Terror com T de Telecine: catálogo reúne 99 filmes do gênero, dos clássicos aos blockbusters


Entre os destaques está 'Não! Não Olhe!', a Superestreia deste sábado (22), às 22h, no Telecine Premium

Daniel Kaluuya em cena de 'Não! Não Olhe!'


Telecine apresenta neste mês uma seleção especial com o que há de melhor do gênero que está lotando as salas de cinema no Brasil e no mundo: o terror. Até o dia 30 de abril, a programação dos canais e do streaming reúne 99 filmes de terror, do pop ao cult, desde clássicos a grandes sucessos de bilheteria. Na pesquisa encomendada no ano passado pelo Telecine ao Coletivo Tsuru e ao Instituto Quantas sobre as emoções que permeiam os gêneros do cinema (*), o terror aparece com destaque. Entre os heavy consumidores (aqueles que assistem a filmes de 5 a 7 dias na semana), a maioria (45%) prefere filmes de terror, que ficam à frente dos de drama (28%) e das obras baseadas em livros (27%).


Para entrar no clima com fortes emoções, estreia no Telecine Premium, às 22h de sábado (dia 22), 'Não! Não Olhe!', longa mais recente de Jordan Peele, estrelado por Daniel Kaluuya. No catálogo do Telecine, no Globoplay e nas plataformas de streaming das operadoras, o filme estará disponível a partir de quinta (dia 20). 


Além deste, outros títulos encabeçam o projeto, que conta ainda com os lançamentos recentes de 'O Telefone Preto', 'Sorria' e 'A Lenda de Candyman'. O projeto 'Terror com T de Telecine' tem como objetivo dar maior visibilidade ao gênero no catálogo da marca especialista em cinema. 


Confira abaixo alguns destaques do catálogo.


Clássicos do Gênero


Não só de estreias vive o fã de terror. Com um acervo que se dedica a exaltar os filmes pioneiros do gênero, o Telecine retoma clássicos como 'A Noite dos Mortos-Vivos', de George Romero, considerado uma das maiores obras-primas do gênero e responsável por revolucionar o mito sobre criaturas que voltam do além como pragas devoradoras de carne humana. O filme mudou a história do cinema para sempre ao consolidar as regras do que viria a ser chamado de 'filme de zumbi'. Além deste, 'O Bebê de Rosemary', de Roman Polanski, 'Os Pássaros', de Alfred Hitchcock, 'O Gabinete do Dr. Caligari', de Robert Wiene, e 'O Golem', de Paul Wegener e Carl Boese, completam o time de clássicos.


Mulheres Fazem Cinema


De modo cada vez mais recorrente, as mulheres no cinema de terror têm escapado dos clichês que as colocam como vítimas frágeis e estridentes para tomar a frente da representação da figura feminina no gênero, seja na atuação, seja na direção. O projeto 'Terror com T de Telecine' celebra essa tendência e traz diversos longas-metragens dirigidos por mulheres nos últimos anos, como 'A Lenda de Candyman', de Nia Dacosta, que na ocasião da estreia nos cinemas, em 2021, se tornou o primeiro filme dirigido por uma mulher negra a liderar a bilheteria norte-americana no primeiro fim de semana em cartaz. Jordan Peele assina a produção e o roteiro do longa, que acompanha um artista que entra em uma obsessão sobre a lenda de Candyman. 


Confira também 'A Última Noite', dirigido por Camille Griffin e protagonizado por Keira Knightley; 'O Rebanho', de Malgorzata Szumowska; 'Corações Degringolados', de Brea Grant; 'Apanhador de Pesadelos', de Kerry Harris; 'V para Vingança', de Kelly Halihan; e 'A Babá: O Chamado das Sombras', codirigido por Nathalia Hencker e Svyatoslav Podgaevskiy. 


Terror Pelo Mundo


Embora o terror tenha uma gramática consolidada e reverberada anualmente em inúmeros filmes, principalmente nos estadunidenses, produções de diversos países ao redor do mundo se propõem a revisitar ou redefinir a linguagem do gênero à sua própria maneira. O passeio por diferentes nacionalidades pode ser encontrado em obras como 'Mimic: Não Confie nas Vozes', 'Hipnose', 'Sequestro Noturno', 'O Armário' e 'As Faces do Demônio', lançamentos recentes do terror na Coréia do Sul.


As produções russas de terror também chegam com força no catálogo, com 'A Viúva das Sombras', 'A Maldição do Espelho', 'A Sereia: Lago dos Mortos' e 'A Babá: O Chamado das Sombras'.


Também podem ser vistos: 'Você Não Estará Só' (coprodução entre Austrália, Reino Unido e Sérvia), 'O Manicômio' (Alemanha), 'Macabro' (Brasil), 'O 3º andar - Terror na Rua Malasaña' (Espanha, França) e 'Gêmeo Maligno' (Finlândia), entre outros.


Terror com T de Telecine

No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay e via operadoras.

Lista de 99 filmes: Aqui

Cinelist 'Filmes Que Dão Medo': Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado