Primeira direção de Johnny Massaro, “A Cozinha” estreia no Festival do Rio. Veja teaser e cartaz


Com roteiro de Felipe Haiut, que protagoniza o filme ao lado de Julia Stockler, ficção aborda os impactos das normas de gênero e sexualidade na construção das identidades e dos afetos masculinos
 

 

Julia Stockler e Felipe Haiut em cena no filme 'A Cozinha' (Foto: Divulgação)

 

Teaser

 

"A Cozinha", ficção que marca a estreia de Johnny Massaro na direção de longas-metragens, terá sua primeira exibição no Festival do Rio, na mostra Première Brasil - Novos Rumos. Escrito e protagonizado por Felipe Haiut, que também assina a produção junto com Massaro, o filme tem no elenco Julia Stockler (em sua primeira produção depois de "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz), Catharina Caiado e Saulo Arcoverde.
 

A produção, que manteve o elenco original da peça homônima encenada em 2017, gira em torno do reencontro de Miguel (Felipe Haiut), artista em crise, e Rodrigo (Saulo Arcoverde), um amigo de infância. As presenças inesperadas de Letícia (Julia Stockler), com quem Miguel vive um relacionamento fracassado, e Carla (Catharina Caiado), noiva de Rodrigo, instauram um clima de tensão entre eles. Em meio a conversas banais e o resgate de memórias reprimidas, a hostilidade entre os quatro aumenta quando Letícia questiona a sexualidade de Miguel.
 

As personagens vocalizam uma crítica irônica sobre as relações amorosas contemporâneas, sobretudo no que diz respeito à incapacidade dos homens em lidar com suas fragilidades diante do machismo estrutural. Ao mesmo tempo, aponta o feminino como possível guia para pensar a manifestação livre e autêntica do afeto na desconstrução dos padrões estabelecidos.
 

O desejo de adaptar A Cozinha para o cinema partiu do autor do texto, Felipe Haiut. O fato de a trama se desenrolar numa só locação tornou as filmagens possíveis, mesmo com os desafios e restrições impostos pela pandemia -- antes mesmo da vacina. O longa foi produzido e filmado entre os meses de julho e novembro de 2020. Depois de três meses intensos de encontros e descobertas virtuais que envolveram a preparação e a pré-produção do filme, trinta pessoas, entre equipe e elenco, isolaram-se em uma "quarentena artística". Durante duas semanas, o Vale Criativo, em Visconde de Mauá, serviu como locação e hospedagem do grupo, criando uma atmosfera imersiva única.
 

A equipe do filme é formada por profissionais como o diretor de fotografia argentino Diego Robaldo, o produtor musical Arthur Braganti, indicado ao Grammy Latino por Letrux aos Prantos, o desenhista de som Bernardo Uzeda, laureado no último Festival de Gramado, e a atriz Julia Stockler, protagonista do filme A Vida Invisível, de Karim Ainouz, vencedor do prêmio Un Certain Regard na edição de 2019 do Festival de Cannes. A Cozinha ainda conta com a colaboração musical especial da cantora Alice Caymmi.
 

O projeto começou em 2017, quando os atores Felipe Haiut, Julia Stockler e Catharina Caiado se reuniram na cozinha da casa de Johnny Massaro, no Rio de Janeiro, com o rascunho do que, meses mais tarde, resultou na bem-sucedida temporada do espetáculo teatral A Cozinha, e na criação do Projeto Nómada, coletivo artístico que pesquisa e produz dramaturgia site specific.
 

A peça, que foi encenada na casa em que Johnny morava à época, não contou com sua participação, pois o ator estava envolvido com as gravações da novela Deus Salve o Rei. Saulo Arcoverde passou a integrar o elenco. Foi nessa ocasião, inclusive, que conheceu Catharina, com quem hoje tem uma filha, Theodora.
 

Um ano depois, o coletivo Nómada tem uma segunda experiência de sucesso com o espetáculo A Garagem, escrito por Haiut e publicado pela editora Cobogó. Nesse meio tempo, Massaro aprofunda sua experiência como realizador cinematográfico, com o lançamento do webfilme Amarillas e do curta-metragem Depois Quando, que, inclusive, contou com a participação não só de Saulo e Catharina, como da pequena Theodora. Depois Quando participou do 23o Festival do Rio, do 26th Avanca Film Festival, em Portugal, entre outros.
 

Com vasta experiência como ator em mais de 18 anos de carreira, Johnny Massaro soma mais de 18 produções cinematográficas, sete novelas, diversas séries e espetáculos teatrais. Trabalhou com nomes como Selton Mello, Luiz Fernando Carvalho e Bibi Ferreira. Como produtor e diretor, realizou três filmes de curta-metragem. Em 2021, dirigiu Nordeste Ficção, show-filme de Juliana Linhares, com participação de Zeca Baleiro, baseado no álbum homônimo. A Cozinha marca sua estreia na realização de longas-metragens.
 

O filme é a segunda coprodução entre a Hipérbole e a Cosmo Cine, produtora carioca que, apesar de jovem, soma prêmios, exibições em plataformas como Nowness Vimeo Staff Pickem e trabalhos com nomes como Carolina Jabor, e o coletivo de funk Heavy Baile, recentemente exibido no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
 

Em novembro de 2021, foram realizados quatro debates virtuais e gratuitos, para discutir temas como os bastidores da realização de A Cozinha; a produção audiovisual durante a pandemia; os novos caminhos de masculinidade, e a diversidade sexual no cinema. Personalidades como Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer, Renata Carvalho e Renan Quinalha, entre outros, dividiram suas experiências partindo dos temas abordados pelo longa. A realização do filme e das lives foi, em parte, financiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

 

SESSÕES FESTIVAL DO RIO

 

10 de outubro (segunda), às 20h45 -- sessão de gala, fechada para convidados, no Estação Net Gávea 3 (Rua Marquês de São Vicente, 52 -- Shopping da Gávea).

 

11 de outubro (terça), às 19h -- sessão aberta ao público, seguida de debate, no Estação Net Rio 5 (Rua Voluntários da Pátria, 35 -- Botafogo).

 

SINOPSE

Na tentativa de superar a depressão, Miguel convida Rodrigo para jantar em sua casa, após 15 anos sem contato. No dia do reencontro, Letícia, ex-namorada de Miguel, aparece sem ser convidada. O desconforto se intensifica quando Rodrigo chega acompanhado de Carla, sua noiva. Mas na medida em que o álcool entra em ação, a vergonha diminui e a libido aumenta. É então que Letícia questiona a sexualidade de Miguel, trazendo à tona uma antiga memória que redefine drasticamente a noite.

 

ELENCO

Felipe Haiut

Julia Stockler

Catharina Caiado

Saulo Arcoverde

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Johnny Massaro

Argumento e roteiro: Felipe Haiut

Produção: Johnny Massaro e Felipe Haiut

Direção de Produção: Guilherme Bolo

Consultora de produção: Renata Almeida Magalhães

Fotografia: Diego Robaldo

Direção de arte: Rodrigo Saraiva

Figurino: Matheus Martins

Som direto: Gustavo Ruggeri

Trilha Sonora Original: Arthur Braganti

Colaboração musical especial: Alice Caymmi

Visagismo: Vinicius Kilese

Montagem: Marina Kosa

Finalização de imagem: Psycho N'Look

Finalização de som: Aura Post

Assessoria de imprensa: Palavra Assessoria

Estratégia de comunicação: Vanderson Castro

Agente de festivais: Henrique Amud

Gerenciamento de festivais: Arapuá Filmes

Mídias digitais: Natalia Weber

Realização: Hipérbole e Cosmo Cine

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado