Programa revela os segredos que permitiram aos insetos se espalharem pelo mundo no BBC Earth, dia 6 de abril

 James Logan e Brendan Dunphy trazem detalhes sobre a anatomia dos insetos e explicam como ela
é responsável pela capacidade de adaptação destes animais

Para cada ser humano na Terra, existem 200 milhões de insetos. Eles sobreviveram a diversas eras geológicas e estão presentes nos mais variados ambientes. O programa Insect Dissection: How Insects Work (Dissecção Inseto) revela detalhes da anatomia destes animais que explicam seu sucesso na ocupação do planeta. A produção vai ao ar no canal BBC Earth na quarta-feira, dia 6 de abril, às 19h15, com reapresentação na quinta-feira, 7 de abril, ao meio-dia.

A apresentação é dos entomologistas (cientistas especializados em insetos) James Logan e Brendan Dunphy. Em um laboratório equipado com aparelhos de alta tecnologia, eles dissecam alguns insetos para mostrar detalhes e curiosidades de sua anatomia. Eles explicam, por exemplo, como funcionam os mecanismos de defesa. Sobre este assunto, os apresentadores conhecem o pesquisador Justin Schmidt, que usou o próprio corpo para criar uma escala que define a intensidade da dor da picada de mais de 150 tipos de insetos.

O sistema digestivo, eficiente a ponto de permitir que eles se alimentem de praticamente qualquer substância orgânica, também é abordado. O sistema respiratório é outro ponto analisado pelos cientistas. Um estudo da Universidade do Arizona feito com baratas comprovou que o tamanho dos insetos está diretamente relacionado à concentração de oxigênio disponível no ar. Por esta razão, há registros de fósseis de libélulas da Pré-História que tinham cerca de 70 centímetros de envergadura das asas, já que a quantidade de oxigênio no ar em eras geológicas passadas chegou a 30% (hoje ela é de 21%). 

Outro aspecto pesquisado é o sistema nervoso, composto de um cérebro simples que comanda as funções sensoriais (visão e antenas, por exemplo) e diversos gânglios responsáveis por outras atividades como a locomoção, a respiração e a digestão.

Ficha Técnica 
Insect Dissection: How Insects Work 
Duração: 50'
Apresentação: James Logan e Brendan Dunphy 
Produção-executiva: Marcus Herbert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado