Trace Trends desta semana mergulha no universo do carimbó com participação de Dona Odete


 

João Pedrosa celebra a vida e a obra da mestra, responsável por expandir a cultura amazônica dentro e fora do Brasil

 

João Pedrosa e Dona Onete na gravação de Trace Trends (crédito: Reprodução)


No Trace Trends desta semana, João Pedrosa mergulha no universo do carimbó, ritmo originário amazônico . O apresentador mostra a mistura de tradição indígena com elementos negros e europeus. Com participação da cantora e compositora Dona Onete, mestra do carimbó. O EP será transmitido neste sábado (22), às 18:00h, no Multishow, e depois fica disponível na plataforma de streaming da Globoplay.


Nascido das mãos dos agricultores do norte do país, o carimbó é um ritmo típico do Pará, que mistura dança típica, moda e a identidade de um povo. A cantora e referência do Carimbó, Dona Onete, apresenta em suas canções as riquezas da Amazônia e destaca quais são suas motivações para compor. "Romantizo as nossas belezas naturais e levo cada detalhe para as composições. Tudo isso em forma de poesia. Foi assim que comecei a ocupar espaços", afirma a artista.

 

Expandindo a cultura amazônica, Dona Onete ressalta a importância da presença feminina no estilo musical. "O carimbó era só de homens, não tinha esse negócio de mulher, era um espaço dominado por eles. Quando cheguei cantando e fazendo letras de carimbó foi assustador", comenta.

 

O primeiro disco da artista "Feitiço Caboclo" lançado em 2012 foi uma obra aclamada pela crítica nacional. O paraense Felipe Cordeiro, artista da cena contemporânea brasileira, ressalta, em entrevista ao TT, o impacto da Dona Onete na música brasileira. "Ela é um grande ícone e referência para todas as gerações. Dona Onete começou a gravar e mostrar-se como compositora aos 60 anos e é admirável porque ela traz toda uma tradição da cultura do carimbó e ao mesmo tempo inspira as futuras gerações".

 

O episódio conta ainda com a participação da cantora paraense Aíla, Galiana Brasil, gerente do núcleo de Artes Ciências, Literatura e Música do Itaú Cultural, e Vinícius Murilo de Souza, produtor da instituição, que recebe uma ocupação artística sobre Dona Onete.

 

Com apresentação de Alberto Pereira Jr, Xan Ravelli, Ad Júnior, João Luiz Pedrosa, o Trace Trends tem, a cada semana, um episódio inédito exibido todos os sábados, às 18h, no Multishow, e disponibilizado no Globoplay.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado