O E! ENTERTAINMENT ESTREIA ‘VOZES DO E!’, DOCUMENTÁRIO COM NARRAÇÃO DE ZEZÉ MOTTA QUE DISCUTE A POSIÇÃO DA MULHER NAS TELAS E NA SOCIEDADE



"Não é só ter voz. É preciso gritar!" A fala da escritora Isabel Dias sintetiza o sentimento das mulheres no filme-experimento que discute os (pre)conceitos refletidos nas produções audiovisuais. Afinal, o que é representatividade?

Zezé Motta, narradora do documentário, durante pocket show na pré-estreia de 'Vozes do E!'


São Paulo, 10 de novembro de 2021 - "Por que ainda é tão difícil ver e ouvir a pluralidade de vozes das mulheres do mundo e suas incríveis histórias nas telas?". Com sua voz potente, a atriz Zezé Motta convida os espectadores a uma reflexão. Afinal, ela é uma artista que lutou para conquistar espaço no audiovisual e ir além dos papéis estereotipados reservados a uma mulher negra. Com esse olhar e com muito orgulho, o E! Entertainment tem o prazer de anunciar a estreia do documentário VOZES DO E!, uma produção original que reúne mulheres diversas, cujas vozes precisam ser ouvidas e cujas figuras merecem destaque em qualquer tela. O VOZES DO E! vai ao ar terça-feira, 16 de novembro, às 22h, no E! Entertainment.

Guiado pela voz de Zezé Motta, o documentário dirigido por Paula Sacchetta traz sete mulheres em uma conversa íntima, franca e necessária sobre representatividade, racismo, machismo, gênero e padrões de comportamento e beleza que estão enraizados no imaginário coletivo e nas estruturas sociais, e são conceitos fortalecidos pela indústria do audiovisual. Nas telas, as mulheres são vulneráveis, jovens, brancas e com corpos magros, feitos para as fantasias e desejos masculinos.

O VOZES DO E! é um filme-experimento que parte da ideia de questionar esses estereótipos ao fotografar mulheres em posições e situações que raramente vemos na mídia: uma negra como CEO de uma empresa; uma loira boxeadora; uma mulher de mais de 60 anos com lingerie sexy; uma princesa oriental de cabelos ondulados; uma transexual astronauta; uma miss gorda e uma jovem negra como presidente do Brasil.

As fotos são mostradas nas ruas e as reações das pessoas são ouvidas por essas mulheres. Elas discutem essas vozes que, muitas vezes, são opiniões difíceis de ouvir, mas que precisam ser superadas, ultrapassadas e ressignificadas. Afinal, a construção de novos imaginários traz novas possibilidades.

"O meu propósito é mudar o imaginário das pessoas do que é ser uma modelo bem-sucedida. Quando as pessoas olham para mim e conseguem enxergar essa possibilidade, muda muita coisa", fala a modelo Rita Carreira. A escritora Isabel Dias vai contra o que viu na tela da televisão: "Uma pessoa que me inspirou a não ser como ela foi a Dona Benta, de avental e birote, gente! Meu cabelo é branco, mas eu não sou a Dona Benta, não!"

Para a atriz e comunicadora Carinna Morena, as pessoas precisam abrir os olhos e perceber que a mulher pode compor diversos cenários. "Se uma menina não está sonhando em ser astronauta e um menino sonha, tem alguma coisa errada com a sociedade", diz.

Participam ainda do filme-experimento Luana Tanaka (atriz), Mafoane Odara (psicóloga e executiva de RH), Natallia Rodrigues (atriz, publicitária e psicóloga), e Neon Cunha (publicitária e ativista). Toda a conversa é permeada por depoimentos de personalidades como a drag queen, professora e apresentadora Rita Von Hunty, a atriz Maria Bopp, a apresentadora e cineasta Marina Person, a modelo Miranda Luz e a cantora e compositora Elza Soares.


"A luta contra o estereótipo e a invisibilidade da mulher negra nas telas é a luta da minha vida. Este é o meu lugar de fala. Minha carreira foi cheia de altos e baixos. Comecei com o pé direito, com uma peça de Chico Buarque de Hollanda e depois teve uma outra fase muito complicada, pois me chamavam sempre para fazer os mesmos personagens: a empregada, a serviçal... O problema não era fazer a empregada. O problema é que elas não tinham voz. Elas viviam a reboque dos personagens brancos. Tive de lutar muito contra isso, denunciar." (Zezé Motta)
VOZES DO E!, produção do E! Entertainment realizada com a Mood Hunter por uma equipe formada 99% por mulheres, é um documentário que representa uma amostra do que o audiovisual brasileiro pode fazer para amplificar as vozes femininas, diversas e potentes, que não aceitam mais serem caladas, inaudíveis e ignoradas. O desfecho dessa história está sendo construído por muitas outras vozes que acolhem, se identificam e percebem que não estão sós nessa caminhada.


VOZES DO E! estreia terça-feira, 16 de novembro, às 22h, no E! Entertainment.


Carrina Morena
Natállia Rodrigues
Mafoane Odara
Luana Tanaka
Rita Carreira
Neon Cunha
Rita Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado