"Álbum de Memórias" estreia no Canal Futura e eterniza lembranças e histórias de grandes nomes da cultura nacional e internacional


A série é uma narrativa das vivências de Eric Nepomuceno com amigos como Fernanda Montenegro, Tom Jobim, Gabriel García Márquez, Darcy Ribeiro, entre outros

No próximo dia 12 de novembro, o Canal Futura estreia a série "Álbum de Memórias", que vai ao ar às 22h todas as sextas-feiras. Com o objetivo de valorizar a memória como uma ferramenta essencial para a construção da sociedade, especialmente nos âmbitos da cultura e educação, a série traz histórias de pessoas de diferentes gerações e origens, que desempenharam um trabalho muito significativo para seus respectivos setores de atuação, como cinema, teatro, arquitetura, música e educação. Álbum de Memórias é um programa narrado pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno, que conta cada história a partir das memórias que construiu com os protagonistas apresentados ao longo dos episódios. Ele convida o telespectador a conhecer melhor os personagens a partir de sua lente intimista, construída com memórias afetuosas vividas com Gabriel García Márquez, Joan Baez, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Julio Cortázar, Tom Jobim, Augusto Boal e Darcy Ribeiro.

Produzida pela Nepomuceno Filmes e com desenhos feitos por Guto Nepomuceno - irmão de Eric - para ilustrar as memórias apresentadas, a série retoma uma parceria familiar iniciada anos atrás com outras produções. A ideia surgiu a partir da criação de pequenos vídeos caseiros e leituras que expressam lembranças afetuosas de Eric durante a pandemia para suas redes sociais. "Um dos reflexos da pandemia é um estímulo à memória, do que perdemos neste período e do mundo de antes. A série traz esse resgate e também uma celebração da vida e da arte de artistas maravilhosos, fundamentais para a cultura universal." Conta Felipe Nepomuceno, diretor da série e filho de Eric.

Com grandes nomes da cultura nacional e internacional, a série é composta por várias amizades e afetos do autor, que vai desde amigos íntimos como Gabriel García Márquez e Darcy Ribeiro, passando por amizades recentes como Fernanda Montenegro, até pessoas com quem Eric teve breves encontros que marcaram sua vida, como Joan Baez.

Eric Nepomuceno | Créditos: Felipe Nepomuceno
Fernanda Montenegro | Créditos: Guto Nepomuceno
Gabriel García Márquez | Créditos: Guto Nepomuceno

A série contém oito episódios, que são divididos em 2 blocos: um com a análise e comentários de Eric sobre a obra do protagonista, sob um ponto de vista pessoal e intimista, descrevendo o contexto e a época na qual a obra foi criada, e outro contando eles se conheceram, revelando histórias e curiosidades que ficaram eternizadas pela memória. O Álbum de Memórias passa a integrar a rede de atuação do Futura, a fim de ampliar a representatividade cultural nas telas. Até o fim do ano, o Canal promove um conjunto de iniciativas multiplataformas com conteúdos audiovisuais, cursos, mobilizações para as agendas de cultura, educação e juventudes. Os episódios ficam disponíveis também nos Canais Globo e Globoplay.



SERVIÇO:

Álbum de Memórias

Seriado com 8 episódios narrados por Eric Nepomuceno analisando as obras de amigos, alguns dos principais nomes da cultura do século XX, recordando encontros e memórias pessoais sobre cada um.



Estreia: 12 de novembro, com novos episódios toda sexta-feira, às 22h.

Reprises: Domingos, às 16h30; segundas, às 15h; e quartas, à 00h50

Classificação: livre

Episódios:

01 - GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Eric analisa a obra do amigo Gabriel García Márquez, recordando o início da amizade entre os dois e a extensa convivência que tiveram ao longo dos tempos, até a morte do escritor colombiano, em 2014.

02 - JOAN BAEZ

Eric conta a trajetória de Joan Baez, ícone da luta pelos direitos humanos, além de recordar encontros que tiveram ao longo das décadas, relevando aspectos pouco conhecidos da cantora norte-americana.

03 - OSCAR NIEMEYER

Um perfil intimista de Oscar Niemeyer, incluindo detalhes surpreendentes da sua obra e lembranças pessoais do icônico arquiteto, incluindo personagens históricos como Fidel Castro e Luís Carlos Prestes.

04 - FERNANDA MONENEGRO

Eric destaca atuações fundamentais da atriz Fernanda Montenegro e o seu importante papel cívico na sociedade brasileira, celebrando o estreitamento do laço de amizade entre ambos, durante a pandemia de 2020.

05 - JULIO CORTÁZAR

Eric celebra a obra do escritor argentino Julio Cortázar, destacando a importância do amigo no cenário literário da América Latina, além de recordar encontros marcantes que tiveram em diversas cidades do mundo.

06 - TOM JOBIM

Eric recorda momentos fundamentais da carreira musical do amigo Tom Jobim, seus principais parceiros, além revelar histórias e curiosidades sobre o músico brasileiro mais importante do século XX.

07 - AUGUSTO BOAL

Eric narra a trajetória do amigo Augusto Boal, recordando momentos difíceis que passaram durante o exílio na década de 70 e sublinhando a importância da figura de Boal para a história do teatro mundial.

08 - DARCY RIBEIRO

Encerrando a primeira temporada da série, Eric homenageia Darcy Ribeiro no ano do seu centenário, valorizando as múltiplas atividades e o brilhantismo do antropólogo em todas as áreas de atuação, além do seu legado para a educação no Brasil.

Sobre o Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto