O QUE VOCÊ FAZ IMPORTA: AÇÕES DIÁRIAS PODEM AUXILIAR NO COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Logotipo    Descripción generada automáticamente con confianza baja

 

Com o objetivo de inspirar pessoas a terem hábitos mais sustentáveis, a National Geographic apresenta algumas iniciativas que podem fazer a diferença no futuro do planeta

 

Estrela dourada em fundo preto    Descrição gerada automaticamente com confiança média

(Mapa de Calor NASA)

 

Atualmente, o aumento da temperatura global vem dando indícios de como o mau relacionamento do homem com o planeta gerou um grande impacto ambiental ao longo dos tempos. Segundo o mapa de calor da NASA, a temperatura global subiu mais de 2ºC desde o ano de 1880.

 

Entretanto, a boa notícia é que o descaso com o meio ambiente ainda pode ser revertido. Para que se torne possível a frenagem do aumento da temperatura, a luta em prol do clima precisa ganhar força, fazendo-se assim necessária uma série de mudanças de hábitos e práticas individuais e coletivas. 

 

É neste propósito que a National Geographic convida o público a participar de sua campanha O Que Você Faz Importa, que busca inspirar todas as pessoas da América Latina a tomar ações concretas em prol do meio ambiente através de iniciativas, como:

Uma imagem contendo Mapa    Descrição gerada automaticamente

(Mapa de Calor NASA – Comparação 1894 – 2020)

 

REDUÇÃO DO USO DE ENERGIA

Para reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente é preciso fazer um uso consciente de energia elétrica. Há uma série de ações práticas e simples que rendem bons resultados, tanto para o bolso quanto para a natureza.

Para começar, criar o hábito de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo da residência é essencial. Além disso, outra sugestão é priorizar o uso de lâmpadas de LED, que são de baixo consumo e duram mais tempo.

Ainda sobre rotina doméstica, vale avaliar o uso da máquina de lavar. O recomendável é juntar o máximo de volume de roupas possíveis para uma lavagem única para economizar energia elétrica e ainda poupar água.

 

REJEITE, REUSE & RECICLE

Uma das maiores apreensões mundiais do momento é o uso excessivo de plástico, mas que com pequenos passos é possível diminuir a quantidade usada no dia a dia.

 

Tente substituir o plástico sempre que possível e, ao invés de usar sacolas plásticas, priorize as reutilizáveis. Se for comprar um refrigerante, prefira as versões em lata ou garrafa, e ao pedir uma comida pelo delivery, indique ao restaurante que é desnecessário enviar qualquer utensílio de plástico, como talheres. Além disso, hoje o consumidor encontra diversos utensílios que não utilizam plástico em sua composição, como escova de dente e pentes de bambu, e shampoo, condicionador e sabonetes em barra, por exemplo.

 

E tem mais! Que tal manter seu copo e xícara no ambiente de trabalho ao invés de utilizar e jogar fora vários copos descartáveis durante o dia? Potes vazios e garrafas pet também têm vários usos em casa, como servir de base para uma pequena horta.

 

Por fim, separar o lixo reciclável diminui a quantidade de resíduo que é depositada em aterros sanitários, poluindo, assim, a natureza. Se você não possui diferentes cestos para a coleta, separe o lixo apenas em duas partes: resíduos orgânicos e material reciclável. A reciclagem dá emprego e garante sustento a muitas famílias que vivem da coleta, separação e tratamento de resíduos reaproveitáveis.

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Opte por alimentos orgânicos! Sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação. Além disso, existem outras inúmeras vantagens de se consumir esse tipo de alimento: são livres de hormônios, agrotóxicos ou qualquer outro produto químico, absorvem mais gás carbônico da atmosfera do que a agricultura tradicional e são extremamente saborosos.

 

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Troque o carro ou moto por alternativas sustentáveis. Se for possível, que tal fazer os trajetos a pé ou de bicicleta? Além de ajudar o meio ambiente, a ação contribui também para a saúde, reduzindo o sedentarismo; ajuda a economizar nos gastos com combustível e diminui o engarrafamento.

 

Caso não seja possível ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, alguns colegas de trabalho podem se juntar em uma carona solidária. Se cinco pessoas toparem, cada uma só precisa tirar o carro da garagem uma vez por semana! Mesmo que isso não seja possível, restrinja as saídas de carro para os momentos mais necessários.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto