O evento, que este ano tem como tema 'preservação e memória do audiovisual', será realizado de forma remota com transmissão ao vivo pela TV Cultura; votação popular começa hoje
Ruy Guerra | Crédito: Simone Kontraluz
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição e terá como tema a preservação e a memória do audiovisual. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura no dia 28 de novembro, a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo mas resistiu e vai renascer, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021. Por causa da pandemia, o evento – que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação. Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação está aberta a partir de hoje, 8 de novembro, no site da Academia - https://gp2021.academiabrasileiradecinema.com.br/ - e vai até o dia 26 de novembro. Num ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, salvou a Cinemateca Brasileira do abandono: o S.O.S. Cinemateca – APACI. Com roteiro do jornalista Hugo Sukman e direção de Lucas Rochetti, a transmissão do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será costurada com imagens de produções que marcaram a história do audiovisual e por apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso. Fazem parte do repertório canções como "Odeon", de Ernesto Nazareth; "Reza", de Ruy Guerra e Edu Lobo; "Perseguição", de Sérgio Ricardo; e "Passaredo", de Francis Hime e Chico Buarque. A festa terá ainda a presença, virtual, de nomes como Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine, diretora, roteirista, produtora; Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura. O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pelo Ministério do Turismo e pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro conta com o patrocínio da SABESP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da PwC Brasil, que acompanha e faz a apuração da votação. O prêmio tem correalização da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. LINK VINHETA FILMES FINALISTAS FOTOS DOS FINALISTAS FINALISTAS GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021 MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO - A DIVISÃO – O FILME de Vicente Amorim. Produção: José Júnior por AA - Afroreggae Audiovisual S.A.
- A FEBRE de Maya Da-Rin. Produção: Maya Da-Rin por Tamanduá Vermelho e Leonardo Mecchi por Enquadramento Produções.
- BOCA DE OURO de Daniel Filho. Produção: Daniel Filho por Lereby Produções.
- CIDADE PÁSSARO de Matias Mariani. Produção: Matias Mariani, Juliana Funaro e Renata Wolter por Primo Filmes, Issis Valenzuela por Tabuleiro Filmes, Marie-Pierre Macia e Claire Gadéa por MPM Film.
- PACARRETE de Allan Deberton. Produção: Allan Deberton por Deberton Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO - BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU de Bárbara Paz. Produção: Bárbara Paz e Myra Babenco por HB filmes.
- DENTRO DA MINHA PELE de Toni Venturi e Val Gomes. Produção: Tiago
Berti e Toni Venturi por Olhar Imaginário. - FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL de Carol Benjamin. Produção: Carol Benjamin, Leandra Leal, Maria Barreto e Rita Toledo por Daza Filmes.
- FOTOGRAFAÇÃO de Lauro Escorel. Produção: Zita Carvalhosa por Cinematográfica Superfilmes.
- PARTIDA de Caco Ciocler. Produção: Beto Amaral por Cisma Produções e Caco Ciocler
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA - CARLINHOS E CARLÃO de Pedro Amorim. Produção: Iafa Britz e Carolina Castro por Migdal Filmes.
- DE PERTO ELA NÃO É NORMAL de Cininha de Paula. Produção: Joana Henning e Paula Torres por Escarlate.
- NÃO VAMOS PAGAR NADA de João Fonseca. Produção: Luiz Noronha, Cecilia Grosso, Samanta Moraes, Renato Fagundes e Alberto Elias por A Fábrica Filmes.
- NO GOGÓ DO PAULINHO de Roberto Santucci. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes
- OS ESPETACULARES de André Pellenz. Produção: Silvia Fraiha por Fraiha Produções de Eventos e Editora.
- PACARRETE de Allan Deberton. Produção: Allan Deberton por Deberton Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO - OS UNDER-UNDERGROUNDS, O COMEÇO de Nelson Botter Jr. Produção: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr por Tortuga Studios
- OSMAR, A 1º FATIA DO PÃO DE FORMA de Ale McHaddo. Produção: Ale McHaddo e Guilherme Machado de Sá por 44 Bico Largo
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL - 10 HORAS PARA O NATAL de Cris D'Amato. Produção: Marcio Fracarolli, Sandi Adamiu e Andre Fracarolli por Paris Produções
- O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS de Adolpho Knauth. Produção: Denis Knauth e Adolpho Knauth por Moove House
MELHOR DIREÇÃO - ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
- DANIEL FILHO por Boca de Ouro.
- GERALDO SARNO por Sertânia.
- JEFERSON DE por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
- SANDRA KOGUT por Três Verões.
- VICENTE AMORIM por A Divisão – O Filme.
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM - ALLAN DEBERTON por Pacarrete.
- BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
- DJIN SGANZERLA por Mulher Oceano.
- MATIAS MARIANI por Cidade Pássaro.
- MAYA DA-RIN por A Febre.
MELHOR ATRIZ - ANDREA BELTRÃO como FREDERICA por Verlust.
- LORENA COMPARATO como CELESTE por Boca de Ouro.
- MALU MADER como GUIGUI por Boca de Ouro.
- MARCÉLIA CARTAXO como PACARRETE por Pacarrete.
- REGINA CASÉ como MADÁ por Três Verões.
MELHOR ATOR - FLÁVIO BAURAQUI como JORGE por Abraço.
- IRANDHIR SANTOS como BRENO por Fim de Festa.
- MARCOS PALMEIRA como BOCA DE OURO por Boca de Ouro.
- ROGÉRIO FRÓES como LIRA por Três Verões.
- SILVIO GUINDANE como CAVEIRINHA por Boca de Ouro.
- SILVIO GUINDANE como MENDONÇA por A Divisão – O Filme.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - BERTA LORAN como SARITA por Jovens Polacas.
- DENISE FRAGA como BERENICE por Música para Morrer de Amor.
- GISELE FRÓES como MARTA por Três Verões.
- HERMILA GUEDES como COSMA e DAMIANA por Fim de Festa.
- SOIA LIRA como MARIA por Pacarrete.
- ZEZÉ MOTTA como ILZA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
- ZEZITA MATOS como CHIQUINHA por Pacarrete.
MELHOR ATOR COADJUVANTE - FLAVIO BAURAQUI como SARGENTO DA PM por Não Vamos Pagar Nada.
- FLAVIO BAURAQUI como TIÃO por Macabro.
- FLAVIO MIGLIACCIO como SR. ABRAÃO por Jovens Polacas.
- GUILHERME FONTES como AGENOR por Boca de Ouro.
- JOÃO MIGUEL como MIGUEL por Pacarrete.
- OTÁVIO MULLER como EDGAR por Três Verões.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL - ALLAN DEBERTON, ANDRÉ ARAÚJO, NATÁLIA MAIA e SAMUEL BRASILEIRO por Pacarrete.
- JORGE FURTADO e ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
- MARIA CAMARGO e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
- MATIAS MARIANI, CHIKA ANADU, FRANCINE BARBOSA, JULIA MURAT, MAÍRA BÜHLER e ROBERTO WINTER por Cidade Pássaro.
- SANDRA KOGUT e IANA COSSOY PARO por Três Verões.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO - ALE MCHADDO – Adaptado da Serie de TV "Osmar, a 1º fatia do pão de forma", de Ale McHaddo – por Osmar, a 1ª Fatia do Pão de Forma.
- ALEX LEVY-HELLER – adaptado da obra "Jovens Polacas", de Esther Largman – por Jovens Polacas.
- ESMIR FILHO e ISMAEL CANEPPELE – adaptado da obra "Verlust", de Ismael Caneppele – por Verlust.
- EUCLYDES MARINHO – adaptado da obra "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues – por Boca de Ouro.
- JEFERSON DE e FELIPE SHOLL – adaptado da obra "M8: Quando a Morte socorre a Vida", de Salomão Polakiewicz – por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - AZUL SERRA por Macabro.
- BARBARA ALVAREZ por A Febre.
- BETO MARTINS por Pacarrete.
- FELIPE REINHEIMER por Boca de Ouro.
- GUSTAVO HADBA por A Divisão – O Filme.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE - ANA DOMINONI por Sertânia.
- ANA PAULA CARDOSO por A Febre.
- DANIEL FLAKSMAN por A Divisão – O Filme.
- MARIO MONTEIRO por Boca de Ouro.
- RODRIGO FROTA por Pacarrete.
MELHOR FIGURINO - ANA AVELAR por Macabro.
- ANA DOMINONI por Sertânia.
- CHRIS GARRIDO por Pacarrete.
- KIKA LOPES por Boca de Ouro.
- SOL AZULAY por Jovens Polacas.
MELHOR MAQUIAGEM - ADRIANO MANQUES por Boca de Ouro.
- BRITNEY FEDERLINE por Aos Olhos de Ernesto.
- SID ANDRADE por Jovens Polacas.
- SONIA PENNA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
- TAYCE VALE por Pacarrete.
MELHOR EFEITO VISUAL - BERNARDO NEDER por Jovens Polacas.
- BERNARDO NEDER por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
- HOËL SAINLEGER por A Febre.
- MARCELO SIQUEIRA, ABC por A Divisão – O Filme.
- MARCELO SIQUEIRA, ABC por Boca de Ouro.
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO - DANILO LEMOS por A Divisão – O Filme.
- DIANA VASCONCELLOS, ABC por Boca de Ouro.
- GIBA ASSIS BRASIL por Aos Olhos de Ernesto.
- JOANA COLLIER por Pacarrete.
- KAREN AKERMAN por A Febre.
- SÉRGIO MEKLER, EDT e LUISA MARQUES por Três Verões.
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO - CAO GUIMARÃES e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
- DOMINGOS OLIVEIRA e VICTOR MAGRATH por Os 8 Magníficos.
- FABIO SANTOS por Aquecimento Global.
- IDÊ LACRETA por Fotografação.
- JORDANA BERG por Soldado Estrangeiro.
- MARCOLA MARINHO e PAULO ALBERTO por Dentro da Minha Pele.
- MARÍLIA MORAES, EDT e ISABEL CASTRO, EDT por Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil.
MELHOR SOM - GABRIELA CUNHA, XAVIER THIBAULT e GILLES BERNADEAU por Cidade Pássaro.
- JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO REIS, ABC e PAULO GAMA por A Divisão – O Filme.
- JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, TOMÁS ALEM, BERNARDO UZEDA, RODRIGO NORONHA e GUSTAVO LOUREIRO por Macabro.
- MÁRCIO CÂMARA, CAUÊ CUSTÓDIO e RODRIGO FERRANTE por Pacarrete.
- RODRIGO FERRANTE, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
MELHOR TRILHA SONORA - ANDRÉ ABUJAMRA e ERON GUARNIERI por Abraço.
- BÁRBARA PAZ e O GRIVO por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
- BERNA CEPPAS por Boca de Ouro.
- DJ DOLORES por Fim de Festa.
- FRED SILVEIRA por Pacarrete.
MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO TV PAGA/ OTT - ROCKY & HUDSON: OS CAUBÓIS GAYS – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Erica Maradona. Produtora Brasileira Independente: Otto Desenhos Animados
- SENNINHA NA PISTA MALUCA – 2ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Bianca Senna. Produtora Brasileira Independente: Gullane
- ZUZUBALÂNDIA – 2ª TEMPORADA (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast). Direção Geral: Mariana Caltabiano. Produtora Brasileira Independente: Mariana Caltabiano Criações
MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO TV PAGA/ OTT - AMARELO PRISMA – 1ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Emicida e Evandro Fióti. Produtora Brasileira Independente: Laboratório Fantasma Produções e Mutato Entretenimento.
- ANITTA: MADE IN HONÓRIO – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Andrucha Waddington e Pedro Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
- CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES – 1ª TEMPORADA (Looke). Direção Geral: Guilherme Fiuza Zenha e Silvia Godinho. Produtora Brasileira Independente: Immagini Animation Studios.
- FAVELA GAY - PERIFERIA LGBTQI+ – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Rodrigo Felha. Produtora Brasileira Independente: Luz Mágica Produções Audiovisuais.
- MILTON E O CLUBE DA ESQUINA – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Vitor Mafra. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV PAGA/ OTT - BOM DIA, VERÔNICA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca. Produtora Brasileira Independente: Zola Filmes.
- DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - 14ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Vivianne Jundi. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
- HARD – 1ª TEMPORADA (HBO). Direção Geral: Rodrigo Meirelles. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
- OS ÚLTIMOS DIAS DE GILDA - 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Gustavo Pizzi. Produtora Brasileira Independente: Baleia Filmes.
- UM CONTRA TODOS – 4ª TEMPORADA (Fox). Direção Geral: Breno Silveira e Daniel Lieff. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV ABERTA - GILDA, LUCIA E O BODE - 1ª TEMPORADA (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington e Pedro Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
- SOB PRESSÃO – PLANTÃO COVID - TEMPORADA ESPECIAL (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
- TÁ PUXADO - 1ª TEMPORADA (TV Jornal/SBT). Direção Geral: Rodrigo César. Produtora Brasileira Independente: All Screens Films
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO - MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, de Shawara Maxakali e Charles Bicalho.
- O HOMEM DAS GAVETAS, de Duda Rodrigues.
- SUBSOLO, de Erica Maradona e Otto Guerra.
- TANDEM, de Vivian Altman.
- UM PEIXE PARA DOIS, de Chia Beloto.
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO - À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE, de Bruna Barros e Bruna Castro.
- CINEMA CONTEMPORÂNEO, de Felipe André Silva.
- FILHAS DE LAVADEIRAS, de Edileuza Penha de Souza.
- IN MEMORIAN - O ROTEIRO DO GRAVADOR, de Sylvio Lanna.
- MINHA HISTÓRIA É OUTRA, de Mariana Campos.
- O QUE PODE UM CORPO?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
- RUA AUGUSTA, 1029, de Mirrah da Silva.
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO - 5 ESTRELAS, de Fernando Sanches.
- A BARCA, de Nilton Resende.
- EGUM, de Yuri Costa.
- PERIFERICU, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira.
- RECEITA DE CARANGUEJO, de Issis Valenzuela.
- REPÚBLICA, de Grace Passô.
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO - MONOS, ENTRE O CÉU E O INFERNO | Monos (Colômbia) / Ficção / Direção: Alejandro Landes. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
- O FILME DE BRUNO ALEIXO | O Filme de Bruno Aleixo (Portugal) / Ficção / Direção: João Moreira e Pedro Santo. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
- O ROUBO DO SÉCULO | El Robo del Siglo (Argentina) / Ficção / Direção: Ariel Winograd. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros.
- PORNÔ PARA PRINCIPIANTES | Pornô para Principiantes (Uruguai, Argentina e Brasil) / Ficção / Direção: Carlos Ameglio – Coprodução Brasileira: BossaNovaFilms – Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
- TARDE PARA MORRER JOVEM | Tarde para Morir Joven (Chile, Brasil, Holanda e Catar) / Ficção / Direção: Dominga Sotomayor – Coprodução Brasileira: RT Features – Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL - APOCALYPSE NOW: FINAL CUT | Apocalypse Now: Final Cut (EUA) / Ficção / Direção: Francis Ford Coppola. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
- JOJO RABBIT | Jojo Rabbit (EUA) / Ficção / Direção: Taika Waititi. Distribuidor Brasileiro: Disney.
- O FAROL | The Lighthouse (EUA) / Ficção / Direção: Robert Egges. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
- O PAI | The Father | Bashtata (Bulgária e Grécia) / Ficção / Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
- VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI | Sorry We Missed You (Reino Unido) / Ficção / Direção: Ken Loach. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
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