Os tesouros dos grandes châteaux franceses é o tema do ‘CNN Viagem & Gastronomia’, apresentado por Daniela Filomeno


O quarto episódio da série visita o Château D'Yquem, que produz o único vinho Premier Cru Supérieur de Sauternes do mundo

Daniela Filomeno tem dias intensos de descobertas e degustação dos melhores vinhos do mundo, compõem a jornada do "CNN Viagem & Gastronomia" pela região das grandes vinícolas francesas. No programa deste sábado, dia 18/12 (21h), a expert em viagens visita os grandes castelos de Bordeaux para conhecer a história de quem produz os vinhos mais reconhecidos e premiados do planeta.

O episódio "Bordeaux: A vida nos grandes châteaux", apresenta o Château D'Yquem, onde é produzido o único vinho do mundo classificado como Premier Cru Supérieur de Sauternes. A bebida branca e doce, considerada mística, é produzida na pequena comuna de Gironda, onde 27 propriedades produzem Sauternes classificados, mas o D'Yquem é o único Premier Cru Supèrieur, mais alta posição no ranking de qualidade. Daniela Filomeno conversa com os responsáveis pelo Château e sai com a certeza de que vinho é pura emoção.

A viagem segue na companhia de Pierre Lurton, presidente do château Cheval Blanc, e da mulher dele, a crítica de gastronomia brasileira, Alexandra Forbes. Documentos mostram que as vinhas de Cheval Blanc eram cultivadas desde o século XV. Anteriormente conhecido como "vin de Figeac", o vinho foi vendido pela primeira vez com o nome de Cheval Blanc em 1852. Daniela mostra o cultivo das uvas na propriedade de 41 hectares. Da vinícola saem todos os anos 6.000 caixas do Grand Vin e 2.500 do Le Petit Cheval.

Outro ponto de exploração nas vizinhanças é o Château Marjosse, que cultiva mais de sete tipos de uvas para vinhos tintos e brancos. Além de participar da colheita, neste episódio Daniela Filomeno se arrisca preparando uma refeição para os amigos e, é claro, não perde nenhuma oportunidade para degustar os vinhos mais deliciosos em lugares históricos.

O "CNN Viagem & Gastronomia'' é exibido aos sábados, às 21h, na CNN Brasil. Horários alternativos: sábado (04h50) e domingo (02h20, 13h e 18h). No YouTube, ao vivo (sábado, 21h) e on demand na sequência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado