Festival 125 Anos de Cinema resgata a Nova Hollywood de Stanley Kubrick, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese


O fim da Era de Ouro de Hollywood deu lugar a uma nova onda na indústria cinematográfica encabeçada por jovens cineastas que focavam na construção dos personagens ao invés do espetáculo. Com inspiração no cinema de vanguarda como o neorrealismo italiano e a nouvelle vague francesa, porém sem esquecer do clássico norte-americano, o período conhecido como Nova Hollywood ganha destaque no Festival 125 Anos de Cinema de sexta (07) a domingo (09), no Telecine Cult. Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na plataforma de streaming.

A programação tem início na sexta com especial dedicado ao cineasta Stanley Kubrick, que elevou seus filmes ao status de obra-prima com O Grande Golpe, indicado ao BAFTA de Melhor Filme, assim como o drama de guerra Glória Feita de Sangue, estrelado por Kirk Douglas, Spartacus, longa que foi sucesso de público e venceu quatro categorias do Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme, e Nascido para Matar, drama indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

No sábado (08), é a vez de O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola que contou com a atuação de Marlon Brando no papel do líder da família Corleone, uma das mais respeitadas da máfia italiana em Nova Iorque. A produção vencedora do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado até hoje é referência no cinema e ganhou continuação em O Poderoso Chefão - Parte II, que levou seis estatuetas, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante para Robert De Niro, O Poderoso Chefão - Parte III .

Para fechar a maratona, o Telecine Cult exibe no domingo Chinatown, de Roman Polanski, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, Taxi Driver, de Martin Scorsese, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976, e Touro Indomável, também dirigido por Scorsese e estrelado por Robert De Niro, que levou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação como o boxeador Jake LaMotta.

Essas, entre outras produções da Nova Hollywood, estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

SEXTA (07)

Festival 125 Anos de Cinema: Stanley Kubrick

Spartacus
No Telecine Cult, dia 7, às 18h50


Spartacus é um escravo no Império Romano. Após ser condenado à morte e treinado para se tornar um gladiador, ele inicia e lidera uma revolta de prisioneiros, causando um impacto que leva o Senado romano a reagir com todo o seu poderio militar. Dirigido por Stanley Kubrick e vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons
EUA. 1960. Aventura. 181 min.
Link no Telecine

Nascido para Matar
No Telecine Cult, dia 7, às 22h


No período da Guerra do Vietnã, o soldado Davis passa por um rigoroso treinamento enquanto tenta defender Lawrence, um companheiro de batalhão que é constantemente ridicularizado. Seu maior desafio é o sargento Hartman, oficial abusivo que tenta transformar os recrutas em máquinas de matar. Dirigido por Stanley Kubrick, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D'onofrio, R. Ermey
EUA. Reino Unido. 1987. Drama. 115 min.
Link no Telecine


SÁBADO (08)

Festival 125 Anos de Cinema: Trilogia O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão
No Telecine Cult, dia 8, às 15h25


Don Corleone é chefe de uma das famílias de mafiosos italianos mais respeitadas de Nova Iorque. Quando ele é ferido e afastado de suas funções, o filho Michael deve tomar as rédeas da situação para acabar com o responsável e manter a honra do pai intacta.

Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard S. Castellano, Robert Duvall, Diane Keaton
EUA. 1972. Drama. 175 min.
Link no Telecine


O Poderoso Chefão - Parte II
No Telecine Cult, dia 8, às 18h30


Vito Corleone luta para ganhar a vida e divide o legado da família com o filho Michael. Em meio a diversos problemas, o herdeiro concentra sua atenção em lidar com seus inimigos, expandir o império da família e não acabar o seu casamento com Kay.

Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Robert Duvall, Diane Keaton
EUA. 1974. Drama. 202 min.
Link no Telecine


O Poderoso Chefão - Parte III
No Telecine Cult, dia 8, às 22h


Agora com 60 anos, Michael Corleone deseja libertar sua família do crime e encontrar um sucessor adequado. Seu sobrinho Vincent parece ser um candidato apropriado, mas ele também pode transformar a esperança de legitimidade de Michael em um inferno.

Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Al Pacino, Andy Garcia, Diane Keaton, Sofia Coppola
EUA. 1990. Drama. 162 min.
Link no Telecine


DOMINGO (09)

Festival 125 Anos de Cinema: Nova Hollywood

Chinatown
No Telecine Cult, dia 9, às 19h40


J.J. Gittes é um detetive particular contratado para investigar um caso de infidelidade, mas logo descobre que a mulher esconde segredos. Então, Gittes se envolve em uma corrupta rede de poder.

Direção: Roman Polanski
Elenco: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston
EUA. 1974. Drama. 130 min.
Link no Telecine


Taxi Driver
No Telecine Cult, dia 9, às 22h


O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.

Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepard
EUA. 1976. Drama. 114 min.


Touro Indomável
No Telecine Cult, dia 9, à 00h05


Conhecido como "o touro do Bronx", o boxeador Jake LaMotta tem uma ascensão rápida na carreira por causa do seu estilo implacável e agressivo. No entanto, esse jeito problemático o afasta da esposa Vickie e de seu irmão Joey. Baseado em uma história real. Dirigido por Martin Scorsese e vencedor de dois Oscars, incluindo o de Melhor Ator.

Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Cathy Moriarty, Joe Pesci
EUA. 1980. Biografia. 127 min.
Link no Telecine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado