Curta! comemora 40 anos do Grupo Corpo com documentário sobre a trajetória da companhia de dança

Grupo Corpo Repertório_Canal Curta!_Divulgação

O Curta! dá continuidade à série de documentários Grupo Corpo – Repertório na semana do aniversário de 40 anos do primeiro espetáculo montado pela companhia de dança: "Maria Maria", que estreou em 1º de abril de 1976 com canções de Milton Nascimento, composições de Fernando Brant e coreografia de Oscar Araiz. O espetáculo ficou em cartaz por dez anos e foi apresentado em quatorze países, colocando o grupo mineiro no cenário mundial de dança. O "Documentário Histórico de Maria Maria até Missa do Orfanato", dirigido por Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira, vai contar um pouco dos primeiros 15 anos do Grupo Corpo, desde sua fundação, em 1975, e sua primeira obra  até o final dos anos 80, quando a companhia se firma no cenário da dança mundial com personalidade própria e sucesso reconhecido. O filme, que será exibido na Terça das Artes, 5, traz imagens raras captadas em ensaios, viagens, e nas coxias das apresentações.

Segunda da Música, dia 4, apresenta o sétimo episódio da série "Blues", produzida por Martin Scorcese. "Vermelho, Branco e Blues", dirigido por Mike Figgis, reúne grandes nomes da música como Eric Clapton, Jeff Beck e Tom Jones para uma conversa sobre o cenário musical da década de 1960, quando o blues tomou conta do Reino Unido apresentando o ritmo a uma nova gama de fãs. O doc traz imagens de arquivo, depoimentos e uma live session muito especial no famoso estúdio Abbey Road com Tom Jones, Jeff Beck, Van Morrison e Lulu improvisando alguns clássicos do blues.

"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, é o destaque da Quarta de Cinema, 6 de abril. O road-movie brasileiro conta a história do geólogo José Renato (Irandhir Santos) que, enquanto atravessa o sertão nordestino, divide com o público cartas que envia à sua amada, num registro poético e emotivo da realidade das cidades por onde passa.

No mesmo dia, "A Vida É Curta" exibe produções sobre bichos. "Ovos de Dinossauro na Sala de Estar", de Rafael Urban, estreia no Curta! contando a história da alemã Ragnhild Borgomanero que estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina. Na sequência "Loja de Répteis", de Pedro Severien, mostra o embate entre Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa, Claudia (Maeve Jinkings), que quer se livrar dos animais. O documentário "Contos da Maré", de Douglas Soares, encerra a faixa viajando entre lendas urbanas e as memórias de uma família para falar sobre a vida dos moradores do Complexo da Maré.

"Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá", do cineasta Sílvio Tendler, é o destaque da Quinta do Pensamento, 7. O documentário discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte. Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização vigente no mundo, que ele chamava de "globalitarismo". Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de outra realidade, que ele considerava "mais justa e mais humana".

Conhecido como o canto usado por vaqueiros para chamar o gado, "Aboio" é também o nome do documentário da mineira Marília Rocha, que será exibido na Sexta da Sociedade, 8. O filme, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2005 e já exibido no MOMA de Nova York, retrata vaqueiros que ainda utilizam essa técnica de uma maneira poética, dando espaço ao imaginário que cerca os homens do sertão. Rodado em estados como Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, o longa avança pelo interior do Brasil e acompanha a jornada de muitos desses trabalhadores.

 

SEGUNDA DA MÚSICA

Blues – Vermelho, Branco e Blues (série)

O diretor Mike Figgis reúne expoentes da música como Eric Clapton, Jeff Beck e Tom Jones para uma conversa sobre o cenário musical da década de 1960 - que reacendeu o blues nos Estados Unidos. Nesse período pós-guerra, o Reino Unido era um lugar propício para uma revolução cultural. Descubra esse contexto vibrante e favorável a novas criações.

Diretor: Mike Figgis

Duração: 93 min. Ano: 2003

Exibição: 4 de abril, segunda-feira, às 22h15m

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 5 de abril, terça-feira, às 2h15m e às 16h15m/ Dia 6 de abril, quarta-feira, às 10h15m

 

TERÇA DAS ARTES

Grupo Corpo – Repertório: Documentário Histórico de Maria Maria até Missa do Orfanato

Fundado em 1975, o Grupo Corpo estreou no ano seguinte sua primeira obra, "Maria Maria". Com música especialmente composta por Milton Nascimento, o balé ficou quase uma década em cartaz e percorreu 14 países. Nos oito anos seguintes, enquanto o sucesso de "Maria Maria" ainda repercutia, o Grupo Corpo não se deu descanso. Colocou em cena mais seis novas coreografias assinadas por Rodrigo Pederneiras, que assume o posto de coreógrafo-residente e, juntamente com o irmão, Paulo Pederneiras, diretor artístico da Companhia começa a moldar a personalidade do Grupo. Em 1985, estrearam "Prelúdios", leitura cênica dos 24 prelúdios de Chopin e em 1989 coreografaram a "Missa do Orfanato" - de Mozart. O balé torna-se um marco estético definitivo na trajetória da Companhia e firma o Grupo Corpo no cenário da dança brasileira e internacional. Este documentário mostra um pouco dos primeiros 15 anos de história do Grupo Corpo. Desde a fundação do Grupo, em 1975 e sua primeira obra, "Maria Maria" até o final dos anos 80, quando o Grupo Corpo se firma no cenário da dança mundial com personalidade própria e sucesso reconhecido.

Diretor: Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira

Duração: 52 min. Ano: 2015

Exibição: 5 de abril, terça-feira, às 23h05m

Horários alternativos: Dia 9 de março, sábado, às 12h05 / Dia 10 de março, domingo, às 23h

Classificação: Livre

 

QUARTA DE CINEMA

"A Vida É Curta"

O "A Vida É Curta" desta semana vai reunir curtas que falam de dinossauros e outros bichos. "Ovos de Dinossauro na Sala de Estar", de Rafael Urban, estreia no Curta! contando a história da alemã Ragnhild Borgomanero que estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina. Na sequência será exibido o curta "Loja de Répteis", de Pedro Severien. A ficção mostra o embate entre Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa, Claudia (Maeve Jinkings), que quer se livrar dos animais. O documentário "Contos da Maré", de Douglas Soares, encerra a faixa viajando entre lendas urbanas e as memórias de uma família para falar sobre a vida dos moradores do Complexo da Maré.

Exibição: 6 de abril, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 7 de abril, quinta-feira, às 00h / Dia 8 de abril, sexta-feira, às 8h / Dia 9 de abril, sábado, às 6h

Classificação: Livre

 

"Viajo porque preciso, volto porque te amo" (ficção)

José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Diretor: Karim Ainouz e Marcelo Gomes

Duração: 75 min     Ano: 2009

Exibição: 6 de abril, quarta-feira, às 22h40m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 22h / Dia 10 de abril, domingo, às 10h

Classificação: Livre

 

QUINTA DO PENSAMENTO

Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global visto do lado de cá (documentário)

Discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), gravada quatro meses antes de sua morte.

Diretor: Silvio Tendler

Duração: 90 min. Ano: 2006

Exibição: 7 de abril, quinta-feira, às 22h20m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 10h30 / Dia 10 de março, domingo, às 8h

Classificação: 10 anos

 

SEXTA DE SOCIEDADE

Aboio (documentário)

No interior do Brasil, adentrando as extensões semiáridas da caatinga, há homens que ainda hoje conservam hábitos arcaicos, como o costume de tanger o gado por meio de um canto de nome aboio. O filme aborda a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.

Diretor: Marília Rocha

Duração: 73 min. Ano: 2005

Estreia: 8 de abril, sexta-feira, às 22h15m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 2h15 e às 9h/ Dia 10 de abril, domingo, às 20h / Dia 11 de abril, segunda-feira, às 16h15m.

Classificação: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado