QUAIS ANIMAÇÕES DA DISNEY ABORDAM CULTURAS DE OUTROS PAÍSES?


 

Além de "Encanto", nova animação da Walt Disney Animation Studios que se passa na Colômbia, relembre outros filmes da Disney que também apresentam culturas regionais  

 

Mulher com vestido colorido    Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Encanto, a nova na animação da Disney, está em cartaz nos cinemas, com sucesso de bilheteria. A produção conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. A magia abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional. 

 

Desenho de uma cidade    Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

A produção é ambientada na Colômbia e apresenta a dança, comida, arquitetura e costumes típicos da região. No entanto, Encanto não é a primeira produção da Disney que aborda uma cultura diferente da cultura americana. Relembre abaixo algumas outras animações que também trazem características singulares de outros países:

 

RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO (Sudeste Asiático)

Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido. Raya e o Último Dragão (2020) tem o Sudeste Asiático como inspiração de cenário, sendo possível enxergar os elementos culturais típicos da região, como as vestimentas, comida, arquitetura e lutas.

 

Moana – Protagonismo Feminino, Sutileza e Desconstrução de Estereótipos |  Nó de Oito

MOANA: UM MAR DE AVENTURAS (Polinésia)

Moana: Um Mar de Aventuras (2016) apresenta uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível. A produção é baseada nas ilhas da Polinésia Francesa, localizadas na Oceania. A cultura da Polinésia é abordada no filme com a inserção de elementos típicos, como: tatuagens, arcos de flores, dança, músicas, e a paisagem exuberante da produção com o oceano e montanhas ao fundo.

 

Frozen: Uma Aventura Congelante. E aqui chegamos nós finalmente; Frozen… |  by Miguel Serpa | Medium

FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE (Noruega)

Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) apresenta a história de Anna e Elsa, duas irmãs que cresceram isoladas em um castelo. Quando chega o dia de Elsa ser coroada como rainha, um acidente envolvendo o seu poder de gelo acontece e ela decide fugir e viver isolada, provocando o congelamento do reino. Sua irmã Anna decide se aventurar e encontrar Elsa para trazer a irmã de volta e acabar com o frio. O reino de Arendelle, local onde se passa o filme, é baseado na cidade de Bergen, localizada na Noruega. A arquitetura, as vestimentas, os animais típicos (por exemplo, o alce Sven) e, claro, a neve, são algumas características presentes na cultura do país que serviram de inspiração para a produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado