BOAS PRÁTICAS ESCOLARES, DA TV CULTURA, FALA SOBRE CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS

Divulgação TV Cultura



 

 

PROGRAMA INÉDITO VAI AO AR NESTE DOMINGO (23/4), ÀS 11H30


 
O programa Boas Práticas Escolares deste domingo (23/4) abre espaço para cultura de paz nas escolas. Diante de episódios recentes de violência no espaço educacional, pais, professores e alunos têm reagido e buscado fortalecer a tolerância e a convivência pacífica. Vai ao ar na TV Cultura, às 11h30
 

A equipe do Boas Práticas conversou com alunos e professores da EMEF Campos Salles, que possui uma comissão mediadora de conflitos feita pelos estudantes, com orientação de professores. A ideia da iniciativa é construir coletivamente uma cultura de diálogo e respeito, além de encontrar saídas para conflitos, favorecendo a convivência, a participação e a sensação de pertencimento.
 

Sofia dos Santos Souza, de 11 anos, é aluna da comissão. "Eu escuto, eu gosto de escutar. Eu faço umas perguntas, eu quero que a pessoa se sinta confortável quando for falar com a comissão, o mais confortável que ela conseguir, até eu entender o que aconteceu", diz a estudante.
 

Tudo isso favorece o processo educativo, combate preconceitos e, assim, contribui para uma formação cidadã e para o fortalecimento de valores democráticos.
 

"A gente consegue dar visibilidade a quem está sofrendo. E não só identificar e visualizar esse sofrimento, mas também acolher e fazer encaminhamentos positivos", diz Adriana Santana, professora do 5º ano e integrante da comissão de mediação de conflitos.
 

A escola é planejada e organizada de forma a não ter muros, grades ou portas. As turmas se reúnem, juntas, em salões. O grêmio e o conselho de mediação de conflitos são bem ativos. 
 

Nesta edição, o Boas Práticas ainda acompanha uma visita dos alunos à Rádio Heliópolis, para falar sobre conscientização contra fake news.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado