Sabotage 50 anos: no aniversário do artista, família anuncia projeto comemorativo com livro, filme, exposição imersiva, coleções de roupas e acessórios e um álbum com feats inéditos em homenagem a um dos maiores ícones do rap nacional


Projeto que celebra meio século do rapper neste dia 03 de abril contará com parceria da gravadora Som Livre, que lança o primeiro single inédito no próximo dia 18
 

Sabotage - crédito Marcio Simnch
 

Sabotage, um dos maiores ícones do rap nacional, estaria completando 50 anos de vida nesta segunda-feira, 3 de abril. Em celebração à sua trajetória e ao significado de sua obra não só para a música urbana, como também para a cultura brasileira, a família do artista anuncia o lançamento de projeto que inclui livro biográfico ilustrado, exposição imersiva, série de curta metragens, filme, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria, que visa exaltar sua memória e chega como um presente para os fãs. Na parte musical, o projeto intitulado #Sabotage50anos, contará com uma parceria com a Som Livre que prepara o lançamento de um álbum de releituras exclusivas, com músicas selecionadas do artista, que ganham feats inéditos com nomes da nova geração. Na seara musical, expressão artística de Sabotage mais conhecida do grande público, o primeiro single que será lançado em 18 de abril é o clássico "Respeito É Pra Quem Tem", que ganha os vocais da cantora N.I.N.A (@ninadoporte), uma das principais representantes da cena grime e drill no Brasil.
 

Este álbum traz como ideia central reviver a obra do Maestro do Canão, em faixas que trarão a voz original do artista junto com vozes de diversas gerações do rap, em beats e arranjos renovados, tudo criado com muito respeito e originalidade. Os fãs podem esperar tracks com nomes como Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga, provando que sua obra resiste, atravessa o tempo e seguirá influenciando toda a cena do rap nacional. Para este projeto a Som Livre conta com a curadoria e direção musical de Tejo Damasceno e Zegon, além da produção de Daniel Ganjaman, três grandes nomes que trabalharam ao lado de Sabotage em vida e foram responsáveis por diversas faixas icônicas que integram a sua obra.
 

Tamires Rocha e Wanderson dos Santos são filhos de Sabotage e responsáveis pelo legado do artista - crédito Divulgação

 

Filha do artista e idealizadora do projeto, Tamires Rocha, de 29 anos, conta sobre a iniciativa que resgata o trabalho íntimo de Sabotage diretamente do baú da família para os fãs: "O legado Sabotage resgatou histórias, imagens e as músicas do meu pai quando ficamos maiores de idade. Quase nove anos depois, parece um furacão, como ele mesmo era. E pra celebrar o cinquentenário, criamos várias ações que vão acontecer até 2025. #Sabotage50Anos traz um álbum inédito. Sequencialmente teremos um novo livro, que será uma biografia ilustrada, uma exposição imersiva estilo museu, um filme, além de muita moda e produtos canábicos. O fã do Sabotage, que atravessa gerações, é a maior razão do legado. São eles quem mantém Sabotage ecoando nas periferias do Brasil."

 

Diana Bouth, Gerente de A&R Urban da Som Livre, fala sobre a honra de ser a gravadora escolhida para exaltar a obra musical de Sabotage: "É uma responsabilidade enorme desenvolver e entregar esse projeto. No momento que vivemos hoje, do Hip Hop no Brasil, ter esse olhar da nova geração da cena, é emocionante. Nos sentimos honrados."
 

"Convidamos a Som Livre para esta collab por acreditarmos que os artistas envolvidos no álbum seriam artistas que Sabotage estaria cantando hoje em dia. O encontro dos produtores do Sabota com novas gerações, em releituras colaborativas, seria a cara do Eterno Maestro", completa Tamires sobre a parceria.
 

Wanderson dos Santos, filho do rapper e também conhecido como Sabotinha, concorda com a irmã sobre a importância de manter viva a memória de Sabotage: "Quando meu coroa faleceu, éramos pequenos e a noção do tamanho dele como artista foi o que fez o legado acontecer. Aos poucos, crescendo sem pai, eu via que ele era referência para tantos outros filhos como eu. O resgate da história não era só da obra. Nós tínhamos vontade de que todo mundo conhecesse o cara engraçado, conturbado e pioneiro que ele era, deixando o fã participar de tudo. Em quase 9 anos de legado, além de uma equipe de compromisso, conseguimos agregar parceiros que sonham junto. Celebrar os 50 anos precisava ser um encontro de gerações, com artistas que fariam a cabeça dele, se ainda estivesse aqui. A Som Livre veio como um presente, a equipe cuidou de cada detalhe importante pra família e para o fã por 1 ano. A música da Nina, que chega no dia 18 de abril, é literalmente uma bomba de voz suave. Meu coroa ia amar!".

 

O projeto #Sabotage50Anos foi lançado oficialmente com uma campanha nas redes sociais do artista e um vídeo com imagens históricas e narração de convidados especiais: o músico Paulo Miklos - que trabalhou com o rapper no filme "O Invasor" - e Primo Preto, um dos nomes mais respeitados da cena do Rap paulista e que conviveu com Sabotage. Com texto do jornalista Ronald Rios e produção da Som Livre, o audiovisual está disponível no perfil do Instagram de Sabotage - assista aqui - e em seu canal do YouTube - assista aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado