SÉRGIO MARTINS APRESENTA SÉRIE SOBRE BROADWAY NA RÁDIO CULTURA FM

Foto: Beatriz Girão






COM ESTREIA NESTE DOMINGO (8/8), NOS PASSOS DA BROADWAY TEM ROTEIRO E APRESENTAÇÃO DO JORNALISTA E CRÍTICO MUSICAL


A partir deste domingo (8/8), a Rádio Cultura FM estreia uma série que destaca como o teatro musical moldou a música americana. Com direção de Inez Medaglia e roteiro e apresentação de Sérgio MartinsNos Passos da Broadway vai ao ar às 14h, na 103,3 FM.

Em 13 episódiosNos Passos da Broadway visita a trajetória de artesãos do pop que marcam a história da Broadway. Como por exemplo, Irving Berlin, considerado o rosto da música americana - que estampa o primeiro episódio -, e Lin-Manuel Miranda, cujo espetáculo Hamilton introduziu definitivamente o hip hop na linguagem do teatro musical americano.

O jornalista e crítico musical Sérgio Martins conta a história dos musicais a partir da biografia de seus principais compositores e destaca como seu repertório assimilou todas as revoluções estilísticas do século XX - a entrada do jazz, do rock, do funk - e como as criações foram absorvidas pelos Estados Unidos e pelo resto do mundo. Para mostrar que as criações desses autores são atemporais, serão apresentadas novas versões de seus clássicos, cantadas pela alta patente do pop e do jazz, ao lado de gravações históricas.

Broadway e o Teatro Musical

Em meados do século XIX, a região de Nova York localizada entre as ruas 40 e 57 e a Sexta e Oitava avenidas era uma região praticamente rural. Mas, em 1899, o empresário Oscar Hammerstein abriu o Victoria Theater para exibir espetáculos de entretenimento popular. O teatro durou menos de duas décadas, mas a iniciativa de Hammerstein deu início a uma das regiões mais fervilhantes da cidade americana: a Broadway, tal qual ela é conhecida, possui, hoje, 41 teatros que apresentam o que há de melhor no mundo das artes, pelo menos até a pandemia chegar.

O teatro musical se beneficiou como poucos da mudança de cenário de Nova York. Repletos de espetáculos, exigiam cada vez mais a presença de compositores criativos e de intérpretes de talento. Gente como Irving Berlin, George Gershwin, Cole Porter e muitos outros, não apenas saciaram o desejo dos nova-iorquinos por diversão como também eternizaram temas que entraram para o cancioneiro americano - os chamados standards.

Sobre Sérgio Martins

Sérgio Martins é jornalista especializado em música. Passou pela redação do jornal Notícias Populares, pelas revistas BIZZ, Época e VEJA, e é um dos poucos jornalistas brasileiros a assinar uma matéria na revista Time - Beyond Bossa Nova, perfil do cantor e compositor Max de Castro, escrito em parceria com Christopher John Farley.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado