Brasil estreia na Copa do Mundo de Futebol de Areia contra a Suíça

SPORTV - GLOBO- GE

TV Globo, SporTV e ge exibem todas as partidas da seleção. Comentarista Júnior, campeão da competição por seis vezes, analisa as chances de mais um título da seleção

Maior vencedor da história da Copa do Mundo de Futebol de Areia, com 15 títulos – cinco desde que a Fifa assumiu a organização da competição – o Brasil inicia a caminhada em busca de mais uma taça. A estreia na edição disputada em Moscou, na Rússia, é nesta sexta-feira, dia 20, contra a Suíça, com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do ge. Comentarista da TV Globo, Junior conhece bem a importância da competição e seus desafios: como jogador, foi campeão do mundo por seis vezes. Ele estará na transmissão da TV Globo e do ge, ao lado do narrador Everaldo Marques e de Paulo Sérgio. No SporTV, a narração é de Clayton Carvalho e os comentários, de Robertinho Vilela.
 
No 'Globo Esporte' desta sexta-feira, dia 20, o repórter Raphael de Angeli analisa o futebol de areia atual e conversa com os jogadores Mão e Mauricinho e com o técnico Gilberto Costa sobre a expectativa para a estreia. Na editoria do ge dedicada ao esporte, informações atualizadas sobre a Copa do Mundo, tabela e vídeos dos gols.
 
JUNIOR, comentarista da TV Globo e do SporTV e ex-jogador de futebol de areia
 
O que mudou no futebol de areia do início das disputas profissionais até hoje? 
O jogo teve uma mudança grande em relação ao início, em 1993, e ao primeiro Mundial, realizado dois anos depois. Antigamente, era baseado na parte técnica, e hoje tem bastante coisa ligada à parte física. A versatilidade dos jogadores é algo que mudou bastante também. Hoje é impossível ter um jogador que exerça apenas uma função, já que é preciso defender e atacar com o mesmo equilíbrio. As regras também mudaram. Antes, o goleiro poderia ficar fora da área por quanto tempo quisesse, agora tem apenas quatro segundos para colocar a bola em jogo. Com isso, o jogo tende a ficar muito mais rápido e dinâmico, e pode favorecer a seleção brasileira, por ser um time leve e com ótimo poder de finalização.  
 
Qual é a importância do futebol de areia e do Mundial no cenário esportivo internacional?  
A modalidade já está consolidada em todos os cenários. Atualmente temos o Campeonato Europeu e competições nacionais muito disputadas em grandes centros, como Itália, Rússia, Portugal e Espanha. Automaticamente suas seleções ficaram fortes. A hegemonia da seleção brasileira vai continuar, mesmo não tendo um calendário tão forte quanto o dos europeus, porque temos uma fábrica inesgotável de talentos que jogam na areia. Principalmente na região Nordeste, por conta das praias e da prática constante da modalidade.  
 
O que podemos esperar da estreia da seleção brasileira diante da Suíça?  
A seleção suíça, assim como a maioria das seleções, evoluiu bastante. Conta com o comando do Angelo Schirinzi, técnico do Crystal, da Rússia, atual campeão europeu e time dos brasileiros Datinha, Mauricinho e Rodrigo, que integram a seleção. O goleiro suíço Elliot trabalha muito bem com os pés e é quem organiza a equipe. O craque suíço é o camisa 10 Ott, finalizador e muito dinâmico, mas que vem de uma contusão grave no joelho esquerdo. A defesa tem um jogador muito interessante também, o Borer, que chuta muito bem de longa distância; e o incansável Stankovic, centroavante que usa bem o corpo e tem muita qualidade técnica. Os suíços jogam sempre buscante o ataque, então a promessa é de uma partida de muitos gols. O Brasil manteve a base dos últimos seis anos, sempre com o Gilberto Costa no comando e jogadores como o Mão, Rafa Padilha, Catarinho, Datinha, Rodrigo, Mauricinho, Felipe e Lucão. Como novidades, o goleiro Bobô, do Maranhão, e dois jogadores de defesa muito bons, Antônio e Luis Henrique. Na frente, dois nomes do Rio Grande do Norte, o Edson Hulk e o Alisson que, com 23 anos, é o mais jovem da equipe. Vale ficar de olho no Mauricinho, que é o melhor jogador desta seleção há bastante tempo. 
 
O Brasil é o maior vencedor da história da competição. Chega como favorito? Quais os principais adversários?  
A seleção brasileira será sempre uma das favoritas para a conquista do título, mas não podemos esquecer os russos, que jogarão em casa; os atuais campeões portugueses; a Espanha e a Itália. Levo muita fé nesta equipe, principalmente pela manutenção da base e a chegada de alguns jogadores jovens. Vamos torcer para que a seleção brasileira faça um excelente Mundial. 
 
Como vai ser estar ao lado de Everaldo Marques e do Paulo Sérgio, seu parceiro de tantos jogos, na transmissão da estreia do Brasil?  
Sempre um prazer estar ao lado do meu amigo Paulo Sérgio, que foi um dos que começaram comigo a difundir essa modalidade. Hoje temos o maior orgulho e satisfação de ver que o futebol de areia virou uma febre no Brasil. E tenho certeza que o Everaldo Marques vai falar pelo menos um "Você é Ridículo!" durante essa transmissão. E que seja para jogadores brasileiros!
  
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE AREIA
 
Fase de grupos
 
Sexta-feira, 20/8 
13h – Portugal x Omã – SporTV2 
14h30 – Brasil x Suíça – TV Globo, SporTV e ge 
 
Domingo, 22/8 
13h – Brasil x El Salvador – TV Globo, SporTV e ge 
14h30 – Portugal x Senegal – SporTV3 
 
Terça-feira, 24/8 
13h – Uruguai x Portugal – SporTV2 
14h30 – Brasil x Bielorússia – TV Globo, SporTV e ge 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado