Streaming brasileiro vai a Jerusalém gravar documentário inédito

Primeira produção internacional da Lumine, "Via Sacra" foi assistido por mais de 100 mil pessoas em menos de uma semana

 

Divulgação/Lumine

 

Plataforma brasileira de streaming, a Lumine realizou seu primeiro filme no exterior. "A Via Sacra" é um documentário gravado na Terra Santa: a produção foi a Jerusalém para mostrar de forma inédita o caminho percorrido por Jesus Cristo em sua paixão e crucificação, incluindo todas as 14 estações da Via Sacra. Em menos de uma semana, mais de 100 mil pessoas já assistiram ao longa-metragem, que está disponível gratuitamente no YouTube.

 

Com aproximadamente 80 minutos de duração, o filme reúne Gustavo Leite e Julia Sondermann na direção. "Filmamos em lugares muito restritos e raros de serem registrados, inclusive alguns que nem os guias costumam ter autorização para visitar. Com isso, conseguimos imagens únicas", destaca Leite. A equipe também contou com Bruno Dall'Alba na assistência de fotografia e Janaína Martins na produção

 

Fundador da Lumine, Matheus Bazzo avalia que a aceitação do público superou as expectativas. "Essa é uma resposta do público ao nosso trabalho que nos deixa muito felizes e realizados. A concepção e a montagem do documentário são mais lentas e densas, indo na contramão do que é comum no YouTube, que tem uma linguagem rápida e um formato que tenta nos prender aos vídeos", comenta.

 

Contra um mundo acelerado e distraído

 

Segundo Bazzo, essa escolha trouxe um certo risco. "Algumas pessoas podem estranhar e achar que o que fazemos é muito diferente do que se tem na internet hoje. Mas nós decidimos arriscar e não nos render à linguagem do momento e à superficialidade. Quisemos proporcionar um conteúdo que conduzisse à reflexão no aprofundamento. E a repercussão mostra que, felizmente, o público aceitou."

 

Ele acrescenta que o lançamento é um marco na trajetória da Lumine, que se consolidou como a maior plataforma católica de streaming da América Latina. O documentário, segundo Bazzo, inaugura as produções internacionais da Lumine. Outras obras estão previstas para ainda este ano. "Nós já nascemos com uma vocação internacional, ao compreender que nosso conteúdo não se restringe à população brasileira", afirma.

 

De acordo com o fundador da Lumine, o serviço de vídeo sob demanda quer falar ao espírito humano e mostrar a beleza do catolicismo em toda a sua abrangência. "Então, é absolutamente necessário e natural que a gente vá a outros países e mostre a presença da religião. Começamos pela Terra Santa, mas estaremos em outros lugares pela frente", aponta.

 

Uma ideia que veio dos próprios assinantes

 

A ideia de fazer o filme partiu do próprio público. Uma pesquisa foi realizada, e o resultado apontou uma carência de conteúdos relacionados ao tema da Via Sacra que tivessem tanto profundidade como qualidade audiovisual.

 

Mais do que falar sobre o futuro da Lumine, "Via Sacra" busca traduzir a essência da marca. "Nossa missão é trazer a beleza, os valores católicos e os dramas humanos através do cinema. E isso tudo poderá ser visto em profundidade nesse filme. Permeando tudo isso, apresentamos aspectos muito concretos dos dramas dessa região, tanto pelas questões históricas como pela realidade dos nossos dias na Terra Santa", diz.

 

Entre clássicos e originais

 

Criado em 2019, o serviço de vídeo sob demanda possui em seu catálogo desde clássicos do cinema — como "Cidadão Kane", "Tempos Modernos" e "Roma, Cidade Aberta" — até produções originais — incluindo o docudrama "Apóstolo do Brasil", sobre São José de Anchieta, e a série "Filhos de Cister", que retrata o cotidiano de monges. Há ainda diversas obras com temática religiosa, além de uma seção voltada ao público infantil.

 

"Nosso compromisso é disponibilizar conteúdo confiável para ver em família e que inspire os valores católicos, além de filmes e séries de valor universal", conclui Matheus Bazzo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado