No centenário da Semana de Arte Moderna, GloboNews exibe documentário sobre as heranças do movimento


GloboNews

Em 'Os Novos Modernos', seis artistas relatam as influências do evento que marcou o país em suas obras

Cem anos depois da Semana de Arte que revolucionou o cenário cultural brasileiro, artistas e curadores discutem os reflexos e as ausências do movimento nos dias atuais em documentário original produzido pela GloboNews. Além de narrar a história do evento que marcou o início do modernismo no país, o especial 'Os Novos Modernos', que será exibido pelo canal no dia 13 de fevereiro, às 23h, joga luz nos processos artísticos que buscam pelo novo e pela inovação, sem deixar as heranças do passado de lado. E quem são os novos modernos? O documentário mostra seis artistas que se destacam por suas ideias e conceitos na cultura brasileira e possuem o mesmo espírito dos modernistas de 1922. São eles: Maxwell Alexandre, Panmela Castro, Jonathas de Andrade, Denilson Baniwa, Baco Exu do Blues e Sergio Vaz.   
 
"Os novos modernos são artistas contemporâneos, não necessariamente jovens, mas com o mesmo objetivo: criar algo revolucionário. Muitos saíram da periferia e têm se destacado dentro e fora do país.", explica Ledu Garcia, coordenador de documentários da GloboNews.   
 
A história da Semana de 22 é recontada pela ótica de familiares de artistas que marcaram época, como a sobrinha-neta da Tarsila do Amaral e o neto de Oswald de Andrade. A produção ouviu ainda especialistas e curadores de arte, como Lauro Cavalcanti, Marcia Camargos, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Marcelo Campos.   
 
A GloboNews exibe o documentário 'Os Novos Modernos' no dia 13 de fevereiro, às 23h.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

Pode preparar a pipoca!