CAETANO VELOSO, ALDIR BLANC, BOLDRIN E CASTELO ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO DA TV CULTURA

Auto do Brasil | Foto Nadja Kouchi







ESPECIAIS AINDA INCLUEM 10 ANOS DO QUINTAL DA CULTURA, EDIÇÕES TEMÁTICAS DE DIVERSAS PRODUÇÕES DA EMISSORA E RETROSPECTIVA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE 2021


A TV Cultura prepara uma programação especial de fim de ano para todos os públicos, entre os dias 16 de dezembro e 9 de janeiro. Entre as atrações estão a homenagem a Aldir Blanc com o Auto do Brasil, o Roda Viva com Caetano Veloso, um show em comemoração aos 85 anos de Rolando Boldrin, edições temáticas do Linhas CruzadasPersona e Estação Livre, e a tradicional Retrospectiva dos acontecimentos que marcaram o ano.

Para as crianças, vai ao ar na TV Cultura e TV Rá Tim BumNoite de Natal no Castelo, um conto de Natal animado com personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, que tem a narração da cantora e atriz Zezé Motta e, ainda, uma homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que deu vida ao inesquecível Dr. Victor. E para comemorar os 10 anos do infantil Quintal da Cultura, a emissora exibe o Especial Galáxia Musical, repleto de diversão e música.


Confira as atrações:

Especiais

Auto do Brasil - A Criação - O making of destrincha as muitas camadas e referências que estão presentes no especial Auto do Brasil, que irá ao ar no dia 23 de dezembro. O telespectador acompanha a história da criação, concepção e realização do projeto e se desenvolve numa reflexão sobre a sociedade brasileira, interpretada através de música e dança. Os personagens elaboram suas sensações, processos e transformações vividas para dar corpo ao trabalho. Além das conversas entre bailarinos, diretores, idealizadores e coreógrafa compõem um painel de referências para a obra, que é mostrada em sua evolução. É dirigido por Renata Simões, também repórter do programa Metrópolis, e editado por Daniela De Lamare, premiada recentemente em Berlim. Vai ao ar no dia 22 de dezembro, às 22h30.



Auto do Brasil - No dia 23 de dezembro (quinta-feira), às 22h, vai ao ar o especial de final de ano da TV Cultura Auto do Brasil. A produção homenageia a grandiosidade e o talento de um dos maiores compositores brasileiros, Aldir Blanc, que faleceu em maio de 2020, vítima de Covid-19. O musical conta a história de um menino negro periférico, por meio de 15 músicas do álbum Tiro de Misericórdia, sendo 14 delas em parceria de Aldir com João Bosco. A produção tem ainda a participação de 12 dançarinos coreografados pela baiana Tainara Cerqueira. O fotógrafo Sebastião Salgado liberou imagens para o musical, que terá ainda obras de Portinari. O Auto contará com duas tecnologias de cinema. A transmissão será feita com HDR, que permite cores mais vibrantes e realistas, e o áudio Dolby Atmos, que proporciona uma experiência mais imersiva, deixando a transmissão com áudio de cinema.


Boldrin 85 Anos | Foto Pierre Yves
Galáxia Musical | Foto Mariana Carvalho

Boldrin 85 Anos - Rolando Boldrin quis comemorar o seu aniversário de 85 Anos em São Joaquim da Barra (SP), terrinha natal tão cantada em verso e prosa. Gravado no palco de um teatro na cidade, o espetáculo idealizado pelo grupo carioca Casuarina presta um tributo, em vida, a Rolando Boldrin, revelando ao público e exaltando seu lado compositor. Com interpretações e arranjos personalíssimos, estão entre as obras escolhidas: Vide Vida Marvada; A Minha Moda; Onde Anda Iolanda; Chico Boateiro; Maria Isabel; Eu, a Viola, e Deus, entre outras surpresas. Vai ao ar na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, às 22h, na TV Cultura.

Noite de Natal no Castelo - Em clima de fim de ano, vai ao ar na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum, o especial Noite de Natal no Castelo, com a narração da cantora e atriz Zezé Motta. O conto de Natal em animação tem a participação dos personagens do Castelo Rá-Tim-Bum e faz uma homenagem ao ator Sérgio Mamberti, falecido em setembro de 2021, que interpretou o saudoso Dr. Victor na série. A direção é de Gert Seewald, a direção de ilustração e animação é de César Cavelagna e o roteiro é assinado por Edu Salemi. Noite de Natal no Castelo vai ao ar nos dias 24, às 20h30, e 25 de dezembro, às 16h na TV Rá Tim Bum. E na TV Cultura, no dia 24 de dezembro, às 16h45.

Especial Galáxia Musical - Em 2021, o Quintal da Cultura completa 10 anos no ar. E para encerrar o ano em clima de celebração, o programa presenteia o público com um especial de fim de ano repleto de diversão, surpresas e muita música. Galáxia Musical vai ao ar no dia 19 de dezembro, às 15h, na tela da TV Cultura e no canal do programa no YouTube na mesma data.

Retrospectiva - Como nos anos anteriores, a TV Cultura fará a retrospectiva na edição especial de Natal (24/12) do Jornal da Cultura, comentando os assuntos mais importantes que marcaram 2021. E vai ao ar na edição especial de Ano Novo (31/12), no Jornal da Cultura, uma prospectiva de 2022, comentando os principais assuntos que serão notícia no ano que vem. Apresentado por Karyn Bravo e Ana Paula Couto, o Jornal da Cultura será apresentado a partir das 21h.


Estação Livre | Foto Rodney Suguita
Persona | Foto Alexani Barbosa


Programas

Linhas Cruzadas - Na quinta-feira (16/12)Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversam sobre o que representa a passagem para um novo ano. Será que essa mudança de data no nosso calendário tem o poder de realizar mudanças como muitos gostam de acreditar? Eles vão discutir porque existe essa crença de que a chegada de um novo ano traz um tipo de autorização para que as pessoas tentem coisas novas ou diferentes em suas vidas. Os dois também vão debater os diversos tipos de tempo com o qual nos relacionamos, mesmo que eles corram e aconteçam indiferentes à nossa existência. Como dizia o poeta, o tempo não para, por isso não desperdice o seu. Vai ao ar a partir das 22h.

Roda Viva - O especial de Natal do Roda Viva, no dia 20 de dezembro, terá um convidado ilustre, o cantor Caetano Veloso, que volta ao programa depois de 25 anos. Esta é segunda vez do artista no jornalístico da TV Cultura. A primeira foi em 1996, quando a política, economia, cultura e moda eram bem diferentes dos tempos atuais. Com mediação de Vera Magalhães, a atração vai ao ar a partir das 22h.

Estação Livre - No dia 24 de dezembro, o Estação Livre reapresenta as melhores matérias exibidas durante o ano de 2021, como a que destacou a vida e obra da escritora Carolina de Jesus e outra sobre o teste de ancestralidade. E no dia 31 de dezembro, a edição encerra o ano com um making of e trechos inéditos do especial da Consciência Negra, que reúne apresentações de Karol Conká, Margareth Menezes, Rashid, Salgadinho, Erick Jay, MC Carol e Grupo Tuyo. Apresentado por Cris Guterres, o Estação Livre vai ao ar a partir das 22h.

Persona - No fim de ano, a atração preparou duas edições com trechos inéditos de entrevistas, em 19 e 26 de dezembro, e dois programas com os melhores momentos da temporada 2021, nos dias 2 e 9 de janeiro. Estão nos especiais Débora Falabella, Roberto Menescal, Danilo Santos de Miranda, Bete Coelho, Ignácio de Loyola Brandão, Beth Goulart, Zélia Duncan, Ivaldo Bertazzo, Ary Fontoura, Elifas Andreato, Tony Tornado, Wanderléa, Leona Cavalli, Jorge da Cunha Lima, João Bosco, Tom Zé, Odilon Wagner, Tonico Pereira, Bete Coelho entre outros. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado