – Os Mistérios de Maria

Dividida em duas partes, a produção italiana Os Mistérios de Maria (The Mysteries of Mary) se aprofunda na história e segredos da mulher mais venerada de todos os tempos. Por meio de reconstruções e entrevistas com antropólogos, especialistas em textos antigos e teólogos, Os Mistérios de Maria busca entender o que a figura de Maria representa para as religiões cristã e muçulmana.

A primeira parte do especial é Uma mulher chamada Maria. Os primeiros doze anos de Maria, Nazaré, a Anunciação, o "Magnificat". O ceticismo de seu povo, a perturbação de José, seu marido e a gravidez. Com o nascimento de Jesus começa uma nova fase da sua vida caracterizada por uma relação nem sempre fácil com o Filho.

Em seguida, em Mais que uma mãe, a sua presença silenciosa e constante ao lado do Filho, desde as bodas de Caná com o primeiro milagre de Jesus, até o último suspiro de Cristo na Cruz. Momento dramático, mas de grande abertura ao futuro: de Mãe do Messias torna-se também Mãe da Humanidade.

CI: livre

  • ESTREIA – 19h10 - Guadalupe

Dezembro de 1531, México. A Virgem Maria aparece a um humilde camponês indiano, mas ninguém acredita nele. A seu pedido, o índio envolve em sua tilma (uma espécie de capa) algumas rosas, que floresceram misteriosamente em um solo nu. Na frente do bispo, ele abre a tilma e a imagem da Virgem está impressa nela, extraordinariamente real. Os resultados da análise são surpreendentes. Nos olhos da Virgem são visíveis as 13 figuras que testemunharam o milagre. E uma descoberta extraordinária revela a origem espanhola do nome Guadalupe e sua incrível conexão com o evangelista São Lucas.

CI: livre

  • ESTREIA – 20h20 – Boto Fé

Em 13 episódios, a série documental Boto Fé mostra retratos de algumas das religiões mais praticadas no Brasil. Na produção da Giros Filmes, as crenças são apresentadas por meio de experiências pessoais dos fiéis e depoimentos de representantes religiosos. O History exibe neste domingo três episódios:

Catolicismo - Apresenta a história de Thiago Benneti, ator e empresário que por vários anos fez o papel de Jesus na encenação da Paixão de Cristo, nas celebrações da Semana Santa em sua paróquia. Thiago e Bárbara, sua esposa, são católicos praticantes que têm a religião como guia não apenas para as escolhas pessoais, como também profissionais – eles trabalham com produções audiovisuais de conteúdo cristão. Ainda, os padres José Roberto Devellard e Luis Corrêa Lima explicam alguns dos princípios da maior religião cristã do mundo, o Catolicismo.

Espiritismo – A doutrina religiosa e filosófica surgida em meados do século XIX, conquistou um número expressivo de adeptos no Brasil – hoje, é o terceiro maior grupo religioso do país. Quem revela sua compreensão da religião neste episódio é Christiane Diel. Ela, que já passou por um câncer e enfrentou a perda da irmã gêmea, encontrou no Espiritismo as respostas que a ajudaram superar suas dores. A juíza e palestrante espírita Raquel Chrispino, junto com César Perri, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, pontuam questões sobre a doutrina.

Protestantes Luteranos - Apresenta um retrato do Protestantismo a partir da vivência de Noemia Dockhorn, nascida em berço Luterano e frequentadora assídua da igreja desde a infância. Ela e o marido, Valdomiro Dockhorn, trabalharam em missões evangelizadoras nos anos 1970 e hoje mantêm atividades de caridade vinculadas à igreja. Para uma compreensão mais ampla, o episódio traz depoimentos de representantes de duas vertentes diferentes: o pastor Rolf Rieck, da Igreja Luterana, e o reverendo Jouberto Heringer, da Igreja Presbiteriana.

CI: 10 anos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado