SÉRGIO MARTINS APRESENTA SÉRIE SOBRE BROADWAY NA RÁDIO CULTURA FM

Foto: Beatriz Girão






COM ESTREIA NESTE DOMINGO (8/8), NOS PASSOS DA BROADWAY TEM ROTEIRO E APRESENTAÇÃO DO JORNALISTA E CRÍTICO MUSICAL


A partir deste domingo (8/8), a Rádio Cultura FM estreia uma série que destaca como o teatro musical moldou a música americana. Com direção de Inez Medaglia e roteiro e apresentação de Sérgio MartinsNos Passos da Broadway vai ao ar às 14h, na 103,3 FM.

Em 13 episódiosNos Passos da Broadway visita a trajetória de artesãos do pop que marcam a história da Broadway. Como por exemplo, Irving Berlin, considerado o rosto da música americana - que estampa o primeiro episódio -, e Lin-Manuel Miranda, cujo espetáculo Hamilton introduziu definitivamente o hip hop na linguagem do teatro musical americano.

O jornalista e crítico musical Sérgio Martins conta a história dos musicais a partir da biografia de seus principais compositores e destaca como seu repertório assimilou todas as revoluções estilísticas do século XX - a entrada do jazz, do rock, do funk - e como as criações foram absorvidas pelos Estados Unidos e pelo resto do mundo. Para mostrar que as criações desses autores são atemporais, serão apresentadas novas versões de seus clássicos, cantadas pela alta patente do pop e do jazz, ao lado de gravações históricas.

Broadway e o Teatro Musical

Em meados do século XIX, a região de Nova York localizada entre as ruas 40 e 57 e a Sexta e Oitava avenidas era uma região praticamente rural. Mas, em 1899, o empresário Oscar Hammerstein abriu o Victoria Theater para exibir espetáculos de entretenimento popular. O teatro durou menos de duas décadas, mas a iniciativa de Hammerstein deu início a uma das regiões mais fervilhantes da cidade americana: a Broadway, tal qual ela é conhecida, possui, hoje, 41 teatros que apresentam o que há de melhor no mundo das artes, pelo menos até a pandemia chegar.

O teatro musical se beneficiou como poucos da mudança de cenário de Nova York. Repletos de espetáculos, exigiam cada vez mais a presença de compositores criativos e de intérpretes de talento. Gente como Irving Berlin, George Gershwin, Cole Porter e muitos outros, não apenas saciaram o desejo dos nova-iorquinos por diversão como também eternizaram temas que entraram para o cancioneiro americano - os chamados standards.

Sobre Sérgio Martins

Sérgio Martins é jornalista especializado em música. Passou pela redação do jornal Notícias Populares, pelas revistas BIZZ, Época e VEJA, e é um dos poucos jornalistas brasileiros a assinar uma matéria na revista Time - Beyond Bossa Nova, perfil do cantor e compositor Max de Castro, escrito em parceria com Christopher John Farley.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

Lifetime Movies: A História de Chris Porco resgata caso de filho que matou o pai e desfigurou a mãe

SexPrivé apresenta ‘ménage à trois ao vivo’ em feira virtual de negócios do mercado adulto