Confira a programação da Japan House São Paulo para abril


São Paulo, abril de 2023 – Durante a segunda quinzena abril, a programação da Japan House São Paulo contempla visitas mediadas às exposições em cartaz Design Museum Japan: investigando o design japonês e Essência: Jardim Interior, que se encerra no dia 30 de abril, além de atividades literárias especiais, livres e com entrada gratuita.

Durante as visitas mediadas pela mostra Essência: Jardim Interior, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre a instalação botânica do artista Atsunobu Katagiri, que conta com mais de 100 espécies de plantas reunidas para criar um verdadeiro oásis em plena avenida Paulista. As atividades acontecem nos dias 18, 20 e 25 de abril, às 15h. Já no segundo andar da Japan House São Paulo acontecem as visitas à exposição Design Museum Japan, nos dias 20 e 27 de abril, sempre às 11h30. Neste passeio, o público poderá conhecer mais detalhes sobre os trabalhos de oito criadores que exaltam "tesouros do design japonês" presentes no cotidiano de diferentes províncias do país.

Já para os fãs das artes literárias, a dica é participar do Clube de Leitura JHSP e do Ciclo de Mangá. Em abril, as leituras selecionadas são Mar Inquieto, do escritor Yukio Mishima, pseudônimo do famoso novelista e dramaturgo japonês Kimitake Hiraoka, e o clássico mangá Nausicaä do Vale do Vento, do premiado autor e diretor de animação Hayao Miyazaki, respectivamente.

Publicado originalmente em 1954, Mar Inquieto conta a história do amor proibido do pescador Shinji e da filha de um poderoso morador da ilha Utajima, a mergulhadora Hatsue. Nesta narrativa breve, Mishima transforma o romance numa fábula que remete a obra shakespeareana "Romeu e Julieta", que aponta para desejos e destinos universais.

O Ciclo de Mangá traz um bate-papo sobre Nausicaä do Vale do Vento, obra do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, que ganhou uma adaptação feita para os cinemas pelo estúdio Ghibli em 1984. Inspirado pela exposição Essência, o encontro abordará um tema presente em quase todos os projetos de Miyazaki, e em especial nessa obra: a complexidade da relação entre o ser humano e natureza e as consequências do seu desequilíbrio.

Encerrando o mês, a JHSP promove a "Oficina Infantil: Fazendo piões", no dia 30, em dois horários: às 11h e às 14h. A atividade, voltada para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos, é inspirada no projeto do criador Koichiro Tsujikawa para a exposição Design Museum Japan, cujo foco são os piões e convida os participantes a fazer e customizar um pião de cabo longo de forma simples e divertida. "Eu considero o brinquedo o primeiro tipo de design que o ser humano toca com as mãos", comenta Tsujikawa Para participar é necessário retirar uma senha na recepção da JHSP, 30 minutos antes do início de cada oficina.

Serviço:
Japan House São Paulo - Programação de abril 2023
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reservas online (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Exposição Essência: Jardim Interior de Atsunobu Katagiri
Período: até 30 de abril de 2023
Local: térreo da Japan House São Paulo

Exposição Design Museum Japan: investigando o design japonês
Período: até 11 de junho de 2023
Local: segundo andar da Japan House São Paulo

Visitas Mediadas à Essência: Jardim Interior
Quando: 20 e 25 de abril, às 15h
Duração: 40 min.Classificação indicativa: livre

Visitas Mediadas à Design Museum Japan: investigando o design japonês
Quando: 20 e 27 de abril, às 11h30
Duração: 40 min.
Classificação indicativa: livre

Clube de Leitura JHSP - Mar Inquieto, de Yukio Mishima
Quando: 27 de abril, às 19h
Duração: 90 min.
Evento online via plataforma Zoom.
Vagas limitadas. Inscrições e informações no site da Japan House SP

Ciclo de Mangá - Nausicaä do Vale do Vento
Quando: 29 de abril, às 15h
Duração: 90 min.
Evento online via plataforma Zoom.
Mais informações no site da Japan House SP

Oficina Infantil: Fazendo piões
Quando: 30 de abril, às 11h e às 14h
Duração: 60 min.
Classificação etária: crianças entre 4 e 12 anos, acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senhas, distribuídas com 30 minutos de antecedência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado