Em junho, banda larga fixa supera metas estabelecidas pela Anatel


Os resultados das medições da banda larga fixa realizadas em junho nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo demonstram que as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia avaliadas alcançaram as metas estabelecidas na regulamentação da Anatel para os indicadores de velocidade instantânea e velocidade média.

O mapa a seguir detalha os resultados do indicador de velocidade instantânea - obrigação de as prestadoras garantirem que a velocidade aferida em pelo menos 95% das medições atinja 20% da velocidade contratada -, alcançados no último mês.

Indicador de velocidade instantânea

No indicador de velocidade média - obrigatoriedade de as prestadoras garantirem que a velocidade média aferida durante o mês atinja no mínimo 60% da velocidade contratada -, foram atingidos os resultados detalhados a seguir.

Indicador de velocidade média

Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço. Na banda larga fixa, são verificadas a velocidade de upload, a velocidade de download, a latência, a variação da latência (ou jitter) e a perda de pacotes. Para as medições, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br.

A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, a Anatel também identificou as velocidades médias das conexões banda larga desses usuários nos planos com velocidades de até 2Mbps e naqueles com velocidades superiores, conforme o mapa abaixo.

Velocidade média das conexões

A partir do próximo mês, a divulgação dos resultados incluirá, também, as operadoras do Rio Grande do Norte e os demais indicadores de rede (latência, variação da latência, perda de pacotes e disponibilidade). A distribuição dos medidores será concluída, em todo o País, até o final de outubro, conforme o mapa abaixo.

Cronograma de distribuição e divulgação da aferição da qualidade da banda larga fixa

Banda larga móvel

As medições da qualidade da banda larga móvel tiveram início no Rio de Janeiro e, até o final de outubro, abrangerão todo o País. Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários e são avaliadas a taxa de velocidade média e a taxa de velocidade instantânea.

O mapa abaixo aponta o cronograma de instalação dos medidores e de divulgação dos resultados das medições da banda larga móvel. A partir de agosto serão divulgados os resultados da banda larga móvel (velocidades instantânea e média).

Cronograma de distribuição e divulgação da aferição da qualidade da banda larga móvel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado