Original Globoplay, ‘O Caso Prevent Senior’ detalha um dos maiores escândalos médicos da história do Brasil

GLOBOPLAY
Documentário produzido pelo Jornalismo da Globo mostra como o convênio, especializado em idosos, foi acusado de distribuir remédios ineficazes e aplicar tratamentos experimentais sem autorização
Por dez anos, a Prevent Senior ganhou espaço no noticiário econômico do país graças ao sucesso de seus negócios. Empresa familiar, inovou ao criar um plano de saúde voltado ao público idoso, com uma rede hospitalar própria. Para contar como o convênio, com mais de 550 mil clientes, se viu no meio de um dos maiores escândalos médicos da história do Brasil, o Globoplay lança nesta quinta-feira, dia 16, o documentário inédito 'O Caso Prevent Senior'. Produzido pela equipe comandada pelo jornalista Álvaro Pereira Jr, que também conduz e dirige a série 'A Corrida das Vacinas', a reportagem investiga as acusações de distribuição de remédios ineficazes contra o coronavírus e a aplicação de tratamentos experimentais sem autorização dos pacientes.
 
"Acompanhamos de perto a CPI da Covid no Senado por conta da série anterior, 'Corrida das Vacinas - Mercado Paralelo', e o caso Prevent passou a ter um destaque muito grande. Foi natural que nossa equipe entrasse nessa cobertura também. Conversamos com pessoas ligadas ao Ministério da Saúde, que mostram a proximidade com a Prevent, ouvimos pacientes que acusam o convênio de adotar tratamentos inúteis e de desistir de tratar casos que ainda eram reversíveis. Desde o começo, nossa maior preocupação foi entender que tínhamos pela frente não uma cruzada justiceira, mas uma investigação jornalística de fatos muito graves", explica o diretor Álvaro Pereira Jr.
 
O documentário mostra a pseudociência por trás do uso do chamado kit Covid e as investigações de que o convênio usava medicamentos ineficazes contra o vírus, fazia experimentos sem o consentimento das famílias e desvirtuava o conceito médico de "cuidados paliativos", desistindo de tratar pacientes que ainda tinham possibilidade de cura. Álvaro Pereira Jr. conversa com o repórter Guilherme Bauza, da GloboNews, o primeiro a tornar públicos os casos de ineficácia dos remédios oferecidos pela Prevent Senior; acompanha as CPI's do Senado e da Câmara Municipal de São Paulo e ouve cientistas respeitados, que explicam os procedimentos corretos para o tratamento da Covid. A reportagem traz ainda depoimentos de médicos que trabalharam na empresa e um levantamento exclusivo de pesquisadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que revelam e comparam as taxas de mortalidade nas UTIs do convênio durante a pandemia em relação a outros hospitais. O material esclarece também quais são os verdadeiros cuidados paliativos, uma importante especialidade médica que tem como objetivo dar o máximo de conforto aos pacientes em fase avançada ou irreversível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado