O grande Gatsby: edição de luxo celebra o centenário do clássico da literatura norte-americana

 



A Buzz Editora deu início às comemorações do centenário do lançamento da primeira edição de O grande Gatsby. Publicado originalmente em 10 de abril de 1925, a história de Jay Gatsby conquistou leitores ao redor de todo o mundo e a Buzz Editora lança, em abril, uma edição luxuosa com tradução de Bruno Cobalchini Mattos.


O grande Gatsby foi adaptado para o teatro, em forma de ópera, e para o cinema quatro vezes, com versões lançadas em 1926, 1949, 1974 e 2013. Inclusive, o último filme recebeu duas estatuetas do Oscar nas categorias Melhor direção de arte e Melhor figurino. Além disso, uma série baseada na obra de Fitzgerald está sendo produzida pelo mesmo criador de Vikings e The Tudors, Michael Hirst, e deverá ser lançada pela Apple TV em breve.


Em O grande Gatsby tudo começa quando Nick Carraway, um jovem solteiro que acaba de se mudar para Nova York, recebe um convite para uma festa luxuosa e extravagante em Long Island. Por ser algo inesperado, Nick fica curioso a respeito do anfitrião da festa, o misterioso Jay Gatsby. Excêntrico, porém reservado, Gatsby é um self-made man cujo passado é desconhecido e permeado por negócios obscuros. À medida que Nick e Gastby começam uma amizade improvável, Carraway descobre que nem tudo que reluz é ouro, e que o que seu vizinho mais quer na vida é reconquistar o amor de Daisy, prima de Nick.
 

Considerado a obra-prima de Scott F. Fitzgerald, O grande Gatsby retrata os "loucos anos 20", período que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, e conduz o leitor pelo universo brilhante e frívolo de Daisy, de seu marido, Tom Buchanan, e de Gatsby, com todo o mistério que o rodeia.


Uma das características mais marcantes deste clássico é justamente o fato de ser um nítido retrato da segunda década do século 20 , como explica Bruno Mattos, tradutor da edição: "[...] há um conjunto de elementos muito raro em uma obra e que basta para criar um clássico: a recriação detalhada de uma época, com seus hábitos e costumes, uma questão pessoal entrelaçada com este cenário, mas universal (no caso, a obsessão de Gatsby, que parece mascarar um vazio existencial) e uma boa dose de originalidade".


O projeto gráfico do livro, desenvolvido pelo estúdio Bloco Gráfico, reflete visualmente o luxo e a elegância dos anos 20, e cada abertura de capítulo remete à extravagância das formas, das linhas e do contraste entre luz e sombra. Além do acabamento luxuoso da obra, que faz jus à história contada por Fitzgerald, a capa, ilustrada por Nathalia Navarro, lembra a famosa cena em que Gatsby saúda seus convidados com uma taça de champanhe no filme homônimo lançado em 2013 e protagonizado por Leonardo DiCaprio.


Seja bem-vindo à mansão de Jay Gatsby!

 

Ficha Técnica

 

Título: O Grande Gatsby

Autor: Francis Scott Fitzgerald

Tradutor: Bruno Cobalchini Mattos

Formato: 14 x 21 cm

Idioma: ‎Português

Páginas: 340

Tiragem: 6 mil

Lançamento: abril 2023

ISBN impresso: 978-65-5393-180-0 R$ 89,90

ISBN e-book: 978-65-5393-179-4 R$ 62,90

Gênero: Ficção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado