RÁDIO CULTURA FM HOMENAGEIA OS 130 ANOS DE SERGUEI PROKÓFIEV

Foto Divulgação




COM APRESENTAÇÃO DE IRINEU FRANCO PERPÉTUO, NOVA SÉRIE ESTREIA NESTE DOMINGO (9/5), ÀS 14H


Neste domingo (9/5), a Rádio Cultura FM (103,3 MHz) estreia a série Prokófiev 130 - da era de prata aos anos de chumbo -, que homenageia os 130 anos do nascimento do compositor russo Serguei Prokófiev. Com apresentação e roteiro de Irineu Franco Perpétuo, vai ao ar a partir das 14h.

Em 13 episódios, a série apresenta uma panorâmica da vida e da obra do compositor, trazendo algumas de suas próprias gravações como intérprete e destacando obras-primas consagradas, como a Sinfonia Clássica, Romeu e Julieta, O Amor das Três Laranjas e Alexander Nevsky. Além, obviamente, de Pedro e o Lobo, a mais aclamada partitura escrita para o público infantil.

Sobre o compositor

Prokófiev compôs prolificamente nos gêneros tradicionais, como o balé, a ópera, a sinfonia, o concerto, a sonata e o quarteto de cordas. Além disso, tornou-se mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Serguei foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malevitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936, durante o terror stalinista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado