Começa hoje, 19/4, o Festival Filmelier no Cinema em diversas cidades brasileiras

 

 

COM 20 FILMES INÉDITOS NA PROGRAMAÇÃO, EVENTO ACONTECE DE 19 DE ABRIL A 10 DE MAIO E TRAZ GRANDES NOMES DO CINEMA MUNDIAL

 

Festival Filmelier no Cinema, uma realização da Sofá Digital, começa a circular oficialmente hoje no Brasil. Ao longo de três semanas, de 19 de abril a 10 maio, o festival vai exibir 20 filmes inéditos, plurais e promissores que têm potencial para dialogar com diferentes públicos.

 

O circuito reúne salas independentes, como Petra Belas Artes e Reserva Cultural, e de grandes multiplex como Cinemark, Kinoplex e Cinépolis, já confirmadas em 24 cidades do país - e deve aumentar ao longo dos próximos dias. São elas: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Palmas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Aracajú e ManausConfira os cinemas, datas e horários das sessões aqui.

 

O festival trará pela primeira vez ao país produções consagradas com grandes astros do cinema como Omar Sy, Isabelle Huppert e Ethan Hawke, e diretores renomados como Amos Gitaï, Jafar Panahi e Phyllida Lloyd - diretora da franquia Mamma Mia!. A programação é diversificada, reunindo filmes premiados sobre as mais diversas temáticas, como Primeira e Segunda Guerra Mundial, dramas pessoais e familiares, romance erótico e biografias. Há produções de 18 países dos cinco continentes, que estrearam em festivais internacionais como Sundance, Toronto, Cannes e Veneza.

 

"Enxergamos o festival como uma plataforma para apresentar filmes independentes em salas e cidades fora do circuito tradicional que os receberia, com o objetivo de atrair novas audiências para os cinemas", diz Fabio Lima, CEO da Sofá Digital.

 

Entre os destaques estão "Herói de Sangue", protagonizado e produzido por Omar Sy, que, até o momento, é uma das maiores bilheterias de 2023 na França; "Blue Jean", vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022; a produção biográfica "Tesla - O Homem Elétrico", com Ethan Hawke; e os dramas "Sem Ursos", do diretor iraniano Jafar Panahi, perseguido pelo governo de seu país por protestar contra seu regime conservador; e "Uma Noite em Haifa", do premiado diretor israelense Amos Gitaï. Outro destaque é o filme nacional "Barraco de Família", estrelado por Cacau Protásio, que ganhará uma série de pré-estreias durante o evento.

 

O conteúdo do Festival é uma parceria entre as distribuidoras Synapse Distribution, Imovision, A2 Filmes, Mares Filmes, BF e Pandora. A realização tem o apoio das empresas ETC Filmes, Mundo EQX, Ingresso.com, UOL e Canal Curta.

Confira abaixo a lista de todos os títulos inéditos participantes e baixe aqui as imagens:

 

Blue Jean (Blue Jean)
Premiado no Festival de Veneza, de 2022, o filme se passa em 1988 e tem como foco a personagem Jean (Rosy McEwen), uma professora lésbica de educação física que tem de levar duas vidas, já que o governo atual do Reino Unido está com uma campanha contra a população LGBT. Dirigido por Georgia Oakley. Trailer com legendas aqui.

 

 O Último Soldado (The Chinese Widow)
Com Emile Hirsch ("Na Natureza Selvagem"), o longa fala sobre o papel do Japão na Segunda Guerra Mundial. A história acompanha Jack, um soldado americano que tem a missão de executar o primeiro bombardeio em Tóquio desde Pearl Harbor. Dirigido por Bille August, de "A Casa dos Espíritos". Trailer com legendas aqui.

 

Três Mulheres - Uma Esperança (Lost Transport)
Na primavera de 1945, um trem deportando centenas de prisioneiros judeus fica preso perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Surge, então, uma amizade inesperada entre a atiradora russa Vera (Eugénie Anselin), a garota da cidade Winnie (Anna Bachmann) e a mulher judia-holandesa Simone (Hanna van Vliet). Dirigido por Saskia Diesing. Trailer com legendas aqui.

 

Meu Vizinho Adolf (My Neighbor Adolf)

Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto convence-se de que o seu novo vizinho é nada menos que Adolf Hitler. Dirigido por Leon Prudovsky e estrelado por Udo Kier ("Bacurau", "Hunters"). Trailer com legendas aqui.

 

Além do Tempo (Zee Van Tijd)

Ambientado nos anos 1980, a história acompanha Lucas e Johanna, um casal apaixonado que, após um terrível acidente durante uma viagem de veleiro pelo Atlântico, acabam separados. Após trinta e cinco anos eles se reencontram. Dirigido por Theu Boermans, o longa é baseado em uma história real e venceu, em 2021, o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão. Trailer com legendas aqui.

 

Tesla: O Homem Elétrico (Tesla)

Inspirado na história real do celebrado inventor e cientista Nikola Tesla, o longa mostra o convívio de Tesla com Thomas Edison e a filha de J.P. Morgan, Anne, e seus avanços na transmissão de luz e energia elétrica. Dirigido por Michael Almereyda e protagonizado por Ethan Hawke. Filme vencedor do Prêmio Alfred Sloan, no Festival de Sundance, em 2020. Trailer com legendas aqui.

 

99 Luas de Paixão (99 Moons)

O drama erótico, que faz um retrato das relações modernas, acompanha um casal, Bigna (Valentina Di Pace) e Frank (Dominik Fellmann), que luta contra uma atração obsessiva, tão forte que destrói a imagem de relacionamento sadio que eles imaginaram para si mesmos. Dirigido por Jan Gassmann. Trailer com legendas aqui (para maiores de 18 anos).

 

Barraco de Família

Depois de ficar famosa, uma funkeira (Lellê) rejeita suas raízes da periferia e sua família. Quando é cancelada com o vazamento de um vídeo, ela precisará da ajuda de sua mãe (Cacau Protásio) para recuperar sua vida e carreira. A comédia nacional é dirigida por Mauricio Eça. Trailer aqui.

 

Infiltrada: Golpe de Vingança (Catch The Fair One)

Kaylee (Kali Reis), uma boxeadora, se infiltra em um esquema de tráfico humano em busca de sua irmã desaparecida. Quando a missão fica ainda mais pessoal, ela é forçada a lutar contra um poderoso cartel e confrontar seu passado traumático. Premiado no Festival de Tribeca, o thriller é produzido por Mollye Asher, de Nomadland, e dirigido por Josef Kubota Wiadyka. Trailer com legendas aqui.

 

Uma Nova Paixão (Dirt Music)

Presa em um casamento e uma vida vazia, uma mulher casada, Georgie (Kelly Macdonald), se entrega a um intenso romance com o músico Lu (Garrett Hedlund). Dirigido por Gregor Jordan, o drama é baseado em um best-seller australiano e é dos mesmos produtores de "Educação" e "Brooklyn". Trailer com legendas aqui.

 

O Lugar da Esperança (Herself)

Nesta poderosa história de esperança, uma jovem mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento. Quando decide construir sua própria casa, ela começa a descobrir sua própria força. Dirigido por Phyllida Lloyd, de Mamma Mia!, o drama é protagonizado por Clare Dunne (premiada no Festival de Berlim de 2022 na categoria "Atriz Promissora" -- "EFP Shooting Star"). Trailer com legendas aqui.

 

Uma Noite em Haifa (Laila in Haifa)

O premiado diretor israelense Amos Gitaï nos leva em uma noite pelas ruas agitadas de Haifa, onde testemunhamos as histórias entrelaçadas de cinco mulheres desafiando rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais. O filme participou da seleção oficial do Festival de Veneza, em 2020. Trailer sem legendas aqui.

 

O Falsificador (Der Passfälscher)

Ambientada em Berlim, nos anos 1940, a trama acompanha Cioma Schönhaus (Louis Hofmann, de "Dark"), um jovem judeu que começa a falsificar identidades durante a guerra para salvar a vida dele e a de outros. Dirigido por Maggie Peren. Trailer com legendas aqui.

 

Os Filhos dos Outros (Les enfants des autres)

Quando a professora Rachel (Virginie Efira, de "Benedetta" - vencedora do prêmio de Melhor Atriz pelo filme no Lumiere Awards de 2023) conhece o seu namorado, ela não imagina que entrará também em sua vida a pequena Leila, filha dele. As duas criam um profundo laço e a relação delas desperta em Rachel um já esquecido desejo pela maternidade. Dirigido por Rebecca Zlotowski. Trailer com legendas aqui.

 

Herói de Sangue (Tirailleurs)

Um pai senegalês fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. A produção é estrelada por Omar Sy, de "Intocáveis" e "Lupin", e dirigida por Mathieu Vadepied. O filme foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2022. Trailer com legendas aqui.

 

A Noite do Dia 12 (La nuit du 12)

Vencedor de seis prêmios César em 2023, incluindo "Melhor Filme", a comédia dramática acompanha Yohan (Bastien Bouillon), uma investigadora que se vê obcecada por um estranho caso de assassinato. Dirigido por Dominik Moll. Trailer sem legendas aqui.

 

Querida Zoe (Dear Zoe)

Quando Tess (Sadie Pink, de "Stranger Things" e "A Baleia") sofre uma terrível perda em sua família, ela se aproxima de seu pai biológico e encontra nele um inesperado apoio. O drama "coming of age" é dirigido por Gren Wells. Trailer com legendas aqui.

 

Rodeo (Rodeo)

Vencedor do prêmio Coup de Coeur no Un Certain Regard do Festival de Cannes 2022, o longa acompanha Julia (Julie Ledru), uma mulher independente que é apaixonada por motos. Para provar o seu valor em um universo liderado por homens, ela terá de enfrentar uma série de desafios arriscados a mando de um grupo clandestino. Dirigido por Lola Quivoron. Trailer com legendas aqui.

 

A Sindicalista (La syndicaliste)

Exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes, em 2022, o filme acompanha a história real de Maureen Kearney (Isabelle Huppert), uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em casa, a investigação a transforma de vítima em suspeita. Dirigido por Jean-Paul Salomé. Trailer com legendas aqui.

 

Sem Ursos (Khers nist)

Vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza, em 2022, o filme é dirigido e estrelado por Jafar Panahi, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo, Na história, ele é transferido para uma cidade rural para dirigir um novo filme. Enquanto luta para concluir a produção, Panahi se vê envolvido em um escândalo local. Trailer com legendas aqui.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado