PROGRAMAÇÃO FUTURA – 15 a 19 de maio


Comandado pela jornalista Flavia Oliveira, nova temporada do “TED - Compartilhando Ideias” estreia na quinta-feira, dia 18/5

Na segunda-feira, 15/05, às 22h15, a nova temporada do programa Entrevista aborda temas relacionados à cultura, questões étnicos-raciais e juventudes. Apresentado pela ativista Djamila Ribeiro, o episódio da semana recebe Amara Moira recebe Giovana Xavier, professora da Faculdade de Educação da UFRJ.

Na terça-feira, 16/05, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Gauche, natural da República Democrática do Congo, Gauche vive em uma comunidade com outros imigrantes e refugiados na favela Cinco Bocas em Brás de Pina, no Rio de Janeiro.

Também na terça, às 22h, Sebastiana Quebra-Galho vai até o morro da Babilônia, onde conhece Bianca e Duda, criadores de um albergue cheio de iniciativas sustentáveis. Tem de tudo: placas solares, reaproveitamento de água da chuva, teto verde como solução térmica.

        Na quarta-feira, 17/05, às 22h, o Um pé de quê? apresenta o lírio do brejo. Para muita gente, adicionar flores comestíveis aos pratos é algo novo, extraordinário, da moda. Mas repara só... Brócolis, couve-flor e alcachofra são flores. Do lírio do brejo, primo do gengibre, come-se a raiz e as flores.

Quinta-feira, 18/05, às 20h, Destino: Educação – Escolas Inovadoras vai mostrar a Riverside, na Índia. Construída de forma transparente e espaços abertos, o objetivo da Riverside é de que a aprendizagem dos alunos possa acontecer em qualquer lugar.

Também na quinta, às 21h, Mundo.DOC exibe “Terceiro Gênero”. Em 1998, a Suécia lançou um programa promovendo a igualdade entre sexos. Quinze anos depois, Litta Rajalin e seu time tornaram-se figuras pioneiras na educação pró-igualdade ao promover o ensino neutro em relação aos gêneros.

Em seguida, às 22h, o Janelas de Inovação apresenta a Escola Rural Dendê Da Serra. Uma escola reconhecida como uma das 15 “Escolas Transformadoras do Brasil” onde as crianças aprendem desde cedo a conviverem com as diferenças, sempre sendo incentivadas a “fazerem” ao invés de apenas “consumirem”.

Ainda na quinta, às 23h, estreia a nova temporada do TED -  Compartilhando Ideias, que abordará temas relacionados aos direitos humanos, ciência, tecnologia, comportamento, educação e meio ambiente. Comandado pela jornalista Flavia Oliveira, o programa apresenta a palestra “Câmeras escondidas que filmam injustiças nos lugares mais perigosos do mundo”, do israelense Oren Yakobovich. No estúdio, recebe o midiativista Raull Santiago para conversar sobre o assunto.

Na sexta, 19/05, às 21h30, a série Revelando os Brasis apresenta o curta “Sobrou Pra Nós”, dirigido por Augusto César dos Santos. O filme conta a história de Nildo e Vivi, um casal feliz. Eles saíam para comer fora aos domingos, viajavam uma vez ou outra e levavam a vida com satisfação, até que surge um homem elegante e convincente na casa do casal.

CONFIRA AS SINOPES:

 ENTREVISTA
15/05, segunda-feira, 22h15
Giovana Xavier 1
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe Giovana Xavier, professora da Faculdade de Educação da UFRJ.

16/05, terça-feira, 22h15
Giovana Xavier 2
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe Giovana Xavier, professora da Faculdade de Educação da UFRJ.

17/05, quarta-feira, 22h15
Gelson Henrique 1
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe Gelson Henrique, jovem egresso da Plataforma dos Centro Urbanos da UNICEF.

18/05, quinta-feira, 22h15
Gelson Henrique 2
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe Gelson Henrique, jovem egresso da Plataforma dos Centro Urbanos da UNICEF.

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.


MINHA RUA
16/05, terça-feira, 20h30
Gauche
Natural da República Democrática do Congo, Gauche vive em uma comunidade com outros imigrantes e refugiados na favela Cinco Bocas em Brás de Pina, no Rio de Janeiro.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.      


SEBASTIANA QUEBRA-GALHO
16/05, terça-feira, 22h
Jardins da Babilônia
Sebastiana vai até o morro da Babilônia, onde conhece Bianca e Duda, criadores de um albergue cheio de iniciativas sustentáveis. Tem de tudo: placas solares, reaproveitamento de água da chuva, teto verde como solução térmica.

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra-Galho”. De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que, um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.                   
        
ALMANAQUE SAÚDE
17/05, quarta-feira, 20h30
Gestação
O início de uma gestação abre uma nova fase na vida da mulher. Para cuidar da saúde tanto da mãe quanto do bebê, falamos sobre a importância do pré-natal, as etapas da gravidez e os cuidados com a alimentação.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA
17/05, quarta-feira, 22h
Lírio Do Brejo
Para muita gente, adicionar flores comestíveis aos pratos é algo novo, extraordinário, da moda. Mas repara só... Brócolis, couve-flor e alcachofra são flores. Do lírio do brejo, primo do gengibre, come-se a raiz e as flores.

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.

DESTINO EDUCAÇÃO
18/05, quinta-feira, 20h
Riverside (Índia)
A Riverside School, sediada na Índia foi construída de forma transparente, com poucos muros, espaços abertos e o objetivo de que a aprendizagem dos alunos possa acontecer em qualquer lugar. A escola atende a cerca de 25% dos seus alunos gratuitamente, como uma forma de inclusão das crianças de baixa renda. A Riverside visa a formação de cidadãos na criação de soluções para um mundo melhor.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

JANELAS DE INOVAÇÃO
18/05, segunda-feira, 22h
Escola Rural Dendê Da Serra
Uma escola reconhecida como uma das 15 “Escolas Transformadoras do Brasil” onde as crianças aprendem desde cedo a conviverem com as diferenças, sempre sendo incentivadas a “fazerem” ao invés de apenas “consumirem”.

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas 5 regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

TURMA DA ROBÓTICA
15/05, segunda-feira, 20h30
Under Control 1156 (RS)
Na cidade de Novo Hamburgo, um grupo de alunos mantém tudo sob controle e, com muita dedicação, participam até de competições internacionais.

16/05, terça-feira, 20h30
Big Bang Birigui (SP)
O interesse dos alunos de Birigui, em São Paulo, deu origem a um verdadeiro movimento de robótica por toda escola.

17/05, quarta-feira, 20h30
Franco Storms (RJ)
Na capital do Rio de Janeiro, a robótica desperta, desde cedo, a curiosidade dos alunos pelas ciências.

18/05, quinta-feira, 20h30
Robô Educ X (RN)
Em Natal, Rio Grande do Norte, assistimos a uma escola especializada em tecnologia que explora ao máximo o potencial de seus alunos.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.


MUNDO.DOC
18/05, quinta-feira, 21h
Terceiro Gênero
Em 1998, a Suécia lançou um programa promovendo a igualdade entre sexos. Quinze anos depois, Litta Rajalin e seu time tornaram-se figuras pioneiras na educação pró-igualdade ao promover o ensino neutro em relação aos gêneros.

TED COMPARTILHANDO IDEIAS
18/05, quinta-feira, 23h
Câmeras escondidas que filmam injustiças nos lugares mais perigosos do mundo
O registro de vídeos e fotos como ferramenta da proteção dos Direitos Humanos é o tema da palestra do israelense Oren Yakobovich e da conversa entre Flávia Oliveira e o midiativista Raull Santiago.

Série de palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel recebe convidados diferentes para um bate papo instigante sobre as palestras, abordando temas atuais.

REVELANDO OS BRASIS
19/05, sexta-feira, 21h30
Sobrou Pra Nós
Conversamos com Augusto César dos Santos, diretor do curta “Sobrou pra Nós”.  O filme conta a história de Nildo e Vivi, um casal feliz. Eles saíam para comer fora aos domingos, viajavam uma vez ou outra e levavam a vida com satisfação, até que surge um homem elegante e convincente na casa do casal.

Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

2024