Feminicídio no México nos faz perguntar ‘Que Mundo é Esse?’

 

No segundo episódio da temporada do 'Que Mundo é Esse?', no México, André Fran, Felipe UFO, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian atravessam a pé aponte Paso del Norte, que liga Ciudad Juárez, no México, a El Pazo, no Texas, Estados Unidos. "Apesar de serem duas cidades irmãs, a realidade das duas é bem diferente. El Pazo, no Texas, foi durante anos considerada a cidade mais tranquila e pacífica dos Estados Unidos, enquanto Ciudade Juarez, no México, era, até pouco tempo, a cidade mais perigosa do mundo", conta Andre Fran.

 

Enquanto o policiamento é extensivo no lado americano da fronteira, em Cidade Juarez, a violência faz parte do cotidiano. Conhecida em todo mundo por conta do feminicídio, a cidade registrou só em 2016 oficialmente 67 assassinatos de mulheres em situações violentas, mas mais de 300 mulheres estão desaparecidas desde 2002. As principais vítimas são meninas jovens, com até 13 anos, e de classes baixas, de comunidades carentes, estudantes, trabalhadoras de fábrica e mesmo imigrantes, que vêm de outros países em busca de oportunidades de trabalho em Juarez.

 

Os rapazes conversaram com ativistas e com pessoas envolvidas em ONGs que trabalham em prol dessa questão. José Luiz Castilho, pai de uma das jovens desaparecidas, procura a filha há oito anos. Hoje faz um trabalho voluntário visitando escolas para conscientizar jovens sobre os riscos da violência contra a mulher e evitar que isso atinja outras famílias. O trabalho é perigoso e José Luiz já sofreu muitas ameaças por isso. Mas ele garante não ter medo. "Levaram a minha filha e levaram também o meu medo", conta o pai, que não perde a esperança de encontrar a filha viva.

 

O programa 'Que Mundo É Esse?' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 19, às 23h30, na GloboNews.

 

Foto: Rodrigo Cebrian, Michel Coeli, Felipe UFO e André Fran no México.

Crédito: Globo

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado