FESTIVAL DE INVERNO NA TV CULTURA: JAZZ COM RENATO BRAZ E SÉRIE INÉDITA COM GRANDES APRESENTAÇÕES

Foto Nadja Kouchi






A PROGRAMAÇÃO DO MAIOR EVENTO DE MÚSICA CLÁSSICA DA AMÉRICA LATINA VAI AO AR NESTE FINAL DE SEMANA


Neste final de semana, a TV Cultura exibe uma programação especial do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Vai ao ar um novo episódio da série documental Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno, que apresenta um panorama do painel artístico das cinco décadas do festival, e, ainda o concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica com Renato Braz.

Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno

No sábado (7/8), o quarto episódio de Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno destaca as grandes apresentações. Nos 50 anos de existência, o Festival carrega grande importância na formação de público para a música. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, atinge milhares de pessoas, despertando na sociedade um olhar para a música como patrimônio cultural e ferramenta de transformação social. No ar inédito às 22h.

Dentre os destaques da edição, Roberto Tibiriçá conta como foi realizar os primeiros Festivais, os cuidados com a orquestra, os coros e os desafios que Eleazar de Carvalho enfrentava diante da organização do evento na década de 70. Marcelo Jaffé, violista que foi bolsista do Festival, fala sobre as masterclasses e deixa detalhes como o encontro com o violoncelista russo Mstislav Rostropovitch. O crítico musical Irineu Franco Perpetuo também está na atração e fala da importância do festival na formação de um público cativo.

Os apresentadores Andresa Boni e Cunha Jr. contam sobre as experiências que viveram na cobertura jornalística do Festival. Andresa ainda destaca a relação que os bolsistas têm com os encontros musicais: "(...) Eles chegam lá querendo aprender e cada portinha que você entra, você ouve um instrumento diferente e percebe essa energia, essa vontade de aprender, e essa emoção de estar ali com os grandes nomes da música".

O episódio ainda destaca o maestro Lutero Rodrigues, que esteve à frente da direção do Festival no final dos 80. E a violinista Betina Stegmann relembra a experiência de ter aulas com o renomado violinista Boris Belkin. O momento memória do episódio foca no compositor, pianista, regente e professor Almeida Prado e sua importância para a vanguarda brasileira na composição de música contemporânea.

Para finalizar, o músico Nelson Ayres fala sobre o início da abordagem popular no Festival. "Eu tive o privilégio de ser o primeiro professor de música popular dentro do Festival de Inverno de Campos do Jordão. (...) Foi muito interessante, eu acho, porque foi uma possibilidade de convivência das duas linguagens, a erudita e a popular. A gente não pode negar a importância da música popular dentro da nossa cultura, portanto, dentro do Festival."

Brasil Jazz Sinfônica

No domingo (8/8), a TV Cultura leva ao ar o último concerto da Brasil Jazz Sinfônica no Festival de Inverno de Campos do Jordão deste ano. Com a participação de Renato Braz, a apresentação na Sala São Paulo conta com regência de Ruriá Duprat e é exibida a partir das 23h.

No palco, a Jazz e Renato Braz interpretam canções como Morro VelhoEstão Voltando As FloresSobre Todas As CoisasQueremos SaberParte del AireEstate e Meu Namorado .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto