Oi Futuro divulga projetos selecionados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados


 

São Paulo, 30 de março de 2016 – A Oi e o Oi Futuro anunciam nesta quarta-feira o resultado da seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Foram beneficiados 73 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, intermídia, dança, tecnologia e novas mídias, artes visuais, cultura popular e literatura. A lista completa pode ser acessada no sitewww.oifuturo.org.br

 

O Programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura. A lista inclui projetos da linha de seleção nacional e  iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, foram selecionados projetos culturais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

"Em 2016, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e reforça sua vocação para promover a democratização do acesso à cultura, apoiando projetos em todas as regiões do país, viabilizando experiências artísticas inovadoras e fomentando a formação de plateias", diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. 

 

Seleção

 

A cada ano, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados valoriza novas propostas, antenadas com o DNA de inovação e convergência de linguagens do Oi Futuro. Este ano, a banca curatorial buscou atrair iniciativas que potencializem conexões e impulsionem pessoas, valorizando elementos como interatividade e produção colaborativa de conteúdos. Propostas inovadoras, mescladas a projetos já consagrados pelo público, compõem a seleção de projetos do edital 2015/2016.

 

Entre as novidades desta edição estão o Festival Contrapedal (SP), evento de sucesso no Uruguai que reúne a nova cena musical da América Latina e agora chega ao Brasil; Meeting of Favela (RJ), que vai reunir mais de mil representantes da arte urbana em uma comunidade na Baixada Fluminense; 3º Festival Internacional de Arte Urbana (CE)Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia (DF)Conexões Sonoras (BA), que une shows e multiplataforma digital, o projeto de valorização da cultura popular Casa das Palavras - Luz, Cultura e Movimento (RN), o multimídia Salvador Mapping (BA), entre outros.

 

Outra ênfase da seleção é em festivais de música, caracterizados pela mobilização de público e reforçando o posicionamento do Oi Futuro na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos estão Fest Bossa & Jazz (RN), Festival Satélite061 24hNoar (DF), Festival Se Rasgum (PA) e outros.

Além disso, a Oi reafirma seu apoio ao cinema brasileiro, seja por meio de festivais como Festival do Rio (RJ), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), AnimaMundi (SP), Festival Ibero-Americano de Cinema – 26º Cine Ceará (CE), Goiânia Mostra Curtas (GO), Maranhão na Tela (MA); seja no patrocínio à distribuição do longa-metragem "My Name is Now, Elza Soares", sobre a vida da cantora.

 

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém, no Rio de Janeiro, uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado