DISCOVERY TEM ACESSO TOTAL E EXCLUSIVO A OPERAÇÕES DE SEGURANÇA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

 
 
 
Produção local registra estratégias e ações de combate ao tráfico de drogas, furtos, contrabando de mercadorias e terrorismo
 
 

Cena da série

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o maior do Brasil em movimentação de passageiros e de cargas. A cada minuto, uma aeronave aterrissa ou decola em uma de suas duas pistas. Os três terminais conectam o aeroporto a mais de 100 destinos nacionais e internacionais em rotas que fazem do GRU, sigla que o identifica internacionalmente, um dos principais pontos de circulação de pessoas e bens do mundo.

A partir de segunda-feira, 29 de maio, às 20h40, estreia AEROPORTO: ÁREA RESTRITA, uma coprodução entre Discovery e Moonshot Pictures. É uma série de investigação que documenta em 12 episódios, com exclusividade, o processo de inteligência de todos os departamentos e os bastidores das estruturas de segurança e combate ao crime atuantes no Aeroporto Internacional de São Paulo.

A equipe da série foi a primeira com acesso total aos diferentes níveis das operações desenvolvidas no aeroporto, do Centro de Controle e Informações, passando pela torre de tráfego aéreo, até a alfândega e as salas de interrogatório e revista de pertences.

Semanalmente vão ao ar dois episódios em sequência, totalizando uma hora de exibição. Cada um deles revela com exclusividade – e nas palavras dos próprios agentes – como são montadas e executadas operações complexas que garantem a segurança dos passageiros.

Durante três meses de gravações, a equipe teve acesso liberado em todos os departamentos e unidades de operação do aeroporto, o que resulta na captação de imagens exclusivas e nunca antes divulgadas, como a incineração de entorpecentes interceptados por agentes. Depois da apreensão da droga, as "mulas", pessoas contratadas para transportar drogas entre os países, são presas e as drogas encaminhadas para a incineração, em uma operação sigilosa acompanhada pelas câmeras.

A série segue controladores de voo, auditores fiscais, peritos criminais, delegados, policiais civis e federais que trabalham diariamente na prevenção de diversos tipos de crime – sequestro, terrorismo, tráfego de drogas e pessoas, e contrabando são alguns dos principais – com o objetivo proteger o principal ponto de entrada ao País.

A incidência diária de tentativas criminosas faz do aeroporto uma zona crítica onde o combate e a prevenção não podem parar – durante as 24 horas, em todos os dias da semana, haverá passageiros e até mesmo funcionários dispostos a usar o fluxo vultuoso como disfarce para contrabando, furto e tráfico. Cabe aos profissionais da segurança a antecipação em relação aos criminosos.

No primeiro episódio, dois agentes da polícia federal circulam pelos balcões das empresas aéreas com o intuito de detectar passageiros em atitude suspeita – depois da abordagem inicial, os agentes encaminham esses passageiros para uma entrevista, quando seus pertences são revistados. Assim, a polícia consegue encontrar uma mala com fundo falso onde estava carregamento com mais de cinco quilos de cocaína.

Ainda na estreia da série, a Receita Federal recebe atletas chineses que trazem pistolas em suas malas para a prática do Pentatlo Moderno. O exército se envolve na liberação da carga e certificação de que não há qualquer risco. Uma auditora da Receita Federal vistoria uma mala que teria sido extraviada e descobre partes de armamento na carga. E na torre de controle, a profissional de tráfego aéreo narra as tensões próprias de uma função na qual erros podem ser fatais.

Em seguida, no segundo episódio de AEROPORTO: ÁREA RESTRITA, agentes da Polícia Federal recebem a denúncia de que um funcionário da pista vem violando bagagens para furto de pertences dos passageiros. Junto à Polícia Civil, é montada uma força-tarefa com o objetivo da prisão em flagrante. 

Enquanto isso, na alfândega, a Receita Federal trabalha na contenção e antecipação a tentativas de tráfico: passageiros com conexões suspeitas ou tempos de permanência muito reduzidos fazem parte de uma lista e serão revistados quando tentarem entrar no País.

AEROPORTO: ÁREA RESTRITA é uma coprodução entre Discovery e Moonshot Pictures. Cris Provenzano e Juliana Santonieri respondem pela produção executiva para a Moonshot Pictures. Andre Barmak e Roberto d'Avila são responsáveis pela direção e direção geral respectivamente. Para a Discovery Networks, Michela Giorelli e Carolina Telles respondem pelo desenvolvimento e Rafael Rodriguez, Adriana Cechetti e Gabriela Varallo supervisionam a produção.

SERVIÇO

AEROPORTO: ÁREA RESTRITA

Estreia: segunda-feira, 29 de maio, às 20h40

Classificação indicativa: 16 anos  

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado